Neste projeto 'Calendários pelo Mundo', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão imersos em uma jornada de descoberta e compreensão sobre como diferentes culturas ao redor do globo utilizam os movimentos cíclicos da Lua e da Terra para a criação de seus calendários. Esta atividade prática e interativa dividirá os alunos em grupos, onde cada um terá a tarefa de investigar uma cultura específica e entender as bases astronômicas por trás de seus calendários. Os alunos utilizarão diferentes fontes de pesquisa para coletar informações e, com o uso de materiais recicláveis, construirão modelos tridimensionais que representem o calendário da cultura estudada. Este projeto não só fomenta o trabalho em equipe mas também proporciona uma rica oportunidade para explorar a diversidade cultural e científica, incentivando os alunos a verem a ciência como um aspecto intrínseco das diversas sociedades e sua relação com o tempo.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre como os movimentos cíclicos da Lua e da Terra influenciam a construção de calendários em diversas culturas. Através dessa investigação prática, os estudantes desenvolverão habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação, além de um entendimento multicultural. A atividade visa promover o respeito pela diversidade cultural e a valorização da ciência como um campo de conhecimento que transcende fronteiras e está entrelaçado nas diferentes maneiras com que a humanidade percebe e organiza seu tempo.
Este plano de aula é centrado na exploração dos movimentos cíclicos da Lua e da Terra e seu impacto na criação de calendários em diferentes culturas ao longo da história. Abordaremos a importância dos ciclos lunares e terrestres não apenas em termos científicos, mas também como elementos fundamentais na organização temporal das sociedades humanas. Além disso, o projeto busca promover a valorização da diversidade cultural e o reconhecimento da ciência como um elemento universal da experiência humana.
Nessa atividade, adotaremos metodologias ativas, como a 'Atividade Mão-na-massa' e 'Roda de Debate'. Na primeira, os alunos serão encorajados a construir, com materiais recicláveis, modelos dos calendários investigados, promovendo uma aprendizagem prática e tátil. Em 'Roda de Debate', após as apresentações, os estudantes serão convidados a compartilhar aprendizados e reflexões sobre as diferentes culturas estudadas, incentivando o diálogo, o respeito pela diversidade e a construção coletiva do conhecimento.
Esta atividade será realizada ao longo de 6 aulas de 50 minutos cada, distribuídas em duas semanas. A primeira semana focará na pesquisa e no início da construção dos modelos. A segunda semana será dedicada à conclusão dos modelos e à preparação e realização das apresentações, seguidas por uma roda de debate.
A avaliação será baseada na participação ativa durante todo o projeto, na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e no esforço despendido na construção do modelo tridimensional, e na apresentação final. Será levado em conta também a habilidade de trabalhar em equipe e a contribuição durante a roda de debate. Esta avaliação multifacetada permitirá não só verificar a aquisição dos conhecimentos científicos, mas também avaliar habilidades sociais e valores como o respeito pela diversidade e o trabalho coletivo.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos (papelão, garrafas PET, tampinhas, etc.) para a construção dos modelos, acesso à internet para a pesquisa, materiais para confecção de cartazes e apresentações, e um espaço adequado para a realização das rodas de debate. Estes recursos permitirão a exploração criativa dos temas propostos e facilitarão a aplicação das metodologias ativas previstas para esta atividade.
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