Na atividade ‘Mapa Mundi Voador’, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar conceitos de geografia e ciências de forma prática e lúdica. Através da criação de um 'Mapa Mundi Voador', utilizando balões de hélio, canetas coloridas e adesivos, os estudantes poderão compreender melhor o formato esférico da Terra, além de identificar seus principais continentes, oceanos e características geográficas. Esta atividade não só reforçará o entendimento dos alunos sobre a Terra e suas representações mas também promoverá habilidades importantes como trabalho em equipe, criatividade e habilidades motoras finas. Por meio da manipulação e decoração dos balões, os alunos terão uma visualização tridimensional do planeta, o que é essencial para a compreensão de sua forma esférica e a localização dos diferentes elementos que compõem sua superfície.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada do formato esférico da Terra e das principais características geográficas que a compõem, utilizando uma abordagem lúdica que estimula a aprendizagem ativa. Os alunos serão capazes de identificar os diferentes continentes e oceanos, compreender a importância da representação espacial do planeta e desenvolver um senso crítico sobre as diversas formas como a Terra pode ser representada. Através deste exercício, espera-se que os estudantes também desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, criatividade e habilidades motoras finas, essenciais para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Esta atividade enquadra-se nos conteúdos programáticos de Ciências e Geografia, focando no estudo do planeta Terra, suas características físicas e geográficas. Através da construção de um 'Mapa Mundi Voador', os alunos terão a oportunidade de tocar e visualizar a Terra de forma tridimensional, promovendo uma compreensão mais tangível e significativa do seu formato esférico e da distribuição dos continentes e oceanos.
A atividade será conduzida sob a metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes do seu aprendizado. Inicialmente, haverá uma breve explicação sobre a Terra, seu formato e principais características. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para trabalhar na decoração dos balões de hélio, utilizando canetas coloridas e adesivos para representar os continentes e oceanos. Esta abordagem promove o envolvimento ativo dos estudantes, estimulando o trabalho em equipe e a criatividade.
A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será feita a contextualização do projeto e a divisão em grupos para o início da decoração dos balões. Na segunda aula, os grupos finalizarão a decoração e haverá uma discussão coletiva sobre as representações criadas e o aprendizado adquirido.
A avaliação desta atividade será formativa e processual, levando em conta a participação ativa dos alunos, a criatividade na decoração dos balões, bem como a capacidade de trabalho em equipe. Será dada atenção especial ao processo de aprendizagem e ao engajamento dos alunos durante a atividade. Feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos, com o objetivo de estimular a reflexão sobre o aprendizado adquirido e a importância das características geográficas da Terra.
Para a realização desta atividade será necessário dispor de balões de hélio, canetas coloridas à prova d'água e adesivos de mapas com continentes e oceanos. Esses materiais permitirão que os alunos explorem de forma criativa e prática o tema proposto, contribuindo assim para uma experiência de aprendizagem enriquecedora e interativa.
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