A atividade 'Exploradores do Universo' é uma proposta interativa e educativa que busca despertar nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental o interesse pela observação do céu e seus elementos. Através de observações realizadas nos períodos diurno e noturno, os estudantes terão a oportunidade de registrar e analisar o céu, mapeando elementos como o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas visíveis. Formando pequenos grupos em sala de aula, compartilharão suas observações, promovendo um rico debate sobre os padrões identificados no céu em diferentes momentos. O uso de mapas estelares, digitais ou impressos, auxiliará na identificação de elementos celestes comuns, enriquecendo a discussão e o aprendizado. A culminância do projeto se dará com a criação de um mural colaborativo, que ilustrará as descobertas dos grupos sobre o céu diurno e noturno, consolidando os conhecimentos adquiridos e promovendo a arte e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem.
O principal objetivo desta atividade é estimular nos alunos a curiosidade e o interesse pela ciência astronômica, promovendo a observação ativa e o registro do céu nas suas diversas manifestações. Almeja-se que os alunos desenvolvam habilidades de observação, registro e análise crítica, permitindo a compreensão de conceitos fundamentais sobre o universo e a identificação de elementos celestes. Espera-se também, que através do trabalho colaborativo e da criação artística, os alunos possam expressar suas descobertas e compreensões sobre o céu, fortalecendo habilidades sociais e criativas.
O conteúdo programático da atividade 'Exploradores do Universo' abrange conceitos e práticas fundamentais para a compreensão do universo, incluindo a observação do céu, identificação dos corpos celestes e a análise das suas características e padrões. Tais práticas estimulam o pensamento crítico, a curiosidade científica e a capacidade analítica, preparando os alunos para conceitos mais complexos da ciência astronômica e integrando conhecimentos de diferentes áreas do saber.
Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos realizarão observações prévias do céu como tarefa de casa. Em sala, em grupos, compartilharão suas observações, fomentando discussões produtivas. O papel do professor será de mediador, orientando a identificação de corpos celestes com mapas estelares e auxiliando no processo criativo para a construção do mural. Esta abordagem promove autoria, colaboração e aplicação prática do conhecimento.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão suas observações e iniciarão a análise dos registros. Na segunda aula, identificarão os corpos celestes e concluirão a criação do mural.
A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos nas etapas de observação, registro, discussão e criação. Será valorizado o empenho individual e a contribuição para o trabalho em grupo. Os registros individuais, o engajamento nas discussões e a participação na criação do mural servirão como indicativos do envolvimento e do aprendizado dos alunos. A avaliação buscará, ainda, refletir sobre o desenvolvimento de habilidades sociais, criativas e cognitivas, visando um feedback construtivo e motivacional.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, incluindo papel, lápis, canetas coloridas para os registros individuais e criação do mural. Mapas estelares digitais ou impressos serão essenciais para a identificação dos corpos celestes. A disponibilidade de um ambiente digital para compartilhamento das observações pode enriquecer a experiência.
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