Roda dos Ecossistemas

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Ecossistemas

A atividade intitulada 'Roda dos Ecossistemas' visa engajar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em uma dinâmica de aprendizado colaborativo e interativa, através da exploração de diferentes ecossistemas. Nesta atividade, os alunos irão se dividir em grupos e terão a responsabilidade de pesquisar sobre um ecossistema específico. Cada grupo deverá apresentar suas características principais, incluindo os componentes vivos e não vivos que o compõem. O foco será compreender o ciclo da matéria e o fluxo de energia, reconhecendo as semelhanças e diferenças que existem entre diversos ambientes naturais. A proposta é incentivar a curiosidade, promover debates construtivos e desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem definidos para esta atividade se concentram em desenvolver o entendimento dos alunos sobre o funcionamento dos ecossistemas. É fundamental que eles consigam identificar e explicar as cadeias alimentares, relacionando a interdependência entre os diferentes seres vivos. Além disso, é esperado que os alunos reconheçam o papel do Sol na produção de energia e dessa forma, consigam discutir o ciclo da matéria entre os componentes de cada ecossistema estudado. Outro aspecto relevante é a habilidade de descrever como fungos e bactérias atuam no processo de decomposição e a importância desse processo para o meio ambiente.

  • Compreender diferentes ecossistemas.
  • Identificar cadeias alimentares.
  • Relacionar o papel do Sol na produção de energia.
  • Discutir o ciclo da matéria.
  • Reconhecer a importância de fungos e bactérias na decomposição.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI04: Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
  • EF04CI05: Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
  • EF04CI06: Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Roda dos Ecossistemas' abrange conceitos fundamentais sobre ecossistemas, focando nos componentes bióticos e abióticos, bem como na interação entre eles. Será essencial explorar as características das cadeias alimentares e como a energia circula através dessas estruturas. Outra questão central será a dinâmica do ciclo da matéria, incluindo a operação de decompositores como fungos e bactérias, elucidando sua contribuição ao meio ambiente.

  • Conceito de ecossistema.
  • Componentes bióticos e abióticos.
  • Cadeias alimentares e fluxo de energia.
  • Ciclo da matéria.
  • Função dos decompositores.

Metodologia

A metodologia usada na 'Roda dos Ecossistemas' é baseada em pesquisa ativa, debate em grupo e apresentação colaborativa. Os alunos dividirão responsabilidades de pesquisa, garantido a diversidade de informações e perspectivas. As apresentações em rodízio proporcionarão uma plataforma propícia para o desenvolvimento do raciocínio crítico e a capacidade de comunicação.

  • Pesquisa em grupo.
  • Debate em roda de conversa.
  • Apresentação oral.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para ser concluído em duas sessões de 60 minutos. O primeiro encontro será dedicado à pesquisa e preparação, enquanto o segundo será destinado às apresentações e discussões, permitindo uma assimilação contextualizada do conteúdo.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação.
  • Aula 2: Apresentação e discussão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de maneira contínua e formativa, levando em consideração a participação efetiva nos debates, a qualidade e profundidade do conteúdo pesquisado e apresentado por cada grupo, assim como a capacidade de trabalhar colaborativamente. Será utilizada uma rubrica de avaliação que considera critérios como clareza na apresentação, participação ativa, relevância das informações e articulação dos conceitos aprendidos, além da postura cooperativa durante todo o processo de pesquisa e debate. Exemplos de avaliação incluem perguntas específicas durante as apresentações para verificar o entendimento dos alunos e a autoavaliação dos grupos sobre sua colaboração e aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Recursos diversos serão disponibilizados para apoiar as pesquisas e execuções da atividade. Estes irão facilitar o acesso à informação de qualidade e permitir a elucidação dos conceitos abordados, contribuindo, assim, para um aprendizado mais significativo e envolvente.

  • Material de pesquisa sobre ecossistemas.
  • Mapas geográficos.
  • Recursos audiovisuais (computador, projetor).
  • Papéis e materiais de escrita.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo