Desvendando o Sistema Solar com Jogos

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: O Sistema Solar

Esta atividade pedagógica prática, intitulada 'Desvendando o Sistema Solar com Jogos', é idealizada para engajar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de forma lúdica na exploração do sistema solar. Através de uma metodologia ativa, que inclui Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão divididos em equipes e participarão de um torneio educativo. Este torneio será composto por estações de aprendizado que utilizam jogos de tabuleiro e digitais para desvendar os mistérios dos corpos celestes, suas características distintas e a visibilidade desses no céu em diferentes períodos. Superar cada estação permitirá às equipes avançar para o próximo nível, incentivando a cooperação, o raciocínio rápido e a absorção do conteúdo de forma divertida. O objetivo é fazer com que o aprendizado sobre o sistema solar se torne uma aventura estimulante, promovendo o conhecimento através da descoberta ativa e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular o entusiasmo e a curiosidade dos alunos sobre o sistema solar, utilizando jogos como ferramenta pedagógica principal. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos possam identificar os principais corpos celestes do sistema solar, suas características, e compreender a mecânica de movimentação celeste, incluindo as razões pelas quais alguns astros são visíveis no céu em determinados períodos do dia ou da noite. Além disso, visa-se fomentar habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e capacidade de resolver problemas de forma criativa e eficaz.

  • Identificar e caracterizar os principais corpos celestes do sistema solar
  • Compreender a visibilidade dos astros no céu em diferentes períodos
  • Desenvolver capacidades de trabalho em equipe e cooperação
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas
  • Incentivar o aprendizado ativo através da ludicidade e interatividade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI08: Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será estruturado em torno do sistema solar, abrangendo os corpos celestes como planetas, estrelas, incluindo o Sol, e satélites naturais, como a Lua. Os alunos serão introduzidos à visibilidade destes corpos no céu em diferentes momentos, explorando conceitos como revolução, rotação, órbitas e fases da Lua. A utilização de métodos ativos de aprendizagem facilitará a assimilação desses conceitos fundamentais de maneira mais efetiva e significativa.

  • Introdução ao Sistema Solar
  • Características dos principais corpos celestes
  • Movimentação celestial: rotação e revolução
  • Visibilidade dos astros no céu em diferentes períodos
  • Órbitas e fases da Lua

Metodologia

A metodologia proposta utiliza a Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos iniciarão a atividade com uma breve introdução teórica ao tema, seguida pela participação ativa em jogos de tabuleiro e digitais que simulam situações e desafios relacionados ao sistema solar. As equipes, ao passarem por cada estação de aprendizado, terão que empregar raciocínio crítico e colaboração para avançar. Esta abordagem promove uma experiência de aprendizado dinâmica, interativa e profundamente engajadora.

  • Introdução teórica ao tema
  • Distribuição em equipes e explicação das regras do jogo
  • Participação nas estações de jogos de tabuleiro e digitais
  • Aplicação de conhecimento em desafios práticos
  • Revisão e reflexão sobre o aprendizado após a atividade

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução ao tema e início do torneio com as primeiras estações de jogos. Na segunda aula, as equipes continuarão o percurso pelas estações restantes, culminando na finalização do torneio e na revisão dos aprendizados de forma colaborativa.

  • Aula 1: Introdução ao Sistema Solar e início do torneio educativo
  • Aula 2: Continuação e conclusão do torneio e revisão dos aprendizados

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada no desempenho das equipes ao longo do torneio, considerando não apenas a acurácia das respostas fornecidas, mas também a capacidade de trabalho em equipe e resolução de problemas. Elementos como participação, engajamento nas atividades e reflexão sobre o aprendizado serão valorizados. Feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos, com o objetivo de reconhecer os esforços e guiar os alunos na construção de um conhecimento sólido sobre o tema explorado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluirão jogos de tabuleiro e digitais específicos sobre o sistema solar, materiais para registro de observações e respostas, além de acessórios para a organização das estações de aprendizado. Recursos digitais, como aplicativos e sites educacionais, também serão utilizados para enriquecer a experiência de aprendizado e proporcionar uma abordagem multidimensional sobre o tema.

  • Jogos de tabuleiro e digitais sobre o sistema solar
  • Materiais para registro de observações e anotações
  • Acessórios para organização das estações
  • Recursos digitais, como aplicativos e sites educacionais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo