Nesta atividade prática, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma viagem imaginária explorando os diversificados habitats dos vertebrados. Inicialmente, organizados em roda, será feito o sorteio dos habitats (floresta tropical, deserto, oceano, entre outros) para as equipes. Cada equipe terá a missão de criar uma história ou conto que ilustre de forma criativa os animais vertebrados típicos do habitat escolhido, ressaltando suas características físicas, comportamentais e a importância do meio ambiente para sua sobrevivência. Após o período de criação, as equipes compartilharão suas histórias em uma roda de debate, possibilitando aos alunos discutir sobre as semelhanças e diferenças entre os habitats explorados, além da interdependência entre os seres vivos e seu ambiente. Esta atividade visa promover a consciência ambiental, compreensão da biodiversidade e estimular a criatividade e habilidades de comunicação dos alunos.
Os objetivos desta atividade são proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre a diversidade de habitats dos vertebrados e sua relação intrínseca com a sobrevivência e adaptação desses animais. Busca-se fomentar a curiosidade científica, a consciência ambiental, bem como desenvolver habilidades sociais por meio da colaboração em equipe e da prática da oratória durante a roda de debate. Além disso, a atividade visa incentivar a criatividade através da construção de narrativas que integram conhecimentos científicos com imaginação.
O conteúdo programático desta atividade cobre a biodiversidade dos habitats naturais e seus vertebrados. Os alunos serão introduzidos aos diferentes tipos de habitats, as características únicas de cada um e como esses fatores influenciam na vida e adaptação dos animais vertebrados. Além disso, será abordada a importância da conservação desses habitats para a sobrevivência das espécies e a manutenção da biodiversidade.
Esta atividade será guiada pela metodologia ativa Roda de Debate, onde os alunos, além de criarem suas histórias em equipes, compartilharão e debaterão suas ideias com a turma. Este formato promove o engajamento, a troca de conhecimentos entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades como oratória e argumentação. A interação constante e o uso de exemplos concretos dos habitats e animais vertebrados estimularão o pensamento crítico e a consciência ambiental.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a formação das equipes, apresentação da atividade e início da criação das histórias. Na segunda aula, as equipes finalizarão suas histórias e participarão da roda de debate para compartilhar e discutir com a turma.
A avaliação será formativa e contemplará a participação, colaboração, criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos durante a atividade. Serão avaliados tanto o conteúdo científico presente nas histórias quanto as habilidades de comunicação na roda de debate. Sugere-se o uso de rubricas para avaliar aspectos específicos como clareza, criatividade, precisão científica e habilidades interpessoais. Exemplos de situações avaliadas podem incluir: o uso efetivo de argumentos, a clareza na exposição de ideias, respeito pelos colegas durante o debate, entre outros.
Para a execução desta atividade serão necessários recursos básicos como papel, lápis, borracha e marcadores coloridos para a criação das histórias. Além disso, pode-se utilizar recursos tecnológicos, como tablet ou computador, para pesquisas sobre os habitats e seus vertebrados. A utilização de livros e materiais didáticos de ciências também enriquecerá o conhecimento dos alunos sobre o tema.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula