Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental irão explorar o fascinante mundo da ciência por meio da culinária. Trabalhando em grupos, eles irão preparar receitas que envolvem a mudança de estado físico dos ingredientes, como derreter chocolate ou gelo. Durante a preparação, os alunos observarão e discutirão os fenómenos das mudanças de estado, identificando os processos envolvidos como fusão, solidificação, vaporização e condensação. Ao final, os alunos farão uma exposição dos pratos preparados, explanando sobre as mudanças de estado físico observadas e diferenciando entre mudanças reversíveis e irreversíveis, conectando suas experiências culinárias ao conceito científico.
O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência prática que lhes permita compreender os conceitos de mudança de estado físico dos materiais. Através da prática culinária, os alunos irão vivenciar situações de fusão e solidificação, envolvendo chocolate e gelo, por exemplo, fortalecendo sua capacidade de reconhecer os processos reversíveis e irreversíveis na ciência e em situações do cotidiano. Essa abordagem promove o desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades de observação científica.
O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo das mudanças de estado físico dos materiais, com enfoque na identificação de processos de fusão, solidificação, vaporização e condensação. Ao se envolver em uma atividade prática, os alunos terão a oportunidade de observar diretamente esses fenômenos e desenvolver uma compreensão mais profunda através das interações de grupo e discussões guiadas pelo professor.
A metodologia adotada para essa atividade se baseia na aprendizagem por experiências práticas, onde os alunos são incentivados a observar, experimentar, discutir e refletir sobre os fenômenos observados. A divisão dos alunos em grupos visa promover a cooperação e a socialização, incentivando o debate e a exploração de diferentes perspectivas. Além disso, a exposição dos resultados no final da atividade incentiva a comunicação e a argumentação.
A atividade está distribuída ao longo de 4 horas, divididas em duas aulas de 100 minutos cada. A primeira aula será voltada para introdução aos conceitos e preparação das receitas, enquanto a segunda será para a execução do plano prático e expoentes conclusivas.
A avaliação será contínua e formativa, focando na participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade. Serão considerados critérios como a capacidade de trabalhar em grupo, a habilidade de identificar e explicar as mudanças de estado físico, e a clareza na apresentação dos resultados. Exemplos incluem observar como os alunos interagem e colaboram na prática, o uso correto de terminologia científica ao descrever os fenômenos e a capacidade de argumentar sobre as mudanças reversíveis e irreversíveis durante a exposição final.
Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais gastronômicos e utensílios de cozinha que possibilitem as mudanças de estado dos ingredientes, além de recursos didáticos para a introdução teórica dos conceitos. Esses materiais são fundamentais para viabilizar a experimentação e a observação direta, promovendo uma compreensão aprofundada dos fenômenos científicos.
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