Jornada dos Bichinhos

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências]
Temática: [Ciclo de Vida dos Animais]

A atividade 'Jornada dos Bichinhos' tem como propósito explorar o ciclo de vida de diferentes animais, como borboletas, rãs e tartarugas, com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda sobre as transformações e adaptações que esses animais sofrem em diversas fases de suas vidas. Utilizando uma abordagem prática e investigativa, os estudantes serão divididos em grupos, cada um focado em um animal específico. Através de pesquisa em livros, vídeos e recursos online, cada grupo coletará informações detalhadas sobre o ciclo de vida escolhido. Posteriormente, eles criarão murais ou apresentações multimídia para compartilhar suas descobertas com os colegas, promovendo a discussão e o aprendizado colaborativo. Esta atividade busca incentivar habilidades de pesquisa, síntese de informação e comunicação, ao mesmo tempo em que conecta os alunos com conceitos fundamentais de biologia de forma engajadora.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento da habilidade de pesquisa científica e comunicação eficaz entre os estudantes do 3º ano. A 'Jornada dos Bichinhos' pretende facilitar a compreensão sobre os conceitos de metamorfose e adaptação animal, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos por fenômenos naturais. Através de experiências práticas e direcionadas, os alunos são estimulados a investigar criticamente e apresentar suas descobertas, promovendo o trabalho em equipe e a habilidade de apresentar informações de maneira clara e organizada. Esta abordagem integra diferentes formatos de aprendizagem e encoraja o envolvimento ativo dos alunos com o conteúdo, ao mesmo tempo que fortalece a interação social e o respeito ao conhecimento do outro.

  • Compreender o ciclo de vida de diferentes animais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI05: Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é centrado no estudo detalhado dos ciclos de vida de animais como borboletas, rãs e tartarugas. Através do levantamento e análise de dados sobre cada fase do desenvolvimento desses animais, a atividade pretende que os alunos adquiram um conhecimento sólido sobre as mudanças significativas que ocorrem desde o nascimento até a fase adulta. Além disso, enfatiza-se a importância das adaptações biológicas e comportamentais na sobrevivência dos organismos em seus ambientes naturais. Este enfoque dá aos estudantes uma visão integrada da vida animal, reforçando aspectos fundamentais da biologia de forma contextualizada.

  • Ciclo de vida das borboletas.
  • Ciclo de vida das rãs.
  • Ciclo de vida das tartarugas.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é a da aprendizagem ativa, em que os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizado. A proposta envolve a divisão dos alunos em grupos para a realização de pesquisas de campo e em sala de aula, o que estimula a autonomia e a responsabilidade coletiva pelo aprendizado. Por meio de consultas a livros especializados, vídeos educativos e recursos online, os estudantes são incentivados a buscar informações aprofundadas sobre o ciclo de vida do animal escolhido, propiciando um espaço para a descoberta e exploração crítica. A atividade culmina com a criação de murais ou apresentações multimídia, que serão apresentadas aos colegas para fomentar a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos se expressem e compartilhem conhecimentos de forma criativa e interativa.

  • Divisão em grupos de pesquisa.
  • Uso de recursos multimídia.
  • Apresentação final para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está desenhado para ser implementado ao longo de seis horas, divididas em doze aulas de trinta minutos cada, visando uma abordagem progressiva e estruturada do tema. Cada grupo terá tempo suficiente para explorar, discutir e aprofundar seu conhecimento sobre o ciclo de vida do animal de estudo. As sessões iniciais serão dedicadas à introdução da atividade e formação dos grupos, seguindo para pesquisas orientadas e atividades práticas de coleta e análise de dados. Na fase final, os alunos estarão focados na preparação de seus murais ou apresentações e na apresentação para a turma, concluindo com uma sessão de discussão e reflexão sobre as descobertas realizadas.

  • Aula 1: Introdução e formação dos grupos.
  • Aula 2: Início da pesquisa em recursos diversos.
  • Aula 3: Continuação da pesquisa.
  • Aula 4: Discussão sobre a pesquisa e coleta de dados.
  • Aula 5: Início da elaboração do mural ou apresentação.
  • Aula 6: Desenvolvimento do mural ou apresentação.
  • Aula 7: Continuação do desenvolvimento do projeto.
  • Aula 8: Revisão e finalização dos projetos.
  • Aula 9: Preparação para apresentação.
  • Aula 10: Apresentação dos grupos.
  • Aula 11: Continuação das apresentações.
  • Aula 12: Discussão final e reflexões.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será processual e contínua, focando não apenas no produto final apresentado, mas também em todo o processo de investigação e execução do trabalho em grupos. Inicialmente, os alunos serão avaliados com base na participação ativa e na colaboração dentro dos grupos, observando-se a divisão de tarefas e a cooperação entre os integrantes. Durante a etapa de pesquisa, será importante avaliar a capacidade de seleção e organização das informações coletadas, além do entendimento sobre o ciclo de vida do animal estudado. Na fase final, será utilizado um rubrica de avaliação para observar a criatividade, clareza e objetividade das apresentações finais, considerando aspectos como domínio do conteúdo, qualidade visual do mural ou apresentação multimídia, e a capacidade de responder às perguntas dos colegas durante a sessão de discussão. Prestando atenção a todos estes aspectos, será possível obter uma visão abrangente do desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nesta atividade são fundamentais para a efetivação da metodologia ativa proposta. A diversidade de fontes de informação e meios de expressão permite que os alunos acessem o conteúdo de diferentes maneiras e enriqueçam seu aprendizado. A disponibilização de livros didáticos, acesso a vídeos educativos e o uso de plataformas de pesquisa online servirão como base para a coleta de informações abrangentes e precisas sobre o ciclo de vida dos animais. Paralelamente, o uso de materiais artesanais e digitais para a construção dos murais ou apresentações finais facilita a expressão criativa dos alunos, incentivando a diversidade de formatos e a originalidade das produções.

  • Livros sobre biologia animal.
  • Vídeos educativos.
  • Acesso à Internet para pesquisa.
  • Materiais para confecção de murais.
  • Equipamentos multimídia.

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