Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se transformarão em pequenos astronautas para explorar os mistérios do Universo, com um foco especial nos diferentes tipos de eclipses. A atividade começa com uma breve aula expositiva sobre os eclipses solares e lunares, utilizando vídeos e imagens para tornar o conteúdo mais acessível e interessante para os jovens estudantes. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar representações artísticas de um eclipse, seja ele solar ou lunar, usando materiais riscantes e papéis. O objetivo é que, através da expressão artística, os alunos possam compreender e representar as diversas fases dos eclipses, além de incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e a consciência ambiental. Ao final da atividade, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua obra aos colegas, explicando o tipo de eclipse representado e as fases observadas durante o processo criativo.
O intuito desta atividade é fazer com que os alunos compreendam os conceitos básicos relacionados aos eclipses, tanto solares quanto lunares, e a importância desses fenômenos astronômicos. Também se busca incentivar a observação do céu, promovendo a curiosidade sobre o Universo e os corpos celestes. Além de aprofundar os conhecimentos científicos, a atividade visa desenvolver habilidades como trabalho em equipe e criatividade. Ao realizar a apresentação de suas obras, os alunos praticarão também habilidades de comunicação e expressão oral.
A abordagem pedagógica desta atividade propõe uma imersão no estudo dos eclipses, situando-os dentro da grande tapeçaria do conhecimento astronômico. A intersecção da arte com a ciência serve como um veículo para a exploração e compreensão desses fenômenos, estimulando a visão crítica e a capacidade de representação visual do aprendizado científico. Este conteúdo se insere dentro das discussões sobre os ciclos da natureza, a relação Terra-Sol-Lua e a observação do universo, fundamentais para a formação de conceitos sobre o Universo.
Esta atividade será desenvolvida mediante uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Através de uma abordagem hands-on, os estudantes serão incentivados a explorar, questionar e construir o conhecimento de forma colaborativa. A aula expositiva inicial serve como base teórica, mas o foco estará na etapa prática de criação artística e na subsequente apresentação dos trabalhos, favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades multidisciplinares.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horário de 2 horas. Na primeira aula, será conduzida a parte expositiva e se iniciará o trabalho prático em grupos. A segunda aula será destinada à finalização dos trabalhos artísticos e às apresentações dos grupos.
A avaliação da atividade será baseada na participação dos alunos durante toda a atividade, na qualidade e criatividade dos projetos artísticos apresentados e na capacidade de explicar e relacionar o projeto com os conceitos aprendidos sobre eclipses. Será dada especial atenção ao esforço de trabalhar em equipe, à originalidade na utilização de materiais recicláveis e à clareza durante a apresentação oral. Exemplos de critérios específicos incluem: coesão e colaboração no trabalho de grupo, compreensão e aplicação dos conceitos científicos na arte, habilidades de comunicação durante a apresentação, e inovação no uso de materiais artísticos.
Para a realização desta atividade serão necessários alguns recursos, como acesso à internet para a exibição de vídeos informativos sobre eclipses, projetor ou televisão, materiais riscantes e papéis. Esses recursos permitirão que os alunos explorem a sua criatividade ao máximo, ao mesmo tempo que aprendem sobre os fascinantes fenômenos dos eclipses.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula