Exploradores do Universo

Desenvolvida por: Marco … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Astronomia

Nesta atividade pedagógica voltada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, assumirão o papel de pequenos astrônomos com o objetivo de explorar e aprofundar seus conhecimentos sobre diferentes corpos celestes, como planetas, estrelas e a Lua. Inicialmente, será realizada uma breve discussão sobre os corpos celestes para instigar a curiosidade e o interesse dos alunos. Após essa conversa inicial, os estudantes selecionarão um corpo celeste de sua escolha para realizar uma pesquisa detalhada, empregando materiais como livros didáticos e acesso seguro à internet, sob a supervisão do professor para garantir uma navegação segura e produtiva. As informações-chave a serem pesquisadas incluem tamanho, cor, temperatura e outras curiosidades relevantes sobre o objeto celestial selecionado. Posteriormente, com base nas informações coletadas, cada aluno criará um desenho representativo do corpo celeste escolhido em uma folha de papel grande. Eles serão incentivados a incluir as informações pesquisadas de maneira criativa ao redor do desenho, utilizando cores, texturas e qualquer outro recurso gráfico que considerarem apropriado. Para finalizar a atividade, os alunos apresentarão suas obras à classe, compartilhando as descobertas e curiosidades encontradas durante a pesquisa. Esta apresentação proporcionará um rico intercâmbio de conhecimentos entre os alunos, ampliando o aprendizado coletivo sobre o tema da astronomia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é despertar o interesse dos alunos pelo estudo da Astronomia, promovendo uma compreensão mais profunda sobre os corpos celestes e os fenômenos associados, como as características da Terra, a diversidade dos planetas do sistema solar, as estrelas e a Lua. Através da pesquisa individual e da expressão artística, os alunos desenvolverão habilidades de investigação, análise crítica e criatividade. Além disso, a apresentação final estimula as habilidades de comunicação e o compartilhamento de conhecimentos, essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes.

  • Desenvolver uma compreensão básica sobre os corpos celestes.
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela Astronomia.
  • Fomentar habilidades de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Promover a criatividade na representação e comunicação de conhecimentos.
  • Incentivar a colaboração e o compartilhamento de descobertas entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI07: Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
  • EF03CI08: Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Conteúdo Programático

Esta atividade se insere no contexto do ensino de Ciências da Natureza, focando especificamente em conceitos básicos de Astronomia. Aborda-se o reconhecimento das características fundamentais dos corpos celestes, o estudo da Terra no contexto espacial, além de incentivar a observação do céu. Tal abordagem não apenas alinha-se aos objetivos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC, mas também estimula a curiosidade científica e a capacidade de observação dos estudantes.

  • Introdução aos corpos celestes: planetas, estrelas e a Lua.
  • Características da Terra e reconhecimento de sua forma esférica.
  • Observação do céu: identificação de corpos celestes visíveis.
  • Pesquisa e representação criativa de informações.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade baseia-se na Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os alunos assumam um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Através da pesquisa independente, criação artística e apresentação, os estudantes serão encorajados a investigar, questionar e compartilhar conhecimentos de forma colaborativa. Tal abordagem fomenta não apenas a aquisição de conhecimentos específicos da área de Ciências da Natureza, mas também o desenvolvimento de habilidades de vida cruciais, como comunicação eficaz, pensamento crítico e criatividade.

  • Discussão inicial para introdução ao tema e estímulo da curiosidade.
  • Pesquisa individual com uso de diferentes materiais e fontes.
  • Criação de desenhos representativos com informações pesquisadas.
  • Apresentação das criações e compartilhamento de conhecimentos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizar-se-á a discussão inicial sobre os corpos celestes e a seleção dos temas da pesquisa. Na segunda aula, os alunos concluirão seus desenhos e farão as apresentações finais, compartilhando suas descobertas com a turma.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da pesquisa.
  • Aula 2: Conclusão dos desenhos e apresentações finais.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa, na qualidade e na profundidade da pesquisa realizada pelos estudantes, no esforço criativo empregado na realização dos desenhos e na capacidade de comunicação evidenciada durante as apresentações finais. Será valorizada a demonstração de um entendimento claro do corpo celeste escolhido, além da habilidade de compartilhar as informações de maneira clara e interessante. A avaliação será formativa, visando oferecer feedback construtivo para estimular o contínuo desenvolvimento dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução da atividade incluem acesso a livros didáticos e a uma internet segura para pesquisa, papel grande para os desenhos, lápis de cor, canetinhas e demais materiais de desenho. A disponibilidade de recursos visuais, como mapas celestes e imagens de alta qualidade dos corpos celestes, poderá enriquecer a experiência de aprendizagem, fornecendo referências visuais que ajudam na compreensão dos conteúdos.

  • Livros didáticos e acesso seguro à internet.
  • Papel grande para desenhos.
  • Lápis de cor e canetinhas.
  • Mapas celestes e imagens de corpos celestes (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo