Festa dos Animais

Desenvolvida por: Célia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Dieta Animal

Na atividade 'Festa dos Animais', os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental serão subdivididos em grupos, cada um focado no estudo de um tipo específico de dieta animal - carnívoros, herbívoros ou onívoros. Esta abordagem visa proporcionar uma compreensão mais aprofundada do modo de vida dos animais, incluindo o que comem, como se reproduzem, e como se deslocam. Serão realizadas pesquisas guiadas em livros didáticos, artigos, vídeos educativos e outros recursos digitais. Após a fase de pesquisa, os grupos criarão apresentações criativas, utilizando peças teatrais, canções ou danças, para socializar as informações aprendidas com o restante da classe. Além disso, desenvolverão cartazes coloridos para representar os animais estudados, os quais serão utilizados para decorar a sala de aula, transformando-a em um espaço de celebração ao conhecimento acerca da vida animal. Este projeto culmina numa apresentação geral, onde cada grupo compartilha sua aprendizagem, promovendo assim um ambiente interativo e lúdico de troca de conhecimentos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade lúdica abrangem o desenvolvimento da capacidade dos alunos em realizar pesquisas guiadas, identificar características essenciais dos animais baseando-se em sua alimentação e estilo de vida e fomentar habilidades de colaboração e comunicação. Almeja-se que os estudantes possam, de maneira criativa e interativa, diferenciar os animais conforme suas dietas e atributos físicos, além de compreender a diversidade de vida animal e sua adequação ao ambiente. Espera-se também que tal atividade estimule a criatividade, a expressão artística e a capacidade de trabalhar cooperativamente em equipes, preparando apresentações que possam ser compartilhadas com colegas, contribuindo para o desenvolvimento da oratória e da confiança em falar em público.

  • Identificar e diferenciar os animais com base em suas dietas e características físicas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Promover a expressão criativa por meio de apresentações artísticas.
  • Conscientizar sobre a diversidade animal e sua importância para o ecossistema.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI04: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
  • EF03CI05: Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
  • EF03CI06: Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Conteúdo Programático

No âmbito do conteúdo programático, a 'Festa dos Animais' se propõe a abordar os temas de classificação de animais de acordo com suas dietas e características físicas, explorando aspectos do seu desenvolvimento desde o nascimento, formas de locomoção e adaptações ao meio, de um modo que o aluno possa relacionar suas observações do mundo natural com os conceitos científicos discutidos em sala. A atividade alinha-se à curiosidade natural das crianças sobre os animais, utilizando essa motivação para introduzir conceitos de ciências de maneira envolvente e participativa.

  • Classificação dos animais: Carnívoros, Herbívoros e Onívoros.
  • Hábitos alimentares dos animais e suas adaptações.
  • Crescimento e desenvolvimento dos animais.
  • Características físicas dos animais e sua relação com o ambiente.

Metodologia

A metodologia da 'Festa dos Animais' foca na Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo uma abordagem interativa e centrada no aluno. A pesquisa ativa e a construção colaborativa do conhecimento são incentivadas por meio de atividades em grupo, onde os alunos investigam, discutem e apresentam suas descobertas. A apresentação criativa dos resultados, seja através de artes, teatro ou música, é encorajada, visando a expressão individual e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e socialização. Este método dinâmico permite que os alunos se envolvam ativamente no seu processo de aprendizagem, estimulando a curiosidade natural e a exploração criativa.

  • Pesquisa guiada em fontes diversas.
  • Debates em grupos para troca de informações e ideias.
  • Criação de apresentações e materiais visuais.
  • Apresentações artísticas em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas, com duração total de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, divididos em grupos e começarão suas pesquisas. A segunda aula será dedicada à finalização dos projetos, ensaios das apresentações e, por fim, as apresentações em si para a classe e criação dos cartazes. Esta sequência permite um equilíbrio entre pesquisa, prática e expressão criativa.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos e início das pesquisas.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, preparação e realização das apresentações, confecção dos cartazes.

Avaliação

A avaliação da 'Festa dos Animais' será baseada tanto no processo quanto no produto final dos grupos. Considerar-se-á a qualidade e a profundidade da pesquisa realizada, a criatividade e originalidade das apresentações e dos cartazes, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Será dada atenção especial à compreensão dos conceitos científicos apresentados e à habilidade de comunicação efetiva destes conceitos. Elementos como engajamento, colaboração entre os membros do grupo e a capacidade de sintetizar e comunicar informações de forma clara e criativa serão igualmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Festa dos Animais', será necessária uma variedade de recursos, incluindo acesso a bibliotecas ou internet para a fase de pesquisa, materiais de arte para a confecção dos cartazes (papéis coloridos, canetas, lápis de cor, cola, tesouras etc.) e dispositivos para reprodução de música ou vídeos, caso necessário para as apresentações. Essa combinação de recursos físicos e digitais proporciona uma rica gama de possibilidades para os alunos explorarem e expressarem suas aprendizagens.

  • Acesso à internet e biblioteca para pesquisa.
  • Materiais de arte para criação dos cartazes.
  • Espaço adequado para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo