Exploradores da Terra

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Geografia e Ciências

Nesta atividade, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental se tornarão exploradores da Terra, embarcando em uma aventura prática ao ar livre. Será promovida uma saída de campo em um espaço natural próximo, onde os alunos terão a oportunidade de observar, explorar e coletar amostras de terra, folhas, pedras e outros elementos naturais. Esta experiência diretamente no campo permite aos alunos a aplicação prática de conceitos científicos e geográficos, como o estudo das características do solo, sua cor, textura, e outros aspectos físicos. Após essa imersão direta na natureza, os alunos retornarão à sala de aula equipados com suas amostras coletadas para investigar e classificar cada elemento segundo suas características, empregando a metodologia mão-na-massa. Esta atividade tem como objetivo proporcionar uma aprendizagem significativa, conectando o conteúdo teórico acerca do formato esférico da Terra e a diversidade de seu solo, com a vivência e observação prática dos estudantes, fomentando assim o reconhecimento de sua realidade em um contexto global.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é complementar os conhecimentos teóricos dos alunos sobre a Terra e sua diversidade natural de uma forma prática e significativa. Além de reconhecerem o formato esférico do nosso planeta e a rica variedade encontrada no solo, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de observação, coleta, classificação e análise de dados. Este processo de aprendizagem mão-na-massa visa aprimorar o raciocínio crítico, a capacidade de fazer observações científicas e a habilidade de classificar objetos com base em suas características. Também se pretende incentivar o respeito pelo meio ambiente e a conscientização sobre a importância de preservá-lo.

  • Compreender o formato esférico da Terra e a diversidade de elementos naturais presentes em seu solo.
  • Desenvolver habilidades de observação e classificação de materiais naturais de acordo com características específicas.
  • Estimular a capacidade de trabalhar em equipe durante a coleta e análise das amostras.
  • Promover a conscientização ambiental e a importância da conservação dos ecossistemas naturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI07: Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
  • EF03CI09: Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.
  • EF03CI10: Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade envolve o estudo do meio ambiente, especificamente o estudo do solo e seus componentes. Os alunos aprenderão sobre as características físicas da Terra, incluindo seu formato e composição. Além disso, investigarão as propriedades do solo, como textura, cor e permeabilidade, por meio de observações diretas e experimentação prática. A atividade busca conectar os alunos com seu entorno, aumentando sua percepção sobre a importância do solo na vida cotidiana, na produção de alimentos e na manutenção de ecossistemas saudáveis.

  • Estudo do solo e suas características
  • Experimentação prática com amostras de solo
  • Classificação de materiais naturais
  • Conscientização sobre conservação ambiental

Metodologia

Esta atividade prática baseia-se nas metodologias ativas de 'Saída de Campo' e 'Mão-na-massa', permitindo aos alunos aprender fazendo. Inicialmente, os estudantes explorarão um ambiente natural para coletar amostras de terra e outros elementos. Essa experiência direta no campo é essencial para que os alunos façam observações e análises reais. Após a coleta, em sala de aula, a metodologia mão-na-massa será aplicada na classificação e análise dessas amostras. Esse processo enfatiza a participação ativa do estudante, trabalhando tanto individualmente quanto em grupo, promovendo a interação e a colaboração entre os alunos.

  • Saída de campo para coleta de amostras
  • Classificação e análise das amostras em sala
  • Atividades em grupo para discussão das observações
  • Utilização de ferramentas de pesquisa para identificar amostras

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão da saída de campo para a coleta de amostras. A segunda aula será destinada à classificação e análise dos materiais coletados, bem como a discussão de suas observações e resultados.

  • Aula 1: Saída de campo para coleta de amostras.
  • Aula 2: Classificação e análise das amostras em sala.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação e engajamento dos alunos durante a saída de campo e nas atividades em sala de aula. Será avaliado como os alunos aplicam as técnicas de coleta e classificação das amostras, além de sua capacidade de trabalhar em equipe e contribuir para a discussão das descobertas. O professor observará o processo de aprendizagem dos alunos, considerando sua capacidade de identificar características específicas do solo e explicar sua importância para a Terra e a humanidade. A avaliação também levará em conta o desenvolvimento de conscientização ambiental e respeito pela natureza.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão necessários materiais simples e de fácil acesso. Itens como lupas, sacos plásticos para a coleta de amostras, etiquetas para identificação, cadernos de campo para anotações e câmeras ou smartphones para registrar as descobertas serão essenciais. Em sala, serão usadas bandejas ou pratos para a análise das amostras, além de microscópios ou lupas de bancada, caso disponíveis, para uma observação detalhada. Materiais de pesquisa impressos e digitais ajudarão na classificação e identificação das amostras coletadas.

  • Lupas e microscópios
  • Sacos plásticos e etiquetas
  • Cadernos de campo e canetas
  • Bandejas ou pratos para análise
  • Materiais de pesquisa impressos e digitais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo