Exploradores da Natureza: Uma Viagem pela Fotossíntese

Desenvolvida por: Kátia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Processo da Fotossíntese

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental transformar-se-ão em pequenos cientistas para investigar o maravilhoso processo da fotossíntese. Através de um experimento simples, mas revelador, utilizando apenas folhas, água, luz solar e bicarbonato de sódio, eles poderão observar a liberação de oxigênio pelas plantas, um fenômeno fundamental para a vida na Terra. Posteriormente, organizaremos a classe em grupos para uma roda de debate, onde discutirão suas observações e refletirão sobre a importância das árvores e das plantas no equilíbrio dos ecossistemas. Este momento será crucial para desenvolver suas habilidades de argumentação e oratória. Como continuidade da aprendizagem e para integrar outras áreas do conhecimento, os alunos serão incentivados a escrever um pequeno texto descritivo sobre o experimento realizado e a importância das árvores, trabalhando assim as competências linguísticas e matemáticas, através do registro e medição dos ingredientes utilizados no experimento.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão prática e profunda sobre um dos processos biológicos mais importantes para a vida na Terra, a fotossíntese. Além disso, visa desenvolver habilidades de observação científica, raciocínio lógico, argumentação, escrita e análise crítica sobre questões ambientais. Os alunos aprenderão como as plantas produzem seu próprio alimento e a importância desse processo para o equilíbrio dos ecossistemas. Através da experimentação e debate, eles serão capazes de articular suas observações de forma clara, desenvolver o espírito crítico e a consciência ambiental, bem como praticar a escrita acadêmica e o cálculo matemático de forma integrada aos conteúdos de ciências.

  • Compreender o processo da fotossíntese e sua importância para os seres vivos
  • Desenvolver habilidades de observação e experimentação científica
  • Praticar a argumentação e a capacidade de debater temas científicos e ambientais
  • Integrar conhecimentos de ciências, matemática e língua portuguesa
  • Estimular a consciência ambiental e a valorização das plantas no equilíbrio dos ecossistemas

Conteúdo Programático

A proposta desta atividade é oferecer aos alunos uma experiência de aprendizado multidisciplinar que aborda conceitos fundamentais da ciência, a prática da expressão escrita e habilidades matemáticas. O foco estará no processo da fotossíntese, um tema essencial para o entendimento das funções vitais das plantas e sua importância para a vida na Terra. Além disso, será incentivado o desenvolvimento da habilidade de debater e argumentar sobre questões ambientais, promovendo assim uma consciência crítica sobre a conservação da natureza. Tudo isso será feito através de uma metodologia ativa, que coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem.

  • Introdução ao processo da fotossíntese
  • A importância das plantas e árvores para os ecossistemas
  • Debate sobre questões ambientais e o papel da fotossíntese
  • Integração de conhecimentos e habilidades de ciências, matemática e língua portuguesa

Metodologia

A metodologia desta atividade será baseada em práticas de ensino ativo, promovendo a participação efetiva dos alunos em cada etapa do processo de aprendizagem. Iniciará com uma atividade prática mão-na-massa, onde os alunos realizarão um experimento para observar a fotossíntese. Seguirá com uma roda de debate, estimulando a discussão e a troca de ideias. Por fim, os alunos elaborarão textos descritivos, integrando conhecimentos adquiridos com habilidades de escrita e cálculo. Essa abordagem promove não apenas o conhecimento científico, mas também habilidades de comunicação, argumentação e análise crítica.

  • Atividade mão-na-massa para observação da fotossíntese
  • Discussão em grupo e roda de debate sobre a importância das árvores
  • Elaboração de texto descritivo integrando ciências, matemática e língua portuguesa
  • Aprendizagem Baseada em Projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 50 minutos cada, totalizando 3 horas de duração. Na primeira aula, será introduzido o conceito de fotossíntese e realizada a atividade prática. Na segunda, ocorrerá a roda de debate e a discussão das observações feitas no experimento. Na última aula, os alunos dedicarão tempo para a elaboração do texto descritivo, integrando os conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Introdução e realização do experimento da fotossíntese
  • Aula 2: Roda de debate e discussão das observações
  • Aula 3: Elaboração de texto descritivo sobre experimento e reflexão sobre a importância das árvores

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focada no processo de aprendizagem dos alunos, sua participação ativa, qualidade das observações e argumentações durante o debate e a capacidade de integrar e expressar os conhecimentos adquiridos por meio da escrita. Será considerada a organização das ideias, uso correto da linguagem, clareza na argumentação, e precisão nos cálculos e medidas utilizados no experimento. Exemplos de participação e contribuições significativas para o debate, assim como a criatividade e a coerência no texto descritivo, serão elementos essenciais para uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, serão necessários materiais simples e de fácil acesso. O experimento para observar a fotossíntese requer folhas verdes, bicarbonato de sódio, água, recipientes transparentes e luz solar. A roda de debate e a elaboração do texto exigirão apenas papel, canetas e o espaço apropriado para conduzir essas atividades. Esses recursos promovem uma aprendizagem prática e significativa, permitindo que os alunos vivenciem o processo científico e desenvolvam suas habilidades comunicativas e analíticas de forma integrada.

  • Folhas verdes
  • Bicarbonato de sódio
  • Água
  • Recipientes transparentes
  • Luz solar
  • Papel e canetas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo