O Jogo dos Territórios

Desenvolvida por: Raissa (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sustentabilidade e Gestão Ambiental

O Jogo dos Territórios é uma atividade prática que utiliza um jogo de tabuleiro educativo para ensinar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a importância dos solos e rios. Durante o jogo, os alunos trabalham em equipes para gerenciar um território, enfrentando desafios como catástrofes naturais (enchentes e secas) e influências antrópicas (poluição e desmatamento). Através da simulação, os estudantes devem tomar decisões estratégicas para proteger seu território e garantir sua sustentabilidade. Esta experiência de Aprendizagem Baseada em Jogos promove o pensamento crítico e destaca a necessidade de um equilíbrio ambiental para garantir a sobrevivência e o bem-estar das sociedades.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são voltados para estimular o entendimento crítico das ações humanas e naturais que afetam os recursos essenciais para a vida. O foco está em como as decisões no jogo refletem a gestão real do meio ambiente, incentivando os alunos a compreenderem a conexão entre suas ações e os impactos ambientais. A abordagem visa promover habilidades de resolução de problemas e colaboração, incentivando os alunos a refletirem sobre medidas sustentáveis e práticas para lidar com as adversidades.

  • Compreender a importância do solo e da água para a vida e para os ecossistemas.
  • Identificar os impactos positivos e negativos das ações humanas no ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI07: Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
  • EF03CI10: Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui tópicos essenciais sobre a estrutura e importância do solo e da água, o ciclo da água e conservação, e como as ações humanas podem afetar esses recursos. Através do jogo, os alunos aprenderão de forma prática e interativa sobre a gestão dos recursos naturais, o que reforça e amplia o contato com o conhecimento ambiental na prática.

  • Estrutura do solo e sua importância para os ecossistemas.
  • O ciclo da água e sua conservação.

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada na Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionando um ambiente onde os alunos aprendem interativamente por meio de simulações de problemas do mundo real. O uso de jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica promove um ambiente de aprendizado participativo e colaborativo, estimulando o pensamento estratégico e a tomada de decisão informada.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Trabalho em equipe e resolução de problemas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado de forma a permitir que os alunos absorvam e pratiquem os conceitos gradualmente. As aulas sequênciais garantem o desenvolvimento contínuo do entendimento dos estudantes sobre a interconexão entre solos, água e ações humanas, solidificando seu aprendizado através de sessões práticas e reflexivas.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e entendimento das regras.
  • Aula 2: Primeira rodada do jogo - Gestão de recursos naturais.
  • Aula 3: Segunda rodada do jogo - Catástrofes naturais e resposta.
  • Aula 4: Terceira rodada do jogo - Influências antrópicas.
  • Aula 5: Reflexão e discussão dos resultados do jogo.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto na participação ativa durante o jogo quanto na capacidade dos alunos de refletirem criticamente sobre suas decisões. Os alunos serão avaliados através de observações feitas pelo professor durante as sessões de jogo, onde será verificado o trabalho em equipe, a proposição de soluções criativas e a compreensão das consequências das suas escolhas. Além disso, será aplicada uma atividade escrita, onde cada aluno deverá descrever como gerenciou o território, apontando dificuldades encontradas e estratégias adotadas para superá-las. Exemplos da avaliação incluem o uso de rubricas que avaliam a colaboração, o comportamento estratégico e a articulação de ideias sobre sustentabilidade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais que facilitam a construção e execução do jogo, garantindo que os alunos tenham uma experiência rica e interativa. A variedade de recursos foi escolhida para assegurar que os alunos estejam imersos no aprendizado e tenham oportunidades para explorar conceitos de maneiras diferentes, reforçando o conhecimento com exemplos práticos.

  • Tabuleiro e peças do jogo.
  • Cartões de catástrofes e influências antrópicas.

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