Supermercado Consciente

Desenvolvida por: Tainá … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza, Matemática, Língua Portuguesa, Arte e Educação Financeira
Temática: Sustentabilidade e Consumo Consciente

A atividade 'Supermercado Consciente' é uma proposta interativa e lúdica que transforma a sala de aula em um ambiente de compra e venda, onde os alunos, divididos em grupos, assumem os papéis de consumidores conscientes e vendedores. Utilizando-se de produtos reais ou simulados, a atividade busca simular um ambiente de mercado no qual os consumidores precisam tomar decisões de compra baseadas em critérios de sustentabilidade e conscientização sobre o consumo. Os vendedores, por sua vez, têm o desafio de apresentar os seus produtos, enfatizando características importantes como embalagens recicláveis, origem orgânica e produção local. Através desta simulação, os alunos terão a oportunidade de entender e refletir sobre as suas decisões de consumo e o impacto destas no meio ambiente e na sociedade. Após a fase de compra e venda, a atividade se encerra com uma Roda de Debate, permitindo aos alunos discutirem sobre as escolhas feitas e explorarem estratégias para adotar hábitos de consumo mais conscientes em seu cotidiano, contribuindo para a sustentabilidade e um estilo de vida mais saudável.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é permitir que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental desenvolvam consciência sobre seus hábitos de consumo e as impactantes consequências destes no meio ambiente, na economia e na sociedade como um todo. Pretende-se, através de uma abordagem prática e interdisciplinar, trabalhar conceitos como sustentabilidade, ética no consumo, e impactos socioambientais de nossas escolhas diárias. Além disso, esta atividade visa fortalecer competências sociais importantes, como trabalho em equipe, comunicação eficaz, tomada de decisão crítica e reflexiva, e a valorização da produção local e de produtos eco-friendly.

  • Conscientização sobre a importância do consumo consciente.
  • Compreensão dos conceitos de sustentabilidade e impactos ambientais.
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Fomento à reflexão crítica sobre o impacto de nossas escolhas de consumo.
  • Estímulo à valorização da produção local e de materiais recicláveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI04 - Discutir causas e efeitos de diferentes tipos de poluição e de medidas de conservação, recuperação e economia dos recursos naturais.
  • EF03MA20 - Resolver e elaborar problemas que envolvam operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com compreensão dos métodos e estratégias de cálculo e de diferentes maneiras de expressá-los, em variados contextos.
  • EF03LP26 - Utilizar, ao produzir textos, recursos de coesão adequada, pontuação e ortografia.
  • EF03AR06 - Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, volume, textura, luz, movimento, etc.), experimentando-os de maneira livre e intencionada em trabalhos de arte de autoria individual e/ou coletiva.
  • EF03EF06 - Identificar e selecionar, em práticas cotidianas, alimentos mais saudáveis.

Conteúdo Programático

A atividade incorpora uma série de conceitos chave relacionados ao tema da sustentabilidade, consumo consciente e suas consequências sociais e ambientais. Através de uma abordagem lúdica e prática, espera-se que os alunos possam conectar tais conceitos à sua realidade, percebendo-se como parte ativa no processo de mudança para hábitos mais sustentáveis. Integra, ainda, competências e habilidades de matemática ao simular situações de compra e venda, bem como o uso da linguagem para expressar ideias e argumentar decisões, e a arte, para a concepção de embalagens e anúncios mais sustentáveis.

  • Conceitos de sustentabilidade e consumo consciente.
  • Impactos ambientais do consumo.
  • Hábitos de consumo sustentáveis.
  • Cálculo e matemática financeira em situações de compra.
  • Expressão oral e escrita para argumentação.

Metodologia

Esta metodologia interativa baseada no 'mão-na-massa', aprendizagem baseada em projetos e roda de debate, oferece aos alunos uma experiência prática e significativa de aprendizado. Por meio da simulação de um supermercado, os discentes vivenciam situações reais de compra e venda, aplicando conceitos de sustentabilidade e consumo consciente. A roda de debate, por sua vez, apresenta uma oportunidade de reflexão e articulação dos conhecimentos adquiridos, permitindo a troca de ideias e a construção coletiva de estratégias para um futuro mais sustentável.

  • Atividade Mão-na-massa: simulação de compra e venda no supermercado.
  • Roda de Debate: reflexão e discussão sobre o consumo consciente.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: planejamento e desenvolvimento de um supermercado consciente.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 3 horas, organizada em 3 aulas de 60 minutos, seguindo um cronograma que inicia com a apresentação do projeto, seguido pela simulação prática do supermercado e culminando na roda de debate para compartilhamento das experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão de grupos/roles.
  • Aula 2: Atividade prática - Simulação do supermercado.
  • Aula 3: Roda de Debate e reflexões sobre as atividades.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação individual e em grupo durante todas as etapas da atividade. Avaliar-se-á o engajamento dos alunos na simulação do supermercado, a capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação de conceitos de consumo consciente nas escolhas realizadas, e a contribuição para o debate. O feedback será oferecido após a simpulação e o debate, focando nos progressos, nas dificuldades identificadas e nos pontos de melhoria. Exemplos de critérios incluem a criatividade na apresentação dos produtos, a argumentação nas escolhas de compra, e a participação ativa e construtiva na roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação desta atividade, serão necessários materiais variados, incluindo produtos reais ou simulados para o supermercado, embalagens, etiquetas e materiais de escritório para a criação de preços e informações dos produtos, além de recursos audiovisuais para auxiliar na discussão e reflexão. A sala de aula deverá ser organizada de forma a simular um ambiente de mercado, proporcionando uma imersão mais completa na atividade.

  • Produtos reais ou de brincadeira para o supermercado.
  • Materiais de escritório (papéis, canetas, etiquetas).
  • Recursos audiovisais (data show, caixas de som).
  • Espaço de sala configurado para simular um mercado.
  • Materiais para a roda de debate (cadeiras, flip chart).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo