O Ciclo da Água em Ação

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Ciclo da Água

Nesta atividade, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental irão criar miniecossistemas em potes de vidro para observar o ciclo da água. Esse projeto prático envolve a montagem de um ambiente fechado com terra, uma planta pequena e água. Ao longo de duas aulas, eles observarão e registrarão as fases de evaporação e condensação. A atividade visa proporcionar uma compreensão prática da importância do ciclo da água e sua relevância para a manutenção da vida na Terra. Os alunos vão documentar suas observações em um diário gráfico e participar de discussões sobre o papel essencial da água no meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem focam em permitir que os alunos compreendam de forma prática e visual o ciclo da água e sua importância para o ambiente. Estimular o pensamento crítico e observacional é fundamental neste nível educativo, proporcionando experiências significativas que conectem teoria e prática. A atividade propõe o desenvolvimento de habilidades de registro e análise de dados, além de fomentar a compreensão sobre processos ecológicos.

  • Compreender o ciclo da água e suas etapas.
  • Desenvolver habilidades de observação e registro de dados.
  • Refletir sobre a importância da água para a vida.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI02: Compreender o funcionamento de ecossistemas, observando o ciclo da água.
  • EF03GE06: Identificar a importância da água no ambiente e relacioná-la com a vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo do ciclo da água, suas etapas e a interação com elementos vivos e não vivos do ecossistema. Através de experimentação prática, os alunos explorarão conceitos de evaporação, condensação e precipitação. Este processo promove uma aprendizagem integrada, combinando conteúdos teóricos com práticas experimentais para solidificar o entendimento conceitual.

  • Ciclo da água: etapas e processos.
  • Interação da água com o ecossistema.
  • Importância da água para os seres vivos.

Metodologia

A metodologia centra-se na criação de uma experiência prática e investigativa, onde os alunos terão papel ativo na construção do conhecimento. Utilizando uma abordagem hands-on, os alunos montarão miniecossistemas, observando diretamente o ciclo da água em ação. Esse tipo de metodologia estimula o engajamento e a curiosidade, promovendo uma aprendizagem significativa através da observação e da análise.

  • Atividade prática de montagem de ecossistemas.
  • Observação direta e registro no diário gráfico.
  • Discussão e reflexão em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de duas horas, divididas em duas aulas de 60 minutos, foi pensado para proporcionar um tempo suficiente para a observação e reflexão sobre o ciclo da água. O primeiro encontro será dedicado à montagem do ecossistema e à introdução dos conceitos, enquanto o segundo encontro focará na observação das mudanças e na discussão sobre os resultados obtidos.

  • Aula 1: Montagem do miniecossistema e introdução ao ciclo da água.
  • Aula 2: Observação do ciclo da água e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação será contínua, baseada em observações do engajamento dos alunos durante as atividades práticas e seu desempenho no registro no diário gráfico. Os alunos serão incentivados a apresentar suas observações e inferências durante a discussão em grupo, permitindo ao professor avaliar sua compreensão dos conceitos abordados. As produções no diário gráfico, além de registrar a observação, deverão conter descrições e conclusões sobre o que foi observado, refletindo a capacidade do aluno de analisar e interpretar o ciclo da água.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais acessíveis que facilitam a construção dos miniecossistemas e permitem uma observação clara dos processos naturais do ciclo da água. O uso de potes de vidro, terra, plantas pequenas e outros recursos adicionais é central para esta experiência prática, reforçando a integração do conteúdo teórico com a prática.

  • Potes de vidro com tampa.
  • Terra e pequenas plantas.
  • Água.
  • Kits de escrita e desenho para diário gráfico.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo