Orquestra de Objetos

Desenvolvida por: Isaias… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Som e música

A atividade 'Orquestra de Objetos' convida os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a explorar sonoridades através de objetos comuns encontrados na sala de aula e pátio escolar. Eles serão desafiados a coletar materiais variados que possam produzir sons e, em seguida, divididos em pequenos grupos, terão a tarefa de criar suas próprias orquestras, utilizando esses objetos de formas criativas para gerar música. O processo envolve bater, esfregar, sacudir, entre outras ações, para descobrir como diferentes maneiras de manipulação afetam as características sonoras dos objetos. A culminância da atividade será uma apresentação musical onde cada grupo exibirá a sua 'orquestra', proporcionando uma oportunidade única para expressão musical e criativa. Após as apresentações, o professor conduzirá uma discussão reflexiva sobre as variáveis que influenciam na produção dos sons, como o tamanho, o material, a força aplicada, entre outros, de modo a conectar os experimentos práticos com conceitos teóricos sobre as propriedades do som.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem promover a exploração e a experimentação sonora entre os alunos, incentivando a criatividade e o trabalho em equipe. Pretende-se fomentar o entendimento de como objetos variados podem ser fontes sonoras e como as características dessas fontes (tamanho, material, maneira de manipulação) afetam os sons produzidos. Busca-se, também, desenvolver habilidades auditivas e promover a discussão sobre a física do som de maneira lúdica e acessível, de acordo com a idade dos alunos. A atividade visa, ademais, estimular o pensamento crítico e analítico dos estudantes ao convidá-los a refletir sobre os experimentos realizados e sobre a influência de diferentes variáveis na produção sonora.

  • Explorar a capacidade sonora de objetos diversos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe através da criação de 'orquestras'.
  • Entender as propriedades físicas que influenciam a produção de sons.
  • Desenvolver habilidades auditivas e promover discussões científicas sobre o som.
  • Conectar práticas experimentais com teorias sobre a física do som.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI01: Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
  • EF03CI02: Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
  • EF03CI03: Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.

Conteúdo Programático

A proposta desta atividade é abordar, de maneira prática e lúdica, conceitos fundamentais relacionados ao som, tais como: fontes sonoras, propriedades do som (frequência, amplitude, timbre), e a influência de diferentes materiais e formas de manipulação na produção sonora. Além disso, visa-se integrar conhecimentos de ciências com arte, oferecendo uma oportunidade para que os alunos expressem sua criatividade musical utilizando objetos do cotidiano. Esta abordagem interdisciplinar facilita a compreensão dos conceitos científicos de maneira mais concreta e significativa.

  • Conceitos básicos sobre o som e suas propriedades.
  • Exploração de fontes sonoras com objetos comuns.
  • Relação entre a física do som e a música.
  • Discussão sobre saúde auditiva relacionada ao ambiente.

Metodologia

Esta atividade utilizará uma metodologia ativa, centrada no aluno, favorecendo a aprendizagem através de experimentação prática e colaborativa. A coleta e a escolha dos objetos, a criação de 'orquestras' e as apresentações musicais serão realizadas em pequenos grupos, promovendo interações ricas e colaboração entre os alunos. O papel do professor será de mediador, facilitando discussões e reflexões sobre os experimentos realizados, além de conectar a prática com os conceitos teóricos sobre som e música. A abordagem prática é essencial para que os alunos possam, de forma concreta, explorar e compreender os conceitos discutidos.

  • Exploração e coleta de objetos sonoros pela escola.
  • Formação de pequenos grupos para a criação das 'orquestras'.
  • Experimentação prática com os objetos coletados.
  • Apresentação das 'orquestras' e discussão sobre os experimentos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a exploração e coleta dos objetos, seguida pela exploração sonora e início das composições musicais. A segunda aula será dedicada à finalização das composições, ensaio e apresentação das 'orquestras', culminando com a discussão reflexiva sobre o processo.

  • Aula 1: Exploração, coleta e início da experimentação com os objetos.
  • Aula 2: Finalização, ensaio das composições e apresentação das orquestras.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no envolvimento dos alunos no processo de criação musical e na sua capacidade de reflexão sobre a experimentação realizada. Serão observados a criatividade, colaboração no grupo, compreensão dos conceitos de som discutidos e a manifestação das percepções durante a discussão final. Feedbacks construtivos serão oferecidos para estimular o desenvolvimento contínuo dos alunos. A capacidade de explorar diferentes formas de produzir som com os objetos e a qualidade da discussão reflexiva sobre os experimentos conduzidos também serão critérios importantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários objetos variados que possam ser encontrados pelo ambiente escolar, como latas, garrafas, pedaços de madeira, chaves, entre outros. Além disso, será importante dispor de um espaço amplo, preferencialmente ao ar livre ou em uma sala ampla, para que os grupos possam trabalhar e se apresentar confortavelmente. Equipamentos de gravação de áudio e vídeo podem ser utilizados para registrar as apresentações e facilitar as discussões reflexivas posteriores.

  • Objetos com potencial sonoro coletados pela escola.
  • Espaço amplo para prática e apresentações.
  • Equipamento de gravação de áudio e vídeo (opcional).

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