Plantando o Futuro

Desenvolvida por: Kaio S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Meio Ambiente e Sustentabilidade

A atividade 'Plantando o Futuro' tem como objetivo principal conscientizar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental sobre a importância das árvores para o equilíbrio do meio ambiente e sua efetividade na redução do aquecimento global. Iniciaremos com uma breve apresentação sobre o processo de fotossíntese e o papel do carbono na atmosfera, destacando como as árvores contribuem para a captura de carbono e, consequentemente, para a diminuição do efeito estufa. Após essa introdução teórica, cada aluno terá a tarefa de pesquisar sobre uma espécie de planta nativa da região, adequada para o plantio no espaço selecionado, seja na escola ou em uma área comunitária. Esta investigação prévia promove o envolvimento e o senso de responsabilidade dos alunos na escolha de uma planta adequada, incentivando o aprendizado autônomo e a tomada de decisão. Seguindo a metodologia ativa de ensino, os alunos participarão ativamente do processo de plantio das mudas escolhidas, o que lhes permitirá aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Após o plantio, cada aluno criará um 'Diário da Árvore', onde documentará periodicamente o crescimento da planta, observações relevantes sobre as condições climáticas e os cuidados necessários para a manutenção da muda. Este diário servirá não apenas como um instrumento de acompanhamento do desenvolvimento da planta, mas também como uma ferramenta de aprendizado contínuo, integrando conceitos de ciência, responsabilidade social e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto 'Plantando o Futuro' visa fomentar diversas competências e habilidades nos alunos, tais como o entendimento dos processos biológicos envolvidos no crescimento das plantas e no ciclo do carbono, a importância da preservação ambiental e o papel vital das árvores na redução do aquecimento global. Os alunos vão aprender a pesquisar e identificar espécies nativas apropriadas para o ecossistema local, fomentando assim o respeito e o interesse pela biodiversidade regional. A experiência prática de plantio e o subsequente cuidado com as mudas estimulam o senso de responsabilidade, autonomia e a conscientização sobre o impacto das ações humanas no ambiente. O desenvolvimento do 'Diário da Árvore' incentiva a observação contínua e a habilidade de registro, essenciais no processo científico, além de promover habilidades de escrita e documentação.

  • Compreender o processo de fotossíntese e o papel do carbono no meio ambiente
  • Identificar e selecionar espécies de plantas nativas apropriadas para o plantio na região
  • Realizar o plantio de mudas e entender a importância do cuidado contínuo com as plantas
  • Desenvolver habilidades de observação e documentação através do 'Diário da Árvore'
  • Promover a consciência ambiental e o trabalho em equipe

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI07 - Identificar características das plantas relacionadas às suas necessidades energéticas e nutricionais.
  • EF03CI09 - Identificar ações e discutir práticas sociais que considerem o respeito aos seres vivos e a preservação do ambiente e de seus recursos naturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade integra conceitos fundamentais da ciência, focando-se na ecologia, biologia e responsabilidade ambiental. Os tópicos abrangem o entendimento do processo de fotossíntese, a importância do carbono e o impacto das árvores na redução do aquecimento global e no equilíbrio dos ecossistemas. A seleção e pesquisa de espécies nativas permitem aos alunos explorar a biodiversidade local, incentivando o respeito e a valorização do meio ambiente. O plantio e o 'Diário da Árvore' concretizam os conceitos aprendidos em sala, permitindo uma experiência hands-on que reforça a importância da preservação e cuidado contínuo com o ambiente.

  • Processo de fotossíntese e o ciclo do carbono
  • Importância das árvores na redução do aquecimento global
  • Seleção e pesquisa de espécies de plantas nativas
  • Prática de plantio e cuidados com mudas
  • 'Diário da Árvore' como ferramenta de aprendizado

Metodologia

A metodologia ativa será empregada nesta atividade para engajar os alunos na aprendizagem através da participação direta no processo de plantio. Inicialmente, a explanação teórica sobre fotossíntese e carbono prepara os alunos com conhecimento base para que possam tomar decisões informadas na seleção das espécies nativas a serem plantadas. Esta abordagem promove o aprendizado autônomo e crítico. O plantio das mudas e o acompanhamento através do 'Diário da Árvore' fortalecem a conexão prática com o conteúdo teórico, incentivando a observação ativa, a reflexão e o trabalho colaborativo entre os alunos. A experiência prática é fundamental para a compreensão integral dos conceitos discutidos e para a formação de uma consciência ambiental sólida.

  • Explanação interativa sobre fotossíntese e ciclo do carbono
  • Pesquisa individual sobre espécies de plantas nativas
  • Atividade prática de plantio das mudas escolhidas
  • Criação e manutenção do 'Diário da Árvore' para documentação do processo
  • Discussões em grupo sobre as observações e aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um encontro de 210 minutos, divididos da seguinte forma: 30 minutos para a explanação teórica sobre fotossíntese e carbono, 30 minutos para a pesquisa e seleção das espécies de plantas, 60 minutos dedicados ao plantio das mudas e orientações sobre o cuidado necessário, e finalizando com 90 minutos para a criação do 'Diário da Árvore', discussões e compartilhamento das expectativas com relação ao crescimento das plantas.

  • Aula 1: Explanação sobre fotossíntese e carbono, seleção das espécies nativas, plantio das mudas, instruções para o 'Diário da Árvore'

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no engajamento dos alunos ao longo do projeto e na qualidade do aprendizado demonstrado por meio do 'Diário da Árvore'. Será considerado o esforço na pesquisa e seleção das espécies nativas, a participação ativa no plantio e o comprometimento no acompanhamento do crescimento e cuidados com a planta. O 'Diário da Árvore' irá refletir o entendimento do aluno sobre o conteúdo teórico aplicado na prática, além de suas habilidades de observação e registro. Discussões em grupo e apresentações dos diários possibilitarão avaliar o trabalho em equipe, a capacidade de comunicação e a reflexão sobre o impacto ambiental de suas ações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Plantando o Futuro', serão necessários recursos como material para a explanação inicial (como um projetor ou quadro branco), acesso à internet para a pesquisa das espécies de plantas nativas, ferramentas de jardinagem (pás, enxadas, regadores), mudas das espécies selecionadas pelos alunos, cadernos ou diários para o registro do crescimento das plantas, e espaço adequado para o plantio. A utilização desses recursos garantirá que os alunos tenham uma experiência de aprendizado completa, desde a teoria até a prática, proporcionando uma visão holística sobre a importância das árvores no meio ambiente.

  • Material para explanação teórica (projetor, quadro branco)
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Ferramentas de jardinagem (pás, enxadas, regadores)
  • Mudas de plantas nativas
  • Cadernos ou diários para o 'Diário da Árvore'
  • Espaço para o plantio

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo