Exploradores do Quintal

Desenvolvida por: Sirléi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Mudanças sazonais nos animais do quintal escolar

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos em uma expedição ao quintal da escola para explorar e documentar as alterações que ocorrem com os animais encontrados neste espaço. Usando binóculos e lupas, eles observarão diferentes espécies, como insetos, aves e pequenos mamíferos, identificando características e mudanças sazonais. Os alunos irão registrar suas descobertas em cadernos de campo, promovendo a observação direta da natureza e incentivando uma conexão mais forte com o meio ambiente local. Esta atividade irá desenvolver não apenas habilidades de identificação e documentação, mas também estimular o pensamento crítico sobre os ciclos da vida e as adaptações dos animais às mudanças do ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é incentivar a observação direta e o registro de fenômenos naturais do cotidiano, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação científica e compreensão sobre ciclos de vida e mudanças sazonais em diferentes espécies.

  • Observar mudanças em animais de acordo com as estações do ano.
  • Registrar de forma sistemática as características dos animais locais.
  • Desenvolver habilidades de documentação e comunicação visual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI05: Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
  • EF03CI07: Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
  • EF03CI08: Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade enfoca principalmente as mudanças sazonais em seres vivos, a relação dos animais com o ambiente e a sistematização das observações científicas. Através da atividade, os alunos terão a oportunidade de se tornar exploradores e cientistas, refinando suas habilidades de observação e registro em campo.

  • Mudanças sazonais em animais.
  • Técnicas de observação científica.
  • Documentação em cadernos de campo.

Metodologia

A metodologia proposta envolve aprendizagem prática através de uma expedição de campo no quintal da escola. Utilizando ferramentas como binóculos e lupas, os alunos mergulharão em uma investigação direta do ambiente, sendo estimulados a questionar, explorar e documentar suas descobertas de forma colaborativa e sistemática.

  • Exploração prática no quintal da escola.
  • Uso de ferramentas de observação (binóculos e lupas).
  • Documentação colaborativa em cadernos de campo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para encaixar-se dentro do limite de duas horas, organizadas em duas aulas. Durante esse tempo, os alunos terão a oportunidade de observar, explorar e discutir suas descobertas, permitindo uma experiência de aprendizado rica e estruturada.

  • Aula 1: Introdução e preparação para a expedição – 50 minutos.
  • Aula 2: Observação no campo e documentação – 60 minutos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos, na qualidade dos registros em seus cadernos de campo e em suas habilidades de comunicação durante as discussões em sala de aula. Exemplos de critérios de avaliação incluem a atenção aos detalhes nas anotações, a compreensão das mudanças observadas nos animais e a capacidade de articular suas descobertas para o grupo. A autoavaliação e a avaliação entre pares serão incentivadas para desenvolver a reflexão crítica e a empatia científica.

Materiais e ferramentas:

Os materiais selecionados são essenciais para facilitar a observação e o registro preciso durante a atividade, promovendo um ambiente educacional interativo e dinamicamente envolvente.

  • Binóculos para observação à distância.
  • Lupas para detalhes minuciosos.
  • Cadernos e lápis para documentação.

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