Caçadores de Constelações

Desenvolvida por: Marian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Astronomia

Introduzir os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à astronomia de uma maneira prática e interativa, utilizando a tecnologia e técnicas de aprendizado modernas, é o principal objetivo da atividade 'Caçadores de Constelações'. Divididos em grupos, os estudantes serão levados a explorar o céu noturno, seja fisicamente no pátio da escola ou virtualmente por meio de aplicativos digitais e mapas celestes, para identificar diversas constelações. Cada grupo será responsável por uma constelação específica, sobre a qual deverão pesquisar e descobrir os períodos do ano em que se torna mais visível. Essa investigação culminará em uma Roda de Debate, onde as descobertas de cada equipe serão compartilhadas, fomentando uma discussão sobre os motivos pelos quais certas constelações só são observáveis em determinadas épocas do ano. Esta atividade visa não apenas ensinar conceitos fundamentais de astronomia, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação em público.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa engajar os alunos do 5º ano em uma experiência educacional rica, que abarca não só o aprendizado de fatos astronômicos, como também o desenvolvimento de habilidades críticas de pesquisa, observação e apresentação. Os objetivos específicos incluem facilitar o entendimento do movimento aparente das estrelas no céu noturno, a identificação de constelações e o reconhecimento de que a visibilidade destas varia com o tempo, devido ao movimento de rotação da Terra. Além disso, pretende-se que os estudantes desenvolvam habilidades de trabalho em equipe ao colaborar na coleta e apresentação de informações, bem como aprimorar suas capacidades de comunicação durante a Roda de Debate.

  • Identificar e reconhecer constelações específicas no céu noturno usando mapas celestes e aplicativos digitais.
  • Entender o conceito de rotação da Terra e como ele influencia a visibilidade das constelações.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação ao preparar e compartilhar descobertas sobre constelações.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz através da colaboração em grupos e participação em debates.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI10: Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
  • EF05CI11: Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
  • EF05CI12: Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange os fundamentos da astronomia, focando na identificação de constelações e na compreensão dos movimentos celestes. Os alunos aprenderão sobre diferentes constelações, suas histórias e mitologias associadas, além de estudar o movimento de rotação da Terra e como ele afeta o que é visível no céu noturno em diferentes épocas do ano. Este programa enriquecerá seus conhecimentos científicos e suas habilidades analíticas.

  • Identificação e história de constelações específicas
  • Uso de aplicativos digitais e mapas celestes para observação astronômica
  • Movimento de rotação da Terra e seu impacto na observação astronômica
  • Preparação e condução de debates sobre temas astronômicos

Metodologia

A atividade 'Caçadores de Constelações' será conduzida utilizando metodologias ativas, particularmente a Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate. Inicialmente, os alunos receberão materiais de estudo prévios e diretivas de pesquisa sobre suas constelações designadas. Durante as sessões práticas, trabalharão em grupo para localizar as constelações usando ferramentas digitais ou observação direta. O processo será enriquecido por discussões guiadas e uma sessão de debate, onde compartilharão suas descobertas, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo.

  • Uso de Sala de Aula Invertida para preparo prévio dos alunos.
  • Observação prática no pátio da escola ou via recursos online para a identificação das constelações.
  • Realização de Roda de Debate para compartilhamento e discussão das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está planejada para acontecer ao longo de três encontros de 50 minutos cada, totalizando 150 minutos ou 3,6 aulas. O primeiro encontro será destinado à introdução teórica e distribuição de tarefas de pesquisa. No segundo, os alunos farão observações práticas. No terceiro e último encontro, será realizada a Roda de Debate, na qual cada grupo apresentará suas descobertas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de astronomia e distribuição das constelações por grupo.
  • Aula 2: Observação prática das constelações no pátio da escola ou por meio de recursos online.
  • Aula 3: Realização da Roda de Debate e discussão sobre as constelações observadas.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará de maneira formativa e somativa, considerando tanto a participação individual quanto o trabalho em grupo. Serão avaliados o empenho na pesquisa sobre as constelações, a eficácia da apresentação em grupo durante a Roda de Debate, como também a contribuição individual nas discussões. A habilidade de usar adequadamente os recursos tecnológicos para a identificação das constelações também será um critério. Exemplos de bom desempenho incluem demonstração clara de conhecimento sobre a constelação estudada e uma participação ativa e construtiva no debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos recursos tanto físicos quanto digitais. Mapas celestes impressos e aplicativos de astronomia para smartphones ou tablets serão indispensáveis para a observação e identificação das constelações. Além disso, acesso à internet para pesquisa prévia e para uso de ferramentas online de observação celestial, caso a observação direta não seja possível. Materiais de apoio para a apresentação das descobertas, como cartolinas e marcadores, também serão preparados para facilitar a comunicação visual durante a Roda de Debate.

  • Mapas celestes impressos e digitais
  • Aplicativos de astronomia para dispositivos móveis
  • Acesso à Internet para pesquisa e ferramentas online de astronomia
  • Materiais para apresentação (cartolina, marcadores)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo