Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se tornarão 'Detetives da Densidade', investigando como diferentes materiais interagem com a água. Cada aluno ou grupo de alunos receberá objetos variados feitos de madeira, plástico, metal, borracha, entre outros. Eles utilizarão um recipiente com água para testar suas hipóteses sobre quais objetos flutuarão ou afundarão. Esta investigação prática visa compreender a densidade dos materiais e como ela afeta o comportamento dos objetos na água. Posteriormente, os alunos discutirão suas descobertas em grupo, articulando suas observações com os conceitos de densidade. Para sintetizar o aprendizado, cada