Olimpíadas Animais

Desenvolvida por: Vasti … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Adaptações dos animais

A atividade 'Olimpíadas Animais' é uma proposta pedagógica que visa engajar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na exploração das diferentes formas de locomoção dos animais, através de um conjunto de jogos e desafios práticos. Inspirando-se na aprendizagem baseada em jogos, esta atividade estimula a compreensão sobre como os animais se movimentam, seja rastejando, pulando, voando ou nadando, e como esses movimentos estão adaptados aos seus habitats. Os estudantes terão a oportunidade de imitar os movimentos de diversos animais, participando de corridas temáticas e superando obstáculos que simulam os ambientes naturais. Além de promover a atividade física, as 'Olimpíadas Animais' incentivam a observação, a pesquisa e o debate, levando os alunos a refletir sobre a importância das características físicas e dos comportamentos dos animais para a sua sobrevivência.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento prático e teórico sobre a locomoção dos animais e sua relação com o ambiente em que vivem. Visa-se desenvolver habilidades de observação, classificação e análise comparativa, enquanto os estudantes participam ativamente de jogos que simulam o movimento dos animais. Além disso, pretende-se fomentar o respeito pela vida animal, destacando a importância da biodiversidade e da adaptação ao meio ambiente.

  • Compreender as diferentes formas de locomoção dos animais.
  • Identificar os fatores ambientais que influenciam os modos de locomoção dos animais.
  • Desenvolver habilidades de cooperação, trabalho em equipe e resolução de problemas.
  • Estimular a curiosidade científica e o interesse pelo estudo dos seres vivos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI04: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
  • EF03CI06: Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda conceitos fundamentais sobre a vida animal, destacando a diversidade de formas de locomoção e a importância destas para a adaptação dos animais aos diferentes habitats. Abordaremos características físicas dos animais, como penas, pelos e escamas, e como estas contribuem para os diferentes tipos de movimento. Além disso, discutiremos sobre o comportamento animal, promovendo um entendimento integrado de ciências naturais.

  • Diversidade dos seres vivos e suas formas de locomoção
  • Adaptações físicas e comportamentais dos animais
  • Habitats naturais e a importância da biodiversidade

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', incentivando os alunos a explorarem os movimentos dos animais participando de jogos lúdicos. A 'Roda de Debate' será aplicada após as atividades práticas, permitindo aos alunos compartilharem observações e aprendizados. A 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será o fio condutor, proporcionando um ambiente de aprendizado ativo, interativo e divertido.

  • Jogos de imitação dos movimentos dos animais
  • Criação e superação de obstáculos que simulam ambientes naturais
  • Rodas de debate para troca de experiências e reflexões

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, introduziremos os conceitos e realizaremos as atividades práticas. Na segunda aula, promoveremos os debates e a reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Apresentação dos conceitos e atividades práticas de imitação dos movimentos dos animais.
  • Aula 2: Roda de debate sobre as observações e lições aprendidas.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos, na capacidade de trabalhar em equipe e na habilidade de compartilhar observações e reflexões durante as rodas de debate. Observaremos a compreensão dos conceitos através da aplicação prática dos movimentos dos animais e da qualidade dos debates. Será valorizada a criatividade na superação dos obstáculos e o envolvimento na aplicação dos conceitos discutidos em sala.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples e de fácil acesso, como cones, cordas, tecidos e objetos variados para simulação dos ambientes naturais. Adicionalmente, serão utilizados recursos visuais e audiovisuais para apresentar informações sobre os animais e seus habitats, assim como materiais para anotações e registros das observações feitas pelos alunos.

  • Cones, cordas e tecidos para montagem dos circuitos
  • Recursos visuais sobre os animais e seus movimentos
  • Cadernos ou tablets para registros das observações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo