Caçadores de Sombras e Direções

Desenvolvida por: Laerci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Orientação Espacial e Pontos Cardeais

A atividade 'Caçadores de Sombras e Direções' é uma proposta prática e interativa que visa conduzir os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a uma compreensão mais aprofundada sobre a orientação espacial, utilizando a sombra projetada por uma vara (gnômon) para identificar os pontos cardeais. Esta experiência hands-on permite aos estudantes observar a relação entre a posição do sol no céu e a direção das sombras formadas no decorrer do dia. Além de contribuir para o entendimento das variações diárias da sombra devido ao movimento aparente do sol, essa atividade também introduz noções básicas de astronomia e a importância dos pontos cardeais na orientação geográfica. A realização da atividade no pátio da escola ou em um parque local enriquece a aprendizagem com uma experiência diretamente ligada ao ambiente do aluno, tornando o processo educativo significativo e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade consiste em proporcionar aos alunos uma oportunidade de explorar conceitos de ciências de maneira prática, construindo conhecimento acerca da relação entre a posição do sol e a formação de sombras, e como isso pode ser utilizado para determinar direções sem o uso de equipamentos modernos. Pretende-se também desenvolver habilidades de observação, registro e análise de dados, estimulando a curiosidade científica dos estudantes e sua capacidade de conectar conhecimentos teóricos com experiências do mundo real.

  • Observar e registrar a mudança da posição da sombra de um objeto ao longo do dia.
  • Identificar os pontos cardeais usando a sombra projetada por uma vara.
  • Comparar as indicações dos pontos cardeais observadas com as de uma bússola.
  • Analisar como o movimento aparente do sol influencia a direção das sombras.
  • Desenvolver habilidades de observação e registro científico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI09: Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
  • EF04CI10: Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda conceitos fundamentais da orientação espacial e do movimento aparente do sol no céu, correlacionando-os com a formação de sombras em diferentes momentos do dia. Através da metodologia ativa de saída de campo, os estudantes terão a chance de aplicar esses conceitos em uma atividade prática, o que contribui para sua compreensão integral e contextualizada.

  • Orientação espacial e pontos cardeais.
  • Movimento aparente do sol e variação da sombra ao longo do dia.
  • Uso de gnômon para determinar direções.

Metodologia

A abordagem metodológica dessa atividade inclui a saída de campo como um elemento central, proporcionando aos alunos uma experiência prática e interativa de aprendizagem. Utilizando-se de varas (gnômons) e giz, os alunos diretamente aplicarão os conceitos teóricos ao observarem a mudança das sombras e identificarão os pontos cardeais. Este método ativo promove o engajamento e a sinceridade dos estudantes no processo científico, facilitando a construção do conhecimento.

  • Saída de campo para observação direta e registro das sombras.
  • Uso de materiais simples como vara (gnômon) e giz para marcar as sombras.
  • Discussão em grupo sobre as observações realizadas e comparação com a orientação por bússola.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de um único dia. Na primeira hora, introduziremos os conceitos e prepararemos os materiais. Durante as duas horas seguintes, os alunos farão a observação das sombras e marcarão suas posições em intervalos regulares. Concluiremos com uma discussão sobre as descobertas do dia e a comparação das técnicas de orientação.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e preparação dos materiais.
  • Aula 2: Observação e registro das sombras em intervalos de uma hora.
  • Aula 3: Discussão dos resultados e comparação com orientação por bússola.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto na participação ativa dos alunos durante a saída de campo quanto na precisão e dedicação demonstradas no registro das sombras e na identificação dos pontos cardeais. Será também levado em consideração o envolvimento na discussão final, avaliando a capacidade de conectar as observações feitas com os conceitos teóricos abordados. A apresentação de um pequeno relatório ou mapa conceitual das descobertas poderá servir como complemento para a avaliação individual ou em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como varas (gnômons), giz para marcação no solo e possivelmente uma bússola para a comparação final dos resultados. O uso do ambiente escolar ou de um parque local possibilita a observação direta das mudanças das sombras, favorecendo a compreensão prática dos conceitos abordados.

  • Varas (gnômons) para cada aluno ou grupo.
  • Giz para marcação das sombras no solo.
  • Bússolas para comparação dos pontos cardeais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo