Exploradores do Universo

Desenvolvida por: Vander… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Astronomia

A atividade 'Exploradores do Universo' é uma proposta interativa e educativa que busca despertar nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental o interesse pela observação do céu e seus elementos. Através de observações realizadas nos períodos diurno e noturno, os estudantes terão a oportunidade de registrar e analisar o céu, mapeando elementos como o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas visíveis. Formando pequenos grupos em sala de aula, compartilharão suas observações, promovendo um rico debate sobre os padrões identificados no céu em diferentes momentos. O uso de mapas estelares, digitais ou impressos, auxiliará na identificação de elementos celestes comuns, enriquecendo a discussão e o aprendizado. A culminância do projeto se dará com a criação de um mural colaborativo, que ilustrará as descobertas dos grupos sobre o céu diurno e noturno, consolidando os conhecimentos adquiridos e promovendo a arte e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular nos alunos a curiosidade e o interesse pela ciência astronômica, promovendo a observação ativa e o registro do céu nas suas diversas manifestações. Almeja-se que os alunos desenvolvam habilidades de observação, registro e análise crítica, permitindo a compreensão de conceitos fundamentais sobre o universo e a identificação de elementos celestes. Espera-se também, que através do trabalho colaborativo e da criação artística, os alunos possam expressar suas descobertas e compreensões sobre o céu, fortalecendo habilidades sociais e criativas.

  • Despertar interesse e curiosidade sobre a ciência astronômica
  • Desenvolver habilidades de observação e registro do ambiente
  • Promover análise crítica e identificação de padrões no céu
  • Familiarizar os alunos com elementos e conceitos fundamentais da astronomia
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a expressão criativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI07: Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
  • EF03CI08: Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
  • EF03CI09: Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Exploradores do Universo' abrange conceitos e práticas fundamentais para a compreensão do universo, incluindo a observação do céu, identificação dos corpos celestes e a análise das suas características e padrões. Tais práticas estimulam o pensamento crítico, a curiosidade científica e a capacidade analítica, preparando os alunos para conceitos mais complexos da ciência astronômica e integrando conhecimentos de diferentes áreas do saber.

  • Observação do céu diurno e noturno
  • Registro de elementos visíveis no céu
  • Debate sobre padrões observados
  • Identificação de corpos celestes com mapas estelares
  • Criação de mural colaborativo

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos realizarão observações prévias do céu como tarefa de casa. Em sala, em grupos, compartilharão suas observações, fomentando discussões produtivas. O papel do professor será de mediador, orientando a identificação de corpos celestes com mapas estelares e auxiliando no processo criativo para a construção do mural. Esta abordagem promove autoria, colaboração e aplicação prática do conhecimento.

  • Observação e registro individual do céu
  • Compartilhamento de registros em grupo
  • Discussão guiada com base em mapas estelares
  • Criação colaborativa de mural

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão suas observações e iniciarão a análise dos registros. Na segunda aula, identificarão os corpos celestes e concluirão a criação do mural.

  • Aula 1: Compartilhamento e análise de observações
  • Aula 2: Identificação de corpos celestes e criação do mural

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos nas etapas de observação, registro, discussão e criação. Será valorizado o empenho individual e a contribuição para o trabalho em grupo. Os registros individuais, o engajamento nas discussões e a participação na criação do mural servirão como indicativos do envolvimento e do aprendizado dos alunos. A avaliação buscará, ainda, refletir sobre o desenvolvimento de habilidades sociais, criativas e cognitivas, visando um feedback construtivo e motivacional.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, incluindo papel, lápis, canetas coloridas para os registros individuais e criação do mural. Mapas estelares digitais ou impressos serão essenciais para a identificação dos corpos celestes. A disponibilidade de um ambiente digital para compartilhamento das observações pode enriquecer a experiência.

  • Papel e material para desenho
  • Mapas estelares digitais ou impressos
  • Ambiente digital para compartilhamento (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo