Óculos Mágicos

Desenvolvida por: Paloma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências]
Temática: [Luz e Visão]

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para construir óculos especiais utilizando diferentes tipos de lentes e materiais transparentes. O objetivo é explorar como a luz se comporta ao atravessar diferentes meios. A atividade mão-na-massa permitirá que os estudantes experimentem diretamente os efeitos da refração e reflexão da luz, proporcionando uma compreensão prática de conceitos ópticos. Além disso, a atividade engajará os alunos em discussões sobre a saúde visual e a importância de proteger os olhos em diferentes condições de luminosidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem centram-se em desenvolver uma compreensão prática dos fenômenos ópticos, como refração e reflexão, além de conscientizar os estudantes sobre cuidados com a saúde visual. Encorajar a curiosidade científica e o trabalho em equipe são também objetivos centrais, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de investigação e relatórios científicos.

  • Entender como a luz se altera ao passar por diferentes materiais.
  • Desenvolver trabalho colaborativo em equipe.
  • Conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde visual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI02: Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
  • EF03CI03: Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático enfoca a exploração dos princípios básicos da física da luz através de atividades experimentais. Ao criar óculos com materiais diversos, os alunos observam fenômenos de refração e reflexão, participando de uma aprendizagem significativa e contextualizada a respeito do funcionamento e proteção dos olhos.

  • Conceitos de refração e reflexão da luz.
  • Materiais transparentes e opacos.
  • Cuidados com a visão.

Metodologia

A abordagem metodológica para esta atividade será predominantemente prática, utilizando a metodologia mão-na-massa. Os alunos trabalharão em pequenos grupos para fomentar a colaboração e aprendizagem entre pares, promovendo também discussões supervisionadas acerca dos fenômenos observados durante os experimentos.

  • Método mão-na-massa.
  • Trabalho em grupo.
  • Discussão orientada.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é repartido em três aulas de 40 minutos cada. Esta distribuição permite que os alunos progressivamente construam, experimentem e analisem suas criações de forma estruturada. Cada sessão está organizada para promover a máxima interação e aprendizado.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de luz; instruções para construção dos óculos.
  • Aula 2: Finalização dos óculos e início dos experimentos práticos.
  • Aula 3: Discussão dos resultados, conclusões e reflexões sobre saúde visual.

Avaliação

A avaliação considerará a participação, interesse e a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo, além de um relatório simples dos resultados dos experimentos. Exemplos avaliativos incluem: observações do envolvimento durante as atividades práticas, contribuições durante as discussões em grupo, e clareza ao relatar os efeitos observados com seus óculos mágicos. Relatórios serão avaliados quanto à precisão das observações e uso adequado do vocabulário científico discutido em aula.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluirão uma variedade de materiais transparentes, como lentes de plástico, filmes coloridos e água, além de ferramentas básicas de artesanato para a construção dos óculos. A escolha cuidadosa dos materiais visa propiciar uma experiência prática rica e diversificada.

  • Lentes de plástico.
  • Filmes coloridos.
  • Água e recipientes transparentes.
  • Materiais de artesanato (tesouras, cola, papelão).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo