Eco-Heróis: Salvando Nosso Planeta

Desenvolvida por: Isa Si… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sustentabilidade e Consciência Ambiental

A atividade 'Eco-Heróis: Salvando Nosso Planeta' é projetada para envolver os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em uma missão prática e educativa com o objetivo de promover a sustentabilidade e a consciência ambiental dentro do ambiente escolar. Divididos em pequenos grupos, os alunos serão desafiados a se transformarem em 'Eco-Heróis', responsáveis pelo desenvolvimento de projetos sustentáveis específicos para a escola. Estes projetos poderão incluir a criação de uma composteira, o desenvolvimento de uma horta escolar ou a implementação de uma campanha de reciclagem. Para isso, deverão realizar pesquisas, planejar e, por fim, apresentar seus projetos, destacando os benefícios ambientais, econômicos e sociais. Esta prática estimulará não apenas a aprendizagem ativa através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, mas também fomentará a responsabilidade ambiental, o trabalho em equipe, a pesquisa e a reflexão crítica sobre como podemos proteger o nosso planeta.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem promover o conhecimento sobre práticas sustentáveis e sua importância para o meio ambiente, estimular a consciência e responsabilidade ambiental entre os alunos, desenvolver habilidades de pesquisa, planejamento e apresentação em equipe, e aplicar a teoria aprendida em sala de aula em projetos práticos e significativos que tenham um impacto positivo na escola e na comunidade. Além disso, busca-se incentivar a criatividade, a cooperação e o pensamento crítico como ferramentas essenciais para enfrentar e solucionar problemas ambientais contemporâneos.

  • Compreender a importância da sustentabilidade e práticas ambientais responsáveis.
  • Desenvolver competências para pesquisa, planejamento e execução de projetos.
  • Fomentar a criatividade, colaboração e comunicação efetiva entre os alunos.
  • Aplicar conceitos de ciências naturais em situações práticas visando a sustentabilidade.
  • Promover a responsabilidade e consciência ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI06 - Explicar como as atividades humanas impactam os ambientes e discutir ou propor ações de preservação, recuperação ou uso sustentável da natureza.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolverá a exploração e compreensão de conceitos relativos à sustentabilidade, impactos ambientais causados por ações humanas, bem como estudos sobre reciclagem, compostagem e jardinagem. Esta abordagem multidisciplinar proporcionará aos estudantes uma base sólida sobre a qual poderão construir seus projetos sustentáveis, incentivando a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido em temas fundamentais das ciências naturais.

  • Conceitos de sustentabilidade e suas práticas
  • Impacto das atividades humanas no ambiente
  • Técnicas de compostagem e seus benefícios
  • Princípios básicos de jardinagem e horta escolar
  • Importância e métodos de reciclagem

Metodologia

Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos, uma metodologia ativa que permite aos alunos a aplicação prática do conhecimento teórico. Esta abordagem incentiva a investigação autônoma, o trabalho em equipe e a solução de problemas de forma criativa. Através de atividades práticas como a criação de composteiras, hortas escolares ou campanhas de reciclagem, os alunos serão motivados a explorar soluções sustentáveis, desenvolver e apresentar projetos, promovendo assim um aprendizado significativo e aplicável à realidade.

  • Formação de grupos e definição dos projetos
  • Pesquisa interativa e planejamento do projeto
  • Execução do projeto com acompanhamento do professor
  • Preparação e apresentação dos projetos para a turma
  • Debate e reflexão sobre os aprendizados da atividade

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida em duas sessões de 60 minutos cada, divididas em fases de planejamento, execução e apresentação. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao conceito de sustentabilidade, divididos em grupos e começarão o planejamento de seus projetos. No segundo encontro, os projetos serão finalizados e apresentados para a turma, seguidos de uma sessão de feedback e debate.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e início do planejamento dos projetos
  • Aula 2: Finalização, apresentação dos projetos e debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e criatividade dos projetos desenvolvidos, bem como na apresentação e na capacidade de argumentação sobre os benefícios ambientais, econômicos e sociais de suas propostas. Será valorizado o processo de aprendizagem, abrangendo desde a fase de pesquisa e planejamento até a execução e discussão dos projetos. O feedback construtivo será fornecido, enfocando o desenvolvimento de habilidades e a internalização dos conceitos de sustentabilidade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão materiais de base para pesquisa, tais como livros, artigos e vídeos educativos sobre sustentabilidade, além de materiais recicláveis, ferramentas de jardinagem e compostagem, dependendo dos projetos selecionados pelos grupos. A interação com a comunidade escolar também será um recurso valioso, permitindo que os alunos explorem soluções práticas e obtenham feedback sobre seus projetos.

  • Materiais educativos sobre sustentabilidade
  • Materiais recicláveis para prática de reciclagem
  • Ferramentas de jardinagem para hortas escolares
  • Materiais para criação de composteiras
  • Acesso à internet para pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo