Mistério dos Planetas Girantes

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sistema Solar e Movimentos Celestes

Nesta atividade interativa e prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental trabalharão em equipes para explorar os mistérios do Sistema Solar, com um foco especial na Terra e na Lua. Eles serão desafiados a construir um modelo básico do Sistema Solar usando materiais recicláveis, cada equipe representando os movimentos cíclicos dos astros, como rotação e translação. Usando bolas de diferentes tamanhos e cores para simbolizar os planetas, e lanternas para representar o sol, os alunos farão observações diretas dos modelos que eles mesmos construíram. Esta atividade visa não apenas ensinar sobre os movimentos celestes, mas também estimular o pensamento crítico e a compreensão espacial dos estudantes, ajudando-os a deduzir como esses movimentos influenciam a passagem do tempo na Terra e a formação de calendários em diversas culturas. Por meio dessa abordagem prática e engajadora, os alunos poderão relacionar teoria à prática de maneira significativa e divertida, fomentando uma aprendizagem mais profunda e duradoura sobre o nosso sistema planetário.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fornecer aos estudantes uma compreensão clara e tangível dos movimentos cíclicos da Terra e da Lua, e como esses movimentos influenciam a concepção de tempo e calendários em diferentes culturas. Por meio de uma metodologia ativa e engajadora, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pensamento crítico e compreensão espacial, ao mesmo tempo em que adquirem conhecimento sobre o sistema solar. A atividade está desenhada para incentivar a colaboração e a comunicação entre os alunos, além de promover a inovação e a criatividade ao usar materiais recicláveis para a construção dos modelos. O entendimento de conceitos científicos complexos, através de metodologias ativas como esta, visa facilitar a retenção do conhecimento e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

  • Entender os movimentos cíclicos da Terra e da Lua
  • Compreender como esses movimentos influenciam a passagem do tempo e a criação de calendários
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e compreensão espacial
  • Estimular a criatividade e a inovação no uso de materiais recicláveis
  • Promover a colaboração e a comunicação entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI11: Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

Conteúdo Programático

A atividade 'Mistério dos Planetas Girantes' se encaixa perfeitamente no currículo do 4º ano do Ensino Fundamental ao abordar temas fundamentais do campo das Ciências, especificamente, os movimentos da Terra e da Lua e sua relação com a concepção de tempo e calendários em diversas culturas. Além de oferecer aos alunos a oportunidade de construir conhecimento de forma prática e interativa, a atividade está fundamentada em conceitos científicos sólidos que são cruciais para o entendimento do mundo natural e propicia uma forma dinâmica de explorar a astronomia e a física.

  • Movimentos cíclicos da Terra e da Lua
  • Influência dos movimentos celestes na passagem do tempo
  • Criação de calendários em diferentes culturas
  • Construção de modelos utilizando materiais recicláveis
  • Aplicação dos conceitos científicos na prática

Metodologia

Esta atividade é baseada na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, o que significa que os alunos aprenderão os conceitos científicos de maneira prática e divertida, através da construção de modelos do Sistema Solar. As equipes terão que pensar criticamente para representar corretamente os movimentos cíclicos dos astros celestes, analisando e ajustando seus modelos conforme necessário. O uso de materiais recicláveis incentiva a criatividade e a resolução de problemas, enquanto a simulação com lanternas ajudará a solidificar o entendimento dos conceitos de rotação e translação e seus efeitos sobre a Terra.

  • Trabalho em equipe para a construção dos modelos
  • Uso de materiais recicláveis para representação do Sistema Solar
  • Aplicação prática de conceitos como rotação e translação
  • Simulações utilizando lanternas para representar o sol
  • Discussões guiadas para dedúzir influências dos movimentos celestes

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Mistério dos Planetas Girantes' será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos e iniciarão a construção dos modelos. A segunda aula será destinada à finalização dos modelos, realização das simulações e discussões sobre as observações e conclusões deduzidas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da construção dos modelos
  • Aula 2: Finalização dos modelos, simulações e discussões

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação ativa durante a atividade, na capacidade de trabalhar em equipe, na criatividade demonstrada na construção dos modelos, e na compreensão dos conceitos científicos explorados. A avaliação também considerará a qualidade das discussões e das conclusões deduzidas pelos alunos sobre a influência dos movimentos cíclicos na Terra e na Lua, e a criação de calendários. Exemplificando: um grupo que demonstre excelente trabalho em equipe, crie um modelo preciso e participe ativamente das discussões, receberá uma avaliação mais alta.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário contar com uma série de materiais e recursos, tais como bolas de diferentes tamanhos e cores para representar os planetas, materiais recicláveis para a construção dos modelos, lanternas para simular o sol, e espaço adequado para a montagem e observação dos modelos. A integração desses recursos na atividade visa proporcionar uma experiência de aprendizagem rica, interativa e envolvente para os alunos.

  • Bolas de diferentes tamanhos e cores
  • Materiais recicláveis variados
  • Lanternas
  • Espaço adequado para a atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo