O Sistema Solar no Parque

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Terra e Universo

Esta atividade será realizada ao ar livre, onde os alunos vão se engajar na criação de uma representação em escala do sistema solar dentro do parque escolar. Utilizando objetos naturais, como pedras e folhas, cada grupo de alunos irá representar diferentes planetas e astros, posicionando-os de maneira que reflitam suas posições e tamanhos comparativos no sistema solar. Além de montarem o modelo, os estudantes serão incentivados a explorar e debater as características únicas de cada planeta, incluindo composição, presença de anéis, número de luas, e distância do sol. Essa atividade tem como propósito desenvolver uma compreensão prática do sistema solar através da manipulação e representação física, promovendo também habilidades de organização espacial, trabalho em equipe e comunicação, enquanto os alunos se divertem e aprendem diretamente com a prática.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula estão centrados em proporcionar uma compreensão concreta e interativa do sistema solar, facilitando a assimilação das relações espaciais entre os planetas e o sol, bem como suas características distintivas. Visa-se incentivar a curiosidade científica e o pensamento crítico dos alunos ao permitir que eles explorem e discutam suas observações e descobertas em grupo, promovendo a co-construção de conhecimento. Além disso, busca-se desenvolver a capacidade dos alunos em planejar e executar projetos colaborativos, melhorando suas habilidades de organização e comunicação ao interagir com seus colegas.

  • Compreender a disposição dos planetas no sistema solar.
  • Identificar características básicas de cada planeta.
  • Trabalhar de forma colaborativa para criar modelos em escala.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI04: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está focado no estudo do sistema solar, sua composição, e as características dos astros que o compõem. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os tamanhos relativos e distâncias dos planetas em relação ao sol, bem como compreender as peculiaridades de cada um, como temperatura, rotação, presença de atmosferas ou satélites naturais, entre outros aspectos. Esse conteúdo é fundamental para o desenvolvimento da consciência espacial e do entendimento das ciências naturais a partir de uma perspectiva prática e visual.

  • Introdução ao sistema solar e seus componentes.
  • Tamanhos e distâncias comparativos no sistema solar.
  • Características principais de cada planeta.

Metodologia

A metodologia adotada para esta aula será prática e envolvente, tendo como foco a construção de saber por meio de experiências diretas e colaborativas. O uso do ambiente externo como sala de aula é estratégico para despertar o interesse e o espírito investigativo dos alunos, permitindo que eles tenham contato direto com a natureza enquanto integram conteúdo teórico com representação física. O aprendizado será mediado por orientação e observação direta por parte do professor, favorecendo o estímulo ao raciocínio lógico e analítico, além de permitir que os próprios alunos sejam protagonistas de suas descobertas e aprendizados. A estrutura em grupos colaborativos estimulará habilidades sociais e de comunicação, essenciais nesta faixa etária.

  • Aprendizagem prática no ambiente externo.
  • Trabalho colaborativo em grupo.
  • Observação e análise de características dos planetas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será organizada em uma única aula de 60 minutos, aproveitando ao máximo o tempo disponível para que os alunos possam vivenciar a construção e a exploração do modelo do sistema solar. Durante a aula, os alunos devem ser guiados pelo professor em um passeio pelo parque para coleta de materiais, seguido da montagem do modelo. O planejamento garante tempo suficiente para que todos os membros do grupo contribuam com ideias e participem ativamente, promovendo não apenas a aprendizagem, mas também a apreciação das ciências e da astronomia de maneira contextualizada e significativa.

  • Aula 1: Coleta de materiais no parque, montagem do modelo do sistema solar, discussão e apresentação das descobertas.
  • Momento 1: Introdução e Organização dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Explique brevemente aos alunos o objetivo da atividade, que é criar uma representação em escala do sistema solar. Divida a turma em grupos, assegurando que cada grupo compreenda seu papel e os materiais que precisarão coletar no parque. É importante que cada aluno tenha uma função definida dentro do grupo para garantir a participação de todos.

    Momento 2: Coleta de Materiais no Parque (Estimativa: 15 minutos)
    Leve os alunos ao parque e permita que explorem o ambiente natural para coletar materiais que serão usados para representar os planetas do sistema solar, como pedras e folhas. Oriente-os a selecionar itens que variem em tamanho para refletir as diferentes dimensões planetárias.

