Desafio dos Materiais

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Propriedades físicas dos materiais

O 'Desafio dos Materiais' é uma atividade prática e interativa destinada ao 5º ano do Ensino Fundamental. Esta atividade envolve uma competição amigável em que os alunos, divididos em equipes, investigam diferentes propriedades dos materiais tais como solubilidade, dureza e elasticidade. Utilizando uma abordagem mão-na-massa, os alunos terão a chance de explorar e aprender de forma concreta sobre essas propriedades ao testar a solubilidade de materiais em água, observar a resistência de materiais sob força mecânica e verificar a elasticidade de materiais flexíveis. Ao final da atividade, cada equipe apresentará suas descobertas, proporcionando uma oportunidade para discussão coletiva sobre como as propriedades físicas dos materiais influenciam sua funcionalidade e aplicação no cotidiano. Materiais comuns e acessíveis, como sal, açúcar, borracha, pequenos blocos de madeira e metal serão utilizados, tornando a aprendizagem tangível e relevante.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 5º ano uma compreensão prática e aprofundada sobre as propriedades físicas dos materiais através de experiências diretas e investigações em grupo. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e explicar a relevância da solubilidade, dureza e elasticidade dos materiais no dia a dia, aplicando esse conhecimento em situações cotidianas. Também objetiva-se fomentar o desenvolvimento de habilidades essenciais como trabalho em equipe, pensamento crítico, capacidade de investigação e comunicação eficaz.

  • Identificar as propriedades físicas dos materiais, incluindo solubilidade, dureza e elasticidade
  • Relacionar as propriedades dos materiais com suas funcionalidades e aplicações na vida cotidiana
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação durante a realização das atividades em grupo
  • Aplicar o método científico através da investigação, observação e registro de resultados

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI01: Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
  • EF05CI02: Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

Conteúdo Programático

Este plano de aula cobre aspectos fundamentais das propriedades físicas dos materiais, tornando os alunos capazes de compreender conceitos científicos de forma prática. A atividade está estruturada para incentivar a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas através da experimentação e observação. Este conteúdo é essencial não apenas para cumprir os requisitos da BNCC mas para ajudar os alunos a entenderem a importância da ciência em sua vida diária.

  • Propriedades dos materiais: solubilidade, dureza e elasticidade
  • Método científico: observação, registro e conclusão
  • Aplicação das propriedades dos materiais no cotidiano
  • Trabalho em equipe e apresentação de descobertas

Metodologia

A abordagem mão-na-massa será a base da metodologia deste plano. Por meio de atividades práticas, os alunos terão a oportunidade de tocar, ver e sentir os materiais, realizando experimentos que conduzam ao entendimento das propriedades físicas estudadas. A colaboração em equipe será incentivada, assim como a comunicação eficiente para a apresentação dos resultados. Esta metodologia ativa permite que os alunos sejam protagonistas em seu processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.

  • Divisão dos alunos em equipes para promover o trabalho colaborativo
  • Realização de experimentos práticos para testar as propriedades dos materiais
  • Apresentação dos resultados por cada equipe, promovendo a oratória e a argumentação
  • Discussão em grupo para relacionar os resultados dos experimentos com situações do cotidiano

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução do tema e a divisão dos alunos em equipes, seguida pela execução dos experimentos. Na segunda aula, as equipes apresentarão suas descobertas e discutirão suas implicações práticas.

  • Aula 1: Introdução do tema, formação das equipes e realização dos experimentos
  • Aula 2: Apresentação e discussão dos resultados pelos alunos

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada no envolvimento individual e em equipe durante todas as etapas da atividade, incluindo a realização dos experimentos, a capacidade de trabalhar colaborativamente, a qualidade das observações e registros, bem como a apresentação e defesa dos resultados. Será dada especial atenção ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, argumentação e aplicação prática dos conhecimentos científicos aprendidos. Exemplos de critérios incluem: clareza na apresentação dos resultados, precisão no uso de conceitos científicos, criatividade na aplicação dos conhecimentos em situações cotidianas e espírito de equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, tais como copos de plástico ou vidro, água, sal, açúcar, borracha, pequenos blocos de madeira e itens de metal. Além dos materiais para os experimentos, será preciso disponibilizar espaço para a realização dos testes e apresentações, bem como ferramentas para o registro das observações e resultados, como papéis, canetas e, se possível, dispositivos eletrônicos para a pesquisa.

  • Copos de plástico ou vidro
  • Água, sal e açúcar
  • Borracha, blocos de madeira e itens de metal
  • Papéis, canetas e dispositivos eletrônicos para pesquisa
  • Espaço adequado para a realização dos experimentos e apresentações

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