O Jogo dos Territórios é uma atividade prática que utiliza um jogo de tabuleiro educativo para ensinar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a importância dos solos e rios. Durante o jogo, os alunos trabalham em equipes para gerenciar um território, enfrentando desafios como catástrofes naturais (enchentes e secas) e influências antrópicas (poluição e desmatamento). Através da simulação, os estudantes devem tomar decisões estratégicas para proteger seu território e garantir sua sustentabilidade. Esta experiência de Aprendizagem Baseada em Jogos promove o pensamento crítico e destaca a necessidade de um equilíbrio ambiental para garantir a sobrevivência e o bem-estar das sociedades.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são voltados para estimular o entendimento crítico das ações humanas e naturais que afetam os recursos essenciais para a vida. O foco está em como as decisões no jogo refletem a gestão real do meio ambiente, incentivando os alunos a compreenderem a conexão entre suas ações e os impactos ambientais. A abordagem visa promover habilidades de resolução de problemas e colaboração, incentivando os alunos a refletirem sobre medidas sustentáveis e práticas para lidar com as adversidades.
O conteúdo programático desta atividade inclui tópicos essenciais sobre a estrutura e importância do solo e da água, o ciclo da água e conservação, e como as ações humanas podem afetar esses recursos. Através do jogo, os alunos aprenderão de forma prática e interativa sobre a gestão dos recursos naturais, o que reforça e amplia o contato com o conhecimento ambiental na prática.
A metodologia desta atividade é centrada na Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionando um ambiente onde os alunos aprendem interativamente por meio de simulações de problemas do mundo real. O uso de jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica promove um ambiente de aprendizado participativo e colaborativo, estimulando o pensamento estratégico e a tomada de decisão informada.
O cronograma da atividade está organizado de forma a permitir que os alunos absorvam e pratiquem os conceitos gradualmente. As aulas sequênciais garantem o desenvolvimento contínuo do entendimento dos estudantes sobre a interconexão entre solos, água e ações humanas, solidificando seu aprendizado através de sessões práticas e reflexivas.
A avaliação será baseada tanto na participação ativa durante o jogo quanto na capacidade dos alunos de refletirem criticamente sobre suas decisões. Os alunos serão avaliados através de observações feitas pelo professor durante as sessões de jogo, onde será verificado o trabalho em equipe, a proposição de soluções criativas e a compreensão das consequências das suas escolhas. Além disso, será aplicada uma atividade escrita, onde cada aluno deverá descrever como gerenciou o território, apontando dificuldades encontradas e estratégias adotadas para superá-las. Exemplos da avaliação incluem o uso de rubricas que avaliam a colaboração, o comportamento estratégico e a articulação de ideias sobre sustentabilidade.
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais que facilitam a construção e execução do jogo, garantindo que os alunos tenham uma experiência rica e interativa. A variedade de recursos foi escolhida para assegurar que os alunos estejam imersos no aprendizado e tenham oportunidades para explorar conceitos de maneiras diferentes, reforçando o conhecimento com exemplos práticos.
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