Detectives da Transformação

Desenvolvida por: Rozima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Transformação dos Materiais

Nesta atividade, intitulada 'Detectives da Transformação', alunos do 4º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de detetives científicos para investigar a transformação de diferentes materiais sob novas condições. Iremos explorar conceitos fundamentais da ciência através de uma abordagem prática e interativa. Os alunos serão divididos em equipes e cada uma receberá casos específicos que envolvem o aquecimento, resfriamento, exposição à luz e umidade de objetos do cotidiano como chocolate, gelo, papel e grãos. Antes de iniciar os experimentos, cada equipe fará suas previsões sobre as transformações que esperam ver. Em seguida, procederão com os experimentos para observar os efeitos das diferentes condições nos materiais. Após a conclusão, as equipes apresentarão suas descobertas, comparando-as com as previsões iniciais. Esta atividade não apenas fomenta o pensamento científico e a curiosidade mas também promove habilidades essenciais como trabalho em equipe, observação atenta e registro meticuloso de informações.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver nos alunos a capacidade de realizar observações científicas precisas, entender como diferentes condições podem alterar materiais e promover o pensamento crítico ao fazer previsões e comparar com os resultados. Ao trabalhar em equipes, os alunos também aprimorarão habilidades sociais e de colaboração, essenciais para o aprendizado eficaz.

  • Desenvolver o pensamento científico e a curiosidade sobre a transformação dos materiais.
  • Fomentar a habilidade de observação e registro de dados de forma sistemática.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Aprimorar habilidades de apresentação e comunicação científica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI02: Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

Conteúdo Programático

Os conteúdos abordados nesta atividade incluem a compreensão das propriedades físicas e mudanças nos materiais, os efeitos do aquecimento e resfriamento, a influência da luz e da umidade, além de enfatizar a importância do método científico através de observações, previsões e experimentações.

  • Propriedades e transformações dos materiais.
  • Efeitos do aquecimento, resfriamento, luz e umidade em diferentes materiais.
  • Método científico: observação, previsão, experimentação e registro.

Metodologia

Implementaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, transformando os alunos em detetives da ciência. Isso permitirá que eles se engajem de forma ativa e lúdica na resolução de 'casos', fazendo previsões, executando experimentos e compartilhando descobertas, facilitando a aquisição de conhecimento de maneira mais significativa e memorável.

  • Formação de equipes e distribuição de 'casos' para investigação.
  • Realização de previsões sobre as transformações dos materiais.
  • Experimentação prática sob supervisão do professor.
  • Apresentação das descobertas para a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Durante a primeira aula, será realizada a introdução teórica, formação das equipes, distribuição dos 'casos' e fase de previsões. Na segunda aula, os alunos realizarão os experimentos e prepararão suas apresentações, que serão expostas no final da aula.

  • Aula 1: Introdução, formação de equipes, distribuição dos 'casos' e fase de previsões (50 minutos).
  • Aula 2: Realização dos experimentos e apresentações das descobertas (50 minutos).

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade, na precisão e profundidade das observações e registros feitos durante os experimentos, e na qualidade das apresentações finais. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de correlacionar suas previsões com os resultados observados, assim como à colaboração e ao trabalho em equipe ao longo do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos materiais simples e acessíveis, como chocolates, pedaços de gelo, papel e grãos diversos, além de recursos para alterar as condições dos materiais, como lampadas (para luz), freezer (para resfriamento), água (para umidade) e aquecedores (para aquecimento).

  • Objetos do cotidiano para os experimentos (chocolate, gelo, papel, grãos).
  • Recursos para modificar condições dos materiais (lâmpadas, freezer, água, aquecedores).
  • Materiais para registro de observações e resultados (cadernos, lápis).
  • Câmera ou celular para documentar os experimentos (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo