Desbravadores do Universo

Desenvolvida por: Ana Ca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Eclipses e o Universo

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se transformarão em pequenos astronautas para explorar os mistérios do Universo, com um foco especial nos diferentes tipos de eclipses. A atividade começa com uma breve aula expositiva sobre os eclipses solares e lunares, utilizando vídeos e imagens para tornar o conteúdo mais acessível e interessante para os jovens estudantes. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar representações artísticas de um eclipse, seja ele solar ou lunar, usando materiais riscantes e papéis. O objetivo é que, através da expressão artística, os alunos possam compreender e representar as diversas fases dos eclipses, além de incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e a consciência ambiental. Ao final da atividade, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua obra aos colegas, explicando o tipo de eclipse representado e as fases observadas durante o processo criativo.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é fazer com que os alunos compreendam os conceitos básicos relacionados aos eclipses, tanto solares quanto lunares, e a importância desses fenômenos astronômicos. Também se busca incentivar a observação do céu, promovendo a curiosidade sobre o Universo e os corpos celestes. Além de aprofundar os conhecimentos científicos, a atividade visa desenvolver habilidades como trabalho em equipe e criatividade. Ao realizar a apresentação de suas obras, os alunos praticarão também habilidades de comunicação e expressão oral.

  • Compreender os conceitos básicos dos eclipses solares e lunares.
  • Estimular a observação do céu e a curiosidade sobre o Universo e seus fenômenos.
  • Promover a criatividade e o trabalho em equipe na realização de projetos artísticos.
  • Praticar habilidades de comunicação e expressão oral durante a apresentação dos projetos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI07: Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
  • EF03CI08: Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Conteúdo Programático

A abordagem pedagógica desta atividade propõe uma imersão no estudo dos eclipses, situando-os dentro da grande tapeçaria do conhecimento astronômico. A intersecção da arte com a ciência serve como um veículo para a exploração e compreensão desses fenômenos, estimulando a visão crítica e a capacidade de representação visual do aprendizado científico. Este conteúdo se insere dentro das discussões sobre os ciclos da natureza, a relação Terra-Sol-Lua e a observação do universo, fundamentais para a formação de conceitos sobre o Universo.

  • Diferentes tipos de eclipses: Solar e Lunar
  • Fases dos eclipses
  • Importância dos eclipses para a ciência astronômica
  • Observação do céu e identificação de corpos celestes
  • Arte e ciência: representações artísticas como forma de expressão e compreensão científica

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida mediante uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Através de uma abordagem hands-on, os estudantes serão incentivados a explorar, questionar e construir o conhecimento de forma colaborativa. A aula expositiva inicial serve como base teórica, mas o foco estará na etapa prática de criação artística e na subsequente apresentação dos trabalhos, favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades multidisciplinares.

  • Aula expositiva com recursos audiovisuais sobre eclipses
  • Trabalho em grupo para a criação das obras artísticas
  • Apresentação e explicação dos projetos por parte dos alunos
  • Promoção do debate e da reflexão coletiva sobre os trabalhos apresentados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horário de 2 horas. Na primeira aula, será conduzida a parte expositiva e se iniciará o trabalho prático em grupos. A segunda aula será destinada à finalização dos trabalhos artísticos e às apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução aos eclipses e início da criação dos projetos (60 minutos)
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos projetos artísticos (60 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação dos alunos durante toda a atividade, na qualidade e criatividade dos projetos artísticos apresentados e na capacidade de explicar e relacionar o projeto com os conceitos aprendidos sobre eclipses. Será dada especial atenção ao esforço de trabalhar em equipe, à originalidade na utilização de materiais recicláveis e à clareza durante a apresentação oral. Exemplos de critérios específicos incluem: coesão e colaboração no trabalho de grupo, compreensão e aplicação dos conceitos científicos na arte, habilidades de comunicação durante a apresentação, e inovação no uso de materiais artísticos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários alguns recursos, como acesso à internet para a exibição de vídeos informativos sobre eclipses, projetor ou televisão, materiais riscantes e papéis. Esses recursos permitirão que os alunos explorem a sua criatividade ao máximo, ao mesmo tempo que aprendem sobre os fascinantes fenômenos dos eclipses.

  • Vídeos informativos sobre eclipses
  • Projetor ou televisão para exibição dos vídeos
  • Tintas, pincéis, colas e tesouras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo