Planeta Terra em Nossas Mãos

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Composição e Formato do Planeta Terra

A atividade 'Planeta Terra em Nossas Mãos' é projetada para proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma aprendizagem prática e significativa sobre as características fundamentais do nosso planeta. Utilizando massinha de modelar, os estudantes terão o desafio de criar modelos da Terra, representando as camadas geológicas, continentes e oceanos. Esta atividade prática é uma oportunidade excelente para visualizar e entender a forma esférica da Terra, além de promover uma compreensão mais profunda das suas composições. Os alunos serão instruídos a pensar criticamente sobre as diferentes características que compõem o planeta e como elas são representadas em modelos em escala. Eles poderão explorar a criatividade, ao mesmo tempo em que aplicam conhecimentos de geografia e ciências. Cada aluno terá a chance de apresentar seu modelo para a classe, explicando as escolhas feitas na representação das características da Terra. Este exercício de apresentação reforça a capacidade de comunicação e a assimilação dos conteúdos estudados.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento multidimensional do Planeta Terra. Os objetivos incluem a habilidade de reconhecer e nomear as principais características físicas do planeta, como continentes, oceanos e as camadas terrestres. Também visa desenvolver um entendimento do formato esférico da Terra, contrastando com representações planas, como mapas. Estimula o pensamento crítico, a criatividade na representação dos elementos da Terra e melhora habilidades de comunicação durante as apresentações. Reforça aprendizados em geografia e ciências, introduzindo conceitos de escala e perspectiva.

  • Compreender a forma esférica da Terra e suas principais características
  • Desenvolver habilidades de representação espacial e criatividade
  • Fomentar a capacidade de comunicar ideias científicas
  • Integrar conhecimentos de ciências da natureza e geografia
  • Promover o trabalho em equipe e o pensamento crítico

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI07: Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

Conteúdo Programático

O programa inclui o estudo do formato esférico da Terra, sua divisão em continentes e oceanos, e as diferentes camadas internas do planeta. Através das atividades práticas, os alunos poderão explorar esses conceitos de forma dinâmica e envolvente, aplicando seu entendimento em modelos físicos criados por eles. Esta abordagem lúdica é projetada para facilitar a compreensão complexa dos componentes físicos e geológicos do planeta de uma maneira mais acessível e memorável.

  • Forma e estrutura da Terra
  • Continentes e oceanos
  • Camadas internas da Terra
  • Representação da Terra por meio de modelos

Metodologia

A atividade será guiada pelas metodologias ativas de 'Atividade Mão-na-massa', 'Aprendizagem Baseada em Projetos' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Essas abordagens promovem a participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento, incentiva a investigação, a resolução de problemas e a colaboração entre pares. Os alunos serão encorajados a explorar materiais, construir modelos e refletir sobre suas criações em um contexto ludicizado, o que favorece a absorção e a aplicação dos conhecimentos teóricos de forma prática e divertida.

  • Criação de modelos da Terra com massinha
  • Apresentação e explicação dos modelos pelos alunos
  • Discussões em grupo sobre as diferentes representações
  • Atividades lúdicas para reforçar os conceitos aprendidos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Planeta Terra em Nossas Mãos' será realizada em um encontro de 60 minutos, proporcionando aos alunos tempo suficiente para entender as instruções, construir seus modelos e compartilhá-los com a turma.

  • Aula 1 da atividade: Apresentação do projeto, desenvolvimento e apresentação dos modelos.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando o envolvimento dos alunos na criação dos modelos da Terra, a habilidade em representar as características solicitadas e a eficácia na comunicação durante a apresentação de seus trabalhos. Além disso, será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe e de aplicar os conceitos discutidos em sala de aula. Exemplos de critérios de avaliação incluem criatividade, precisão científica, argumentação durante as apresentações e participação ativa durante toda a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão essenciais massinhas de modelar de diferentes cores, para representar distintos componentes da Terra. Além disso, serão usados recursos visuais como mapas, globos e imagens de satélite para inspirar os alunos e fornecer referências. Materiais básicos de sala de aula, como lousa, data show para apresentações e acesso à biblioteca ou internet para pesquisa, também serão utilizados.

  • Massinha de modelar de várias cores
  • Mapas, globos e imagens de satélite
  • Materiais de sala de aula (lousa, datashow)
  • Acesso à biblioteca ou internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo