O Ovo que não Descozinha

Desenvolvida por: Lourde… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Irreversibilidade de Mudanças Químicas e Físicas

Esta atividade pedagógica prática envolve cozinhar um ovo para que os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental possam observar diretamente as mudanças irreversíveis causadas pelo aquecimento. Através desta experiência simples, mas reveladora, os estudantes serão capazes de compreender como certos processos de aquecimento resultam em mudanças permanentes, contrastando com processos que são reversíveis. Ao final da atividade, os alunos terão observado e discutido não apenas a transformação do ovo, mas também serão encorajados a comparar essa mudança com outros exemplos similares, como a queima de papel, para aprofundar seu entendimento sobre as diferenças entre mudanças físicas e químicas e a ideia de irreversibilidade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e diferenciar mudanças físicas e químicas que ocorrem no seu cotidiano, destacando-se a irrevogabilidade de certos processos como uma característica fundamental no estudo das ciências naturais. Pretende-se que os alunos possam relacionar o conhecimento adquirido com fenômenos observáveis, aumentando assim sua habilidade em realizar observações críticas sobre o mundo ao seu redor e aplicar esse conhecimento em situações diversas.

  • Observar e registrar as mudanças ocorridas no ovo após o cozimento.
  • Comparar a irreversibilidade do cozimento do ovo com outros processos como a queima de papel.
  • Discutir a diferença entre mudanças físicas e químicas.
  • Refletir sobre a importância da observação direta em experimentos científicos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI01: Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
  • EF04CI03: Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, o conteúdo programático é focado na compreensão das mudanças físicas e químicas, utilizando o cozimento do ovo como um exemplo prático de fenômeno irreversível. O conteúdo será explorado de forma a proporcionar aos alunos a habilidade de reconhecer e diferenciar essas mudanças em seu dia-a-dia, encorajando a observação, questionamento e investigação científica.

  • Definição de mudanças físicas e químicas
  • Irreversibilidade de certas mudanças
  • Exemplos práticos de mudanças irreversíveis

Metodologia

A metodologia adotada será a Atividade Mão-na-massa, permitindo que os alunos tenham uma experiência direta com o objeto de estudo através de uma abordagem prática. Esta metodologia é escolhida para favorecer a observação ativa, a curiosidade, e o aprendizado baseado na experimentação, tornando os conceitos discutidos mais tangíveis e significativos para os alunos.

  • Observação direta do processo de cozimento do ovo
  • Registro das observações em diário ou caderno de ciências
  • Discussão em grupo para comparar observações e extrair conclusões
  • Comparação com outros processos de mudança de estado físico

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, onde os alunos terão a oportunidade de cozinhar o ovo, observar as mudanças, anotar suas observações e participar de uma discussão guiada para consolidar os aprendizados.

  • Aula 1: Cozimento do ovo e atividade prática de observação

Avaliação

A avaliação desta atividade será feita através da observação da participação ativa dos alunos durante a execução da tarefa, da qualidade das observações registradas em seus diários de ciências e da capacidade de estabelecer conexões entre a experiência realizada e o conceito de mudanças irreversíveis. A avaliação também levará em consideração a participação dos alunos nas discussões, avaliando sua habilidade em comunicar suas observações e conclusões de forma clara e coerente.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem ovos, panela, água, fogão ou fonte de calor, caderno ou diário de ciências para registro das observações e material para escrita. Estes materiais são escolhidos para facilitar a realização da prática e permitir um registro detalhado das observações feitas pelos alunos.

  • Ovos
  • Panela
  • Água
  • Fogão ou fonte de calor
  • Caderno ou diário de ciências
  • Material para escrita

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo