Jogos Climáticos: Salvando o Planeta

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências da Natureza]
Temática: [Mudanças Climáticas e Sustentabilidade]

[Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao conceito de mudanças climáticas e sua relação com a poluição ambiental através de um jogo educativo interativo. Em grupos, os alunos vão assumir papéis de tomadores de decisão em um mundo virtual onde suas ações impactam diretamente o meio ambiente e o clima, enfrentando desafios que vão exigir a aplicação de conhecimentos científicos e habilidades de pensamento crítico. Após o jogo, será organizado um debate em grupo para refletir sobre as consequências das decisões tomadas durante a atividade e discutir estratégias que podem ser aplicadas para mitigar o impacto ambiental na vida real. Esta atividade busca promover uma compreensão aprofundada sobre sustentabilidade e incentivar a consciência ambiental nos alunos de forma lúdica e aplicada.]

Objetivos de Aprendizagem

[Os objetivos de aprendizagem visam desenvolver uma compreensão prática e crítica sobre o impacto humano nas mudanças climáticas. Através desta abordagem, espera-se que os alunos se conscientizem sobre a importância de tomar decisões sustentáveis ao enfrentar problemas ambientais. A atividade ancora o entendimento dos alunos na realidade ecológica atual, estimulando a percepção do seu papel como cidadãos ativos e responsáveis. O debate pós-jogo é especialmente planejado para aprofundar a reflexão individual e coletiva, incentivando os alunos a pensar sobre suas ações cotidianas e a propor soluções reais para problemas ambientais.]

  • [Desenvolver a compreensão dos impactos das ações humanas sobre o meio ambiente

Habilidades Específicas BNCC

  • [CI4C0

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático da atividade irá tocar em aspectos fundamentais das ciências da natureza relacionados a mudanças climáticas, poluição e sustentabilidade. Os conceitos trabalhados durante a atividade visam guiar os alunos para uma compreensão sólida e crítica desses fenômenos, explorando tanto suas causas quanto suas complexas consequências. Através de um enfoque prático e contextualizado, relacionado às experiências dos alunos e à realidade em que vivem, a aula servirá como um espaço para explorar não apenas o conhecimento factual, mas também as habilidades analíticas e práticas necessárias para enfrentarem desafios ambientais.]

  • [Conceitos de mudanças climáticas

Metodologia

[A metodologia da atividade será centrada no aprendizado ativo, utilizando-se de um jogo educativo que cria um ambiente virtual onde os alunos podem experimentar e observar as consequências de suas ações em simulações de cenários ambientais. Esta abordagem promove uma aprendizagem experiencial e significativa, permitindo que os alunos relacionem teoria com prática através da participação direta e colaborativa. Complementando o jogo, a roda de discussão irá fomentar o debate e a construção coletiva de conhecimento, resultando em uma experiência educacional dinâmica e rica.]

  • [Aprendizado baseado em jogos

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma da atividade foi estruturado para garantir que os alunos se envolvam de forma ativa e produtiva, aproveitando ao máximo o tempo disponível. A primeira aula será focada na introdução dos conceitos e preparação para o jogo, que ocupará a maior parte do tempo, enquanto a segunda aula será dedicada à discussão e avaliação do que foi aprendido. Esta organização permite que os alunos passem por um processo completo de imersão, aprendizagem e reflexão, facilitando a consolidação dos conhecimentos adquiridos.]

  • [Aula 1 da atividade: Introdução aos conceitos de mudanças climáticas e poluição, seguido pela explicação e início do jogo educativo (60 minutos)

Avaliação

[A avaliação será contínua e acontecerá de forma formativa ao longo da atividade. Os professores deverão observar a participação dos alunos no jogo, avaliando suas habilidades em trabalho de equipe, solução de problemas e aplicação de conceitos de sustentabilidade. Durante a roda de discussão, será importante analisar a capacidade dos alunos de comunicar suas ideias e argumentos de maneira clara e lógica, além de suas habilidades em refletir criticamente sobre as decisões tomadas. Exemplos de critérios de avaliação incluem a eficácia das soluções propostas no jogo, a cooperação com colegas e a capacidade de analisar criticamente as consequências das suas ações no debate.]

Materiais e ferramentas:

[Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais acessíveis e eficazes para facilitar tanto o jogo quanto a discussão subsequente. Ao utilizar recursos audiovisuais e tecnológicos, os alunos serão engajados em um processo de aprendizagem interativo e multimodal, que potencializa o entendimento e a retenção dos conteúdos trabalhados. A diversidade de ferramentas auxilia no atendimento às diferentes preferências de aprendizagem dos alunos, promovendo um ambiente educacional inclusivo e motivador.]

  • [Computadores ou tablets com acesso à internet para o jogo educativo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo