Detetives da Natureza

Desenvolvida por: Murilo… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Exploração do ambiente e biodiversidade

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se tornarão pequenos cientistas por um dia, embarcando em uma emocionante jornada de exploração pelo ambiente escolar. Equipados com lupas e cadernetas, eles terão a oportunidade de observar minuciosamente diferentes tipos de plantas e pequenos animais, distinguindo entre seres vivos e não vivos. Através dessa investigação, também aprenderão a identificar animais vertebrados e invertebrados, observando suas características e comportamentos. Após a fase de exploração, os estudantes se reunirão em grupos para compartilhar suas descobertas, culminando em uma rica roda de debate. Este debate se focará na importância da biodiversidade e nas adaptações dos seres vivos ao meio em que vivem, promovendo uma profunda reflexão sobre a interdependência entre os seres vivos e o ambiente. A atividade visa não só engrandecer o conhecimento dos alunos sobre a biodiversidade local, mas também fomentar habilidades de observação, pesquisa, e comunicação, além de estimular o respeito e a conscientização ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participarem dos 'Detetives da Natureza', os alunos desenvolverão competências essenciais relacionadas ao conhecimento científico sobre a biodiversidade e ecossistemas locais. Eles aprenderão a observar cuidadosamente e a documentar as características dos seres vivos e não vivos, aprimorando suas habilidades de classificação e diferenciação entre animais vertebrados e invertebrados. Além disso, a atividade promoverá habilidades de pensamento crítico e reflexão sobre a importância da preservação ambiental, estimulando a consciência sobre a biodiversidade como um valor fundamental para a sustentabilidade da vida na Terra. Por meio da observação direta e da interação colaborativa para o compartilhamento de descobertas, os alunos também desenvolverão competências sociais importantes, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e respeito pelas ideias alheias.

  • Observar e registrar a diversidade de plantas e pequenos animais no ambiente escolar.
  • Distinguir entre seres vivos e não vivos.
  • Classificar animais como vertebrados ou invertebrados.
  • Compreender a importância da biodiversidade e as adaptações dos seres ao seu ambiente.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, observação e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF03CI03) Classificar animais quanto à presença de esqueleto e tipo de esqueleto (endoesqueleto, exoesqueleto e ausência de esqueleto).
  • (EF03CI04) Identificar relações entre diferentes seres vivos e entre eles e o ambiente em que vivem.

Conteúdo Programático

Esta atividade engloba o estudo da biodiversidade, incentivando os alunos a compreenderem as relações complexas entre seres vivos e não vivos e seu entorno, fomentando uma consciência ambiental crítica. Abrange conceitos de biologia ao estudar características de animais vertebrados e invertebrados, além de fomentar o reconhecimento da biodiversidade local. Além disso, promove o uso de métodos científicos de observação e documentação, elementos fundamentais no processo de aprendizagem científica.

  • Observação da biodiversidade no ambiente escolar.
  • Classificação de seres vivos e não vivos.
  • Identificação e classificação de vertebrados e invertebrados.
  • Discussão sobre a importância da biodiversidade e preservação ambiental.

Metodologia

A metodologia ativa é central nesta atividade, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. A exploração direta do ambiente, guiada por curiosidade e observação cuidadosa, permite aos alunos construir seu conhecimento de maneira significativa. A roda de debate posterior à exploração fomenta o compartilhamento e a reflexão coletiva sobre as descobertas, valorizando a comunicação e o raciocínio crítico. Essa abordagem, combinada com a aprendizagem baseada em jogos durante a exploração, engaja os alunos de forma lúdica e eficaz.

  • Exploração do ambiente escolar.
  • Observação e registro com auxílio de lupas e cadernetas.
  • Identificação e classificação de características dos seres vivos.
  • Roda de debate sobre as descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, dividida em 30 minutos para a exploração e observação no ambiente ao ar livre (ou no ambiente disponível na escola), seguida de 30 minutos para compartilhamento das descobertas na sala de aula, culminando na roda de debate.

  • Aula 1: Exploração do ambiente e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando a participação ativa, a capacidade de observação e registro das descobertas de maneira detalhada, assim como a contribuição para o debate em grupo. Será dada ênfase à aplicação do conhecimento adquirido, através da correta classificação dos seres vivos observados e da articulação sobre a importância da biodiversidade e conservação ambiental. Exemplos de participações efetivas e registro adequado nas cadernetas servirão como referência para avaliar o engajamento e aprendizado dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem lupas e cadernetas para cada aluno ou grupo de alunos, para facilitar a observação detalhada e o registro das observações. Materiais para a organização da roda de debate, como papel craft ou quadro branco para anotações coletivas, também são essenciais para apoiar a discussão e o compartilhamento de informações.

  • Lupas
  • Cadernetas ou cadernos para registro
  • Papel craft ou quadro branco
  • Canetas e marcadores

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