A Festa das Pipocas Malucas!

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências]
Temática: [Transformações de Materiais]

A atividade A Festa das Pipocas Malucas! tem como objetivo proporcionar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática, divertida e educativa sobre transformações de materiais. Através do estouro de pipocas, os alunos observam a mudança irreversível do milho cru para o pipoca estourada, permitindo uma discussão sobre a função do aquecimento e suas consequências nos materiais do dia a dia. Antes da aula, os alunos estudam em casa sobre as transformações químicas e físicas envolvidas, promovendo uma aula invertida onde o conhecimento prévio é revisitado durante a prática. Esta experiência prática auxilia os alunos a compreender conceitos abstratos de uma forma concreta, estimulando habilidades de observação, reflexão e discussão em grupo. A observação direta dos fenômenos físicos e químicos envolvidos no estouro das pipocas, como a mudança de estado físico e a pressão interna do grão de milho, facilita a compreensão de como o aquecimento pode causar transformações irreversíveis. Ao explorar as funções do aquecimento, os estudantes são incentivados a pensar criticamente sobre os materiais que usam diariamente e como esses podem ser alterados por condições ambientais, desenvolvendo, assim, uma aprendizagem significativa e alinhada aos objetivos educacionais da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa desenvolver nos alunos a capacidade de identificar transformações de materiais e suas consequências práticas. O objetivo principal é permitir que os alunos compreendam, por meio de uma experiência prática e visual, como certas transformações causadas pelo aquecimento são irreversíveis, além de relacionar esses conceitos com situações do cotidiano.

  • Compreender transformações de materiais causadas por aquecimento.
  • Observar mudanças irreversíveis em processos físicos.
  • Relacionar conceitos de transformações materiais com o dia a dia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI01: Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
  • EF04CI02: Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
  • EF04CI03: Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula engloba fundamentais conceitos de ciências, abordando de forma prática a diferenciação entre mudanças físicas e químicas, além de suas características, como reversibilidade e irreversibilidade. Os alunos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico a um experimento prático, facilitando uma compreensão mais intuitiva e aprofundada dos fenômenos estudados.

  • Transformações físicas e químicas.
  • Irreversibilidade de certas transformações.
  • Impacto do aquecimento em materiais.

Metodologia

A atividade é estruturada em torno do conceito de sala de aula invertida, onde os alunos fazem uma preparação prévia e a prática em sala reforça o aprendizado. Este método incentiva a autonomia no estudo e a colaboração em grupo. A prática de estourar pipocas serve como ponto de partida para discussões e experimentações que reforçam o conhecimento adquirido de forma teórica.

  • Sala de aula invertida.
  • Experimentação prática.
  • Discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é dividido em duas etapas de uma hora cada, permitindo uma abordagem estruturada e focada no aprofundamento progressivo do tema. Este ritmo cadenciado otimiza a assimilação dos conteúdos e dá espaço para que dúvidas sejam sanadas durante a prática.

  • Aula 1: Introdução ao experimento e estudo prévio.
  • Aula 2: Execução prática e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita por meio de observação direta durante a realização da atividade prática e através de uma discussão avaliativa em grupo. Serão considerados critérios como participação ativa, compreensão dos conceitos abordados, habilidade em relacionar teoria e prática e capacidade de argumentação nas discussões. Por exemplo, a capacidade de explicar por que o processo de estourar pipocas é irreversível e identificar fenômenos semelhantes no dia a dia será considerada na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados materiais simples e de fácil acesso, como milho de pipoca, um recipiente com tampa adequado para o estouro e uma fonte de calor. Além disso, materiais de apoio como folhas de exercícios e guias de estudo para a preparação prévia são essenciais para garantir a eficácia da abordagem de sala de aula invertida.

  • Milho de pipoca.
  • Recipiente com tampa para estourar pipoca.
  • Fonte de calor (como fogão portátil).
  • Folhas de exercícios.
  • Guias de estudo.

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