Ossos e Músculos em Ação

Desenvolvida por: Geonar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Corpo Humano: Sistema Esquelético e Muscular

Nesta atividade educativa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o sistema esquelético e muscular do corpo humano por meio de uma abordagem prática e interativa. Antes de virem para a sala de aula, será solicitado que realizem uma pesquisa sobre os principais ossos e músculos, bem como suas funções, adotando a estratégia da Sala de Aula Invertida. Em sala, os estudantes serão divididos em grupos e receberão modelos em papelão, de gênero masculino e feminino, junto com elásticos de diferentes comprimentos. A atividade seguirá com uma Roda de Debate, estimulando os alunos a compartilharem o que aprenderam com a pesquisa prévia. Posteriormente, usarão os elásticos para representar alguns dos principais músculos no modelo de papelão, mostrando os pontos de fixação corretos. A finalização da atividade se dará com uma apresentação dos grupos, na qual explicarão o papel dos músculos e ossos na movimentação do corpo humano, utilizando os modelos de papelão como apoio visual. Este plano de aula busca não só o entendimento dos sistemas esquelético e muscular, mas também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é propiciar um aprendizado significativo sobre o sistema esquelético e muscular do corpo humano, explorando a estrutura e função dos ossos e músculos. Almeja-se que os estudantes desenvolvam habilidades de investigação científica, a partir da pesquisa pré-aula, e competências socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação e respeito à escuta durante a Roda de Debate. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar alguns dos principais ossos e músculos do corpo, compreendam a importância desses para a movimentação e sustentação do corpo humano e consigam aplicar o conhecimento adquirido em uma apresentação estruturada, efetivamente utilizando os modelos de papelão e elásticos como recursos didáticos.

  • Compreender a estrutura e função dos principais ossos e músculos do corpo humano.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Promover a comunicação eficaz e a escuta ativa em apresentações e debates.
  • Aplicar conhecimento teórico na construção de modelos que representam o sistema muscular.
  • Analisar o papel dos sistemas esquelético e muscular na movimentação e sustentação do corpo.

Conteúdo Programático

A exploração do corpo humano, especificamente dos sistemas esquelético e muscular, é fundamental para o entendimento de como nosso corpo se movimenta e se sustenta. Durante esta atividade, os alunos irão mergulhar nesses temas através de uma metodologia ativa, incluindo pesquisa independente e aprendizado colaborativo em sala de aula. A Sala de Aula Invertida permite que os alunos venham preparados com informações sobre ossos e músculos, otimizando o tempo em sala para atividades práticas. A Roda de Debate favorece a troca de conhecimentos, enquanto a construção dos modelos físicos com papelão e elásticos instiga a aplicação prática do que foi aprendido, reforçando a anatomia muscular e óssea de forma visual e tátil.

  • Estrutura e função dos ossos.
  • Estrutura e função dos músculos.
  • Importância dos sistemas esquelético e muscular na movimentação e sustentação do corpo.
  • Métodos de aprendizagem: Sala de Aula Invertida e Roda de Debate.
  • Técnicas de apresentação e comunicação em grupo.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é centrada no aluno, promovendo a autonomia no aprendizado por meio da Sala de Aula Invertida e encorajando a interação e discussão com a Roda de Debate. Essa abordagem é complementada pela aplicação prática, onde os alunos, em colaboração, construirão modelos que representam o sistema muscular utilizando papelão e elásticos. Esta estratégia didática não só facilita a compreensão dos conceitos como também promove habilidades de pesquisa, colaboração, debate e apresentação, fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Pesquisa pré-aula sobre ossos e músculos.
  • Roda de Debate para compartilhamento de conhecimentos.
  • Atividade prática de construção dos modelos musculares com papelão e elásticos.
  • Apresentação dos modelos construídos e discussão sobre suas funções.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução, realizaremos a Roda de Debate, seguindo para o início da atividade prática de construção dos modelos. A segunda aula será dedicada à finalização dos modelos e à preparação e realização das apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução, Roda de Debate e início da construção dos modelos.
  • Aula 2: Finalização dos modelos e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a Roda de Debate, na colaboração e no trabalho em equipe durante a construção dos modelos, bem como na clareza e coerência durante as apresentações finais. Será valorizada a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na pesquisa pré-aula e nas discussões, na construção dos modelos e nas explicações sobre a função dos sistemas esquelético e muscular. Exemplos práticos de sucesso incluiriam demonstração de entendimento dos pontos de fixação muscular e a relação funcional entre os músculos e os ossos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários modelos de papelão em tamanho real, masculino e feminino, elásticos de diferentes comprimentos para representar os músculos, materiais para fixação como fita adesiva ou grampos, e recursos multimídia para a apresentação e discussão. Além disso, espaços na sala de aula adequados para a formação de grupos e para a realização da Roda de Debate são essenciais, assim como acesso à internet para a pesquisa pré-aula.

  • Modelos de papelão em tamanho real (masculino e feminino).
  • Elásticos de diferentes comprimentos.
  • Materiais para fixação (fita adesiva, grampos).
  • Recursos multimídia para apresentações.
  • Acesso à internet para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo