Super Decompositores: A Missão de Fungos e Bactérias

Desenvolvida por: Karen … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Decomposição e Sustentabilidade

Nesta atividade educativa prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o fascinante processo de decomposição, com um foco especial nos papéis que os fungos e as bactérias desempenham neste ciclo vital. Inicialmente, os estudantes serão introduzidos ao tema por meio de vídeos educativos selecionados, seguindo o modelo da Sala de Aula Invertida, para garantir que cheguem preparados para a parte prática. Em seguida, trabalharão em pequenos grupos para criar 'mini-composteiras', utilizando restos de alimentos e terra. Este exercício permitirá que observem, semanalmente, as mudanças ocorridas durante o processo de decomposição, registrando suas observações e discutindo a importância ambiental da compostagem e da reciclagem. Este projeto visa não apenas demonstrar o papel indispensável dos microrganismos decompositores no ecossistema, mas também fomentar a consciência ambiental entre os alunos, destacando a importância da compostagem como ferramenta de sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão profunda do processo de decomposição e a importância dos microrganismos, como fungos e bactérias, nesta cadeia. Será enfatizado o papel vital que estes decompositores desempenham no ciclo da matéria, contribuindo para a saúde do nosso planeta através da reciclagem de nutrientes. Os alunos também irão explorar como a compostagem pode ser uma prática ambientalmente sustentável, reduzindo o desperdício e fechando o loop na cadeia de reciclagem. Através desta atividade prática, espera-se desenvolver não apenas conhecimento teórico, mas também práticas sustentáveis que os alunos possam levar para suas casas e comunidades.

  • Entender o processo de decomposição e o papel dos microrganismos
  • Observar e registrar as mudanças ocorridas na mini-composteira
  • Discutir a importância da compostagem e práticas sustentáveis
  • Desenvolver consciência ambiental sobre a reciclagem de resíduos orgânicos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI04: Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
  • EF04CI05: Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
  • EF04CI06: Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incluirá uma introdução ao conceito de decomposição, focando na importância dos fungos e bactérias, agentes decompositores essenciais para o ciclo da matéria. Será abordado o estudo das cadeias alimentares, destacando a interconexão entre todos os seres vivos e o ambiente. Além disto, os alunos aprenderão sobre o ciclo da matéria e o fluxo de energia, compreendendo as diferenças fundamentais entre estes dois processos no ecossistema. A parte prática envolverá a criação e observação de mini-composteiras, proporcionando uma experiência direta do processo de decomposição e a efetiva reciclagem de matéria orgânica.

  • Introdução ao processo de decomposição
  • O papel dos microrganismos decompositores
  • Cadeias alimentares e a importância da decomposição
  • Ciclo da matéria x Fluxo de energia
  • Prática de compostagem e sua importância ambiental

Metodologia

Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade será conduzida através da Sala de Aula Invertida, onde os alunos inicialmente se prepararão em casa assistindo a vídeos educativos sobre decomposição. Em sala, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) guiará os alunos na montagem e observação das mini-composteiras, incentivando a colaboração e a aplicação prática do conhecimento. A atividade 'mão-na-massa' promoverá a exploração e a curiosidade, fundamentais para o aprendizado científico, enquanto discussões em grupo reforçarão a compreensão dos conceitos e a importância da sustentabilidade.

  • Preparação inicial com a Sala de Aula Invertida
  • Montagem e observação prática das mini-composteiras
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Discussões em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 20 horas, distribuídas em 24 aulas de 50 minutos. Iniciaremos com a fase de preparação (Sala de Aula Invertida), seguido pela montagem das composteiras, observação semanal e registros das mudanças, culminando na apresentação dos resultados e discussões sobre a importância ambiental da compostagem.

  • Aula 1-2: Introdução e vídeos educativos
  • Aula 3-4: Montagem das mini-composteiras
  • Aula 5-22: Observação semanal e registros
  • Aula 23-24: Discussão dos resultados e conscientização ambiental

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, levando em consideração a participação ativa dos alunos, a qualidade dos registros das observações, o envolvimento nas discussões em grupo e a compreensão dos conceitos científicos subjacentes à decomposição. Serão valorizadas as reflexões sobre a importância ambiental da compostagem e reciclagem, assim como a aplicação do conhecimento adquirido de maneira prática por meio das mini-composteiras. Exemplos de avaliação poderão incluir: apresentações em grupo das observações, relatórios individuais do processo de decomposição, e contribuições significativas nas discussões em classe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diferentes materiais e recursos. Esses incluem acesso a vídeos educativos sobre decomposição, recipientes adequados para a montagem das mini-composteiras, uma variedade de restos de alimentos, terra, e ferramentas para o manuseio seguro dos materiais. Recursos adicionais como fichas de observação, câmera para documentar o processo, e acesso a literatura científica e educativa complementar sobre decomposição, compostagem e sustentabilidade ambiental também serão importantes.

  • Vídeos educativos sobre decomposição
  • Recipientes para composteiras
  • Restos de alimentos e terra
  • Ferramentas para manuseio dos materiais
  • Fichas de observação e câmera
  • Literatura sobre sustentabilidade

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