Caça ao Tesouro da Sustentabilidade

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sustentabilidade

A atividade 'Caça ao Tesouro da Sustentabilidade' é uma proposta pedagógica prática, destinada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que almeja promover um aprendizado significativo sobre o uso sustentável da água e de outros materiais. Antecipadamente, os alunos serão orientados a pesquisar em casa sobre diferentes práticas sustentáveis, abrindo espaço para a utilização da metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida'. Com a pesquisa prévia, espera-se que os estudantes cheguem em sala com um conhecimento básico e prontos para compartilhá-lo em equipe. Na sala, serão formadas equipes que participarão de uma caça ao tesouro, onde cada pista desvendada os levará a novas informações sobre sustentabilidade. As pistas fornecidas promoverão reflexões e discussões em grupo, culminando na criação de um mapa de ideias sustentáveis. Este mapa será composto pelas informações coletadas durante a atividade, onde cada grupo poderá adicionar seus conhecimentos prévios. Ao final da aula, os grupos apresentarão seus mapas, propondo novas formas de incorporar práticas sustentáveis no cotidiano, promovendo uma conexão direta com a realidade de cada um.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade tem como objetivo engajar os alunos com conceitos de sustentabilidade de forma prática e interativa, aproveitando a metodologia ativa para transformar os participantes em agentes ativos do processo de aprendizado. O foco está em promover a conscientização sobre a importância do uso sustentável da água e outros materiais em nosso cotidiano, bem como estimular habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. Deseja-se também que os estudantes sejam capazes de relacionar os conteúdos aprendidos com suas vivências, reconhecendo a importância de práticas sustentáveis para a conservação do meio ambiente e bem-estar social.

  • Explorar práticas sustentáveis do uso da água e de outros materiais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular a criatividade ao propor soluções sustentáveis aplicáveis no cotidiano.
  • Compreender e aplicar o conceito de sustentabilidade no contexto de suas próprias vidas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está alinhado à BNCC e visa proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender a sustentabilidade por meio de atividades práticas e interativas. Serão abordados temas como o ciclo da água, propriedades dos materiais, práticas sustentáveis no uso da água e dos materiais, além da importância da sustentabilidade para o equilíbrio do ecossistema e da sociedade. A caça ao tesouro, enquanto metodologia, permite que esses conceitos sejam explorados de maneira lúdica e significativa.

  • Ciclo da água
  • Propriedades físicas dos materiais
  • Práticas sustentáveis de uso da água
  • Importância da sustentabilidade no equilíbrio dos ecossistemas

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, incentivando os alunos a realizar pesquisas prévias em casa, para que cheguem preparados para a caça ao tesouro. Em sala, as equipes seguirão pistas que os desafiam a pensar criticamente sobre práticas sustentáveis. A criação do mapa de ideias fomenta a discussão e reflexão em equipe, promovendo uma aprendizagem significativa.

  • Pesquisa prévia em casa sobre práticas sustentáveis.
  • Formação de equipes para a caça ao tesouro.
  • Utilização da sala de aula e materiais didáticos para esconder pistas.
  • Criação de um mapa de ideias sobre sustentabilidade por cada equipe.
  • Apresentação e discussão dos mapas de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma única aula de 240 minutos, permitindo que os alunos explorem amplamente o tema da sustentabilidade por meio de uma caça ao tesouro envolvente, seguida de discussões em grupo e apresentações.

  • Aula 1: Caça ao Tesouro da Sustentabilidade

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação de cada aluno durante toda a atividade. Consideraremos a qualidade e relevância das pesquisas prévias trazidas pelos alunos, o engajamento e contribuição durante a caça ao tesouro, a criatividade e exequibilidade das ideias propostas nos mapas de sustentabilidade, bem como a clareza e coesão nas apresentações finais. Buscaremos observar o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e comunicação. Exemplos específicos de contribuições dos alunos serão utilizados para fornecer feedback construtivo e personalizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, utilizaremos diversos materiais, tais como pistas impressas relacionadas à sustentabilidade, materiais recicláveis para exemplificar reutilização, clips de vídeo e artigos sobre sustentabilidade para embasar as pesquisas prévias e o espaço da sala de aula para esconder as pistas.

  • Pistas impressas
  • Materiais recicláveis
  • Clips de vídeo sobre sustentabilidade
  • Artigos sobre práticas sustentáveis
  • Espaço da sala de aula

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo