Caçadores de Sombras

Desenvolvida por: Thamir… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Astronomia e Geografia

Nesta atividade interativa e prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se tornarão caçadores de sombras, uma maneira divertida e educativa de aprender sobre os pontos cardeais e a relação entre a posição do Sol e as sombras. Inicialmente, será introduzido o conceito dos pontos cardeais e a importância do Sol na determinação destes. Os alunos, em seguida, criarão seu próprio gnômon, uma ferramenta antiga usada para medir o tempo e determinar a direção através da observação das sombras. Ao longo do dia, marcando a posição da sombra projetada pela vara a cada hora, os alunos poderão observar como a sombra se move, o que permite inferir os pontos cardeais com base na posição do Sol. Através dessa atividade, esperamos que os alunos desenvolvam não apenas um entendimento dos conceitos básicos de astronomia e geografia, mas também habilidades de observação, registro e análise dados.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são possibilitar que os alunos compreendam a importância do Sol na determinação dos pontos cardeais, desenvolvam habilidades de observação e compreensão do movimento aparente do Sol e suas implicações na projeção de sombras. A atividade pretende estimular a curiosidade científica dos alunos, promovendo a investigação, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. Através da construção e utilização do gnômon, os alunos terão a oportunidade de aplicar conceitos teóricos na prática, observando e registrando mudanças reais ao longo do dia, o que reforça a compreensão dos ciclos naturais e a orientação espacial relativos aos pontos cardeais.

  • Compreender a relação entre o posicionamento do Sol e os pontos cardeais
  • Desenvolver habilidades práticas e teóricas na construção e uso de um gnômon
  • Observar, registrar e analisar padrões na movimentação de sombras ao longo do dia
  • Promover o trabalho em equipe e o pensamento crítico
  • Relacionar os conceitos aprendidos com o cotidiano e a natureza

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF04CI09
  • description": Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

Conteúdo Programático

A atividade foi cuidadosamente planejada para oferecer aos alunos uma abordagem lúdica e educativa sobre a importância do Sol na determinação dos pontos cardeais, utilizando métodos práticos para aprimorar a compreensão dos fenômenos naturais. O conteúdo abrange conceitos básicos de geografia e astronomia, introduzindo os alunos à orientação espacial e ao movimento aparente do Sol. A prática de observação, registro e análise de dados é central para esta atividade, estimulando o desenvolvimento do raciocínio científico e habilidades analíticas.

  • Introdução aos pontos cardeais
  • Importância do Sol na orientação e medição do tempo
  • Construção e utilização de um gnômon
  • Observação e registro do movimento das sombras
  • Análise dos registros para determinar os pontos cardeais

Metodologia

Adotando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade proporciona uma experiência de aprendizado hands-on, onde os alunos são encorajados a explorar, construir, observar e concluir. Os estudantes trabalharão individualmente ou em grupos para construir o gnômon e realizar a coleta de dados por meio de observações periódicas das sombras. A análise desses registros para encontrar padrões e determinar os pontos cardeais enfatiza a importância do aprendizado ativo, integrando teoria e prática de maneira significativa.

  • Introdução teórica aos pontos cardeais e ao Sol
  • Construção do gnômon pelos alunos
  • Registro da sombra a cada hora
  • Análise dos dados recolhidos
  • Projeção dos pontos cardeais baseados nos dados

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 6 horas, organizadas em 9 aulas de 40 minutos cada. Iniciaremos com uma introdução teórica, seguida da construção do gnômon. Após, os alunos realizarão observações e registros das sombras em diferentes momentos do dia. Por fim, haverá a análise dos dados recolhidos e a conclusão dos alunos sobre os pontos cardeais.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de pontos cardeais e Sol
  • Aula 2: Construção do gnômon
  • Aulas 3-7: Observação e registro das sombras
  • Aula 8: Análise dos registros e dedução dos pontos cardeais
  • Aula 9: Discussão dos resultados e revisão dos conceitos

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na precisão e criatividade empregada na construção do gnômon, na qualidade e coerência dos registros de sombra e na análise final feita pelo aluno ou grupo para determinar os pontos cardeais. O critério adicional incluirá a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, o pensamento crítico demonstrado na análise dos dados, e a habilidade de relacionar a atividade com conceitos cotidianos e naturais. Serão utilizados rubricas para avaliar cada aspecto de forma clara e objetiva, garantindo que os alunos compreendam como seu esforço e compreensão foram avaliados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como varas ou bastões, bases para fixar as varas que podem ser feitas de massa de modelar ou argila, papel e lápis para marcar as sombras ou giz se a marcação for feita diretamente no chão. Além disso, recurso didático adicional inclui mapas ilustrativos dos pontos cardeais, materiais para a construção de um gnômon mais elaborado para demonstração pelo professor, e folhas de registro para que os alunos anotem suas observações.

  • Varas ou bastões para o gnômon
  • Bases para fixar as varas (massa de modelar ou argila)
  • Papel, lápis e/ou giz
  • Mapas ilustrativos dos pontos cardeais
  • Folhas de registro para observações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo