A atividade 'Expedição ao Solo' é desenhada para transformar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em pequenos geólogos através de uma exploração prática ao redor da escola. Nesta expedição científica, os estudantes terão a oportunidade de coletar diferentes amostras de solo, utilizando lupas para observar em detalhes características como cor, textura e tamanho das partículas. De volta à sala de aula, as amostras coletadas serão comparadas, permitindo a discussão sobre a diversidade do solo e os fatores que influenciam suas características. Será abordada a relevância do solo nos diferentes biomas brasileiros e seu impacto na cultura e agricultura de cada região. A atividade também destacará as práticas de manejo sustentável do solo por comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, valorizando seu conhecimento ancestral e importância na conservação ambiental.
Esta atividade tem como objetivo proporcionar um conhecimento prático sobre as características do solo e a importância da sua diversidade para os diferentes ecossistemas e para a vida humana. Pretende-se despertar nos alunos a curiosidade científica e o respeito pela natureza a partir da exploração direta do ambiente que os rodeia, além de promover a habilidade de observação e comparação científica. A discussão sobre o manejo sustentável do solo visa introduzir conceitos de ecologia, sustentabilidade e respeito às culturas tradicionais, desenvolvendo a consciência ambiental desde cedo.
O programa da atividade abrange desde a coleta e observação de amostras de solo, passando pela análise de suas características físicas e químicas, até a discussão sobre a importância estratégica do solo para os biomas e a sociedade. Vinculando aspectos teóricos e práticos da ciência geológica, a atividade propõe uma reflexão sobre os impactos das atividades humanas no solo e a importância das práticas de manejo sustentável.
Adotaremos uma abordagem ativa de aprendizagem, intercalando metodologias como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Essa combinação permitirá que os alunos tenham uma experiência prática ao ar livre, seguida por discussões em sala, análise e comparação das amostras coletadas, e pesquisa sobre práticas sustentáveis de manejo do solo, fomentando o pensamento crítico e a colaboração.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, iniciando com uma breve introdução teórica seguida pela exploração ao ar livre para coleta de amostras. Após o retorno, os alunos trabalharão na observação e na discussão das amostras coletadas. Haverá um momento dedicado à pesquisa e ao debate sobre práticas sustentáveis de manejo do solo.
A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade. Será observado o envolvimento na coleta de amostras, a habilidade de observação e descrição das amostras coletadas, bem como a participação na roda de debates e no desenvolvimento do projeto de pesquisa sobre práticas sustentáveis de manejo do solo. A capacidade de trabalhar em equipe, respeitar opiniões diversas e apresentar conclusões baseadas na análise das amostras também serão critérios avaliados.
Para a realização desta atividade, utilizaremos lupas, kits de coleta de solo (que incluem espátulas, recipientes para amostras e etiquetas para identificação), notebooks ou tablets para pesquisa e apresentação dos projetos, além de materiais de apoio impressos sobre biomas brasileiros e manejo sustentável do solo.
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