    Momento 3: Montagem do Modelo do Sistema Solar (Estimativa: 20 minutos)
    Após a coleta, conduza os alunos de volta à área destinada para a montagem do modelo. Cada grupo deve usar seus materiais para criar uma representação em escala do sistema solar. Observe se os grupos estão posicionando adequadamente os objetos, respeitando distâncias e tamanhos relativos. Durante este momento, faça intervenções com perguntas que levem os alunos a pensar sobre as propriedades dos planetas.

    Momento 4: Discussão e Apresentação das Descobertas (Estimativa: 15 minutos)
    Finalize a atividade com uma discussão em grupo. Permita que cada grupo apresente suas descobertas, destacando uma característica única sobre cada planeta representado. Ofereça feedback formativo, incentivando a autocrítica e a reflexão sobre o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado. Avalie a compreensão dos alunos sobre a disposição e características planetárias por meio de perguntas e interação direta.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar plenamente, ofereça suporte adicional na coleta de materiais para aqueles que precisam de assistência física. Considere também adaptar as discussões para diferentes níveis de compreensão, incentivando alunos que têm mais facilidade a ajudar os colegas. Se necessário, permita o uso de ferramentas de apoio visual ou auditivo, como tablets ou fones de ouvido, para alunos que podem se beneficiar de instrução multimodal. Além disso, promova um ambiente onde todos se sintam confortáveis para expressar suas observações e contribuições.

Avaliação

Para avaliar a aprendizagem, serão utilizados métodos que valorizam a participação ativa e o desenvolvimento das habilidades descritas nos objetivos. Primeiramente, a observação direta durante a atividade permitirá avaliar o envolvimento e colaboração dos alunos, bem como sua iniciativa e criatividade na construção do modelo. Em seguida, uma apresentação oral feita por cada grupo servirá como meio de autoavaliação, onde eles poderão expor suas descobertas e justificar suas escolhas, permitindo ao professor avaliar o entendimento conceitual dos conteúdos abordados. Feedback individual será dado, destacando pontos fortes e áreas de melhoria, visando o desenvolvimento contínuo de competências. Estas avaliações são flexíveis para serem adaptadas conforme as necessidades e características dos alunos, assegurando que todos possam demonstrar seu aprendizado de maneira justa e construtiva.

  • Observação direta de participação e colaboração.
  • Apresentação oral do modelo do sistema solar.
  • Feedback formativo e individualizado.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para esta atividade consistem principalmente em itens que podem ser encontrados no ambiente natural, como pedras e folhas, que os alunos usarão para representar os planetas. Além disso, o professor poderá utilizar ferramentas didáticas, como cartazes ou dispositivos móveis para exibir imagens e vídeos educativos sobre o sistema solar, ampliando o entendimento dos estudantes sobre o tema. Recursos adicionais como fitas métricas ou cordas para medir as distâncias são recomendáveis para estruturar a representação em escala dos planetas. Esses recursos são pensados para serem acessíveis e incentivar a criatividade, sem custos adicionais significativos.

  • Pedras e folhas para representar planetas.
  • Cartazes ou dispositivos móveis para apoio visual.
  • Fitas métricas ou cordas para medição.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos as muitas responsabilidades que um professor enfrenta, e nossa proposta é trazer soluções acessíveis e práticas para garantir que todos os alunos possam participar plenamente da atividade. Não há condições específicas entre os alunos que necessitem adaptação, mas manter um olho crítico para possíveis desafios que cada aluno pode enfrentar ainda é importante. Incentivar um ambiente de apoio entre os alunos, onde todos se ajudam mutuamente, pode resolver muitos imprevistos sem necessidade de intervenções dispendiosas de tempo ou recursos por parte do educador. Ao promover um espaço aberto para perguntas e suporte mútuo, o professor assegura que todos sintam-se incluídos e tenham a oportunidade de expressar suas ideias e contribuições para o trabalho em grupo.

  • Criação de um ambiente de apoio entre alunos.
  • Observação contínua para desafios imprevistos.
  • Promoção de espaço aberto para perguntas e suporte mútuo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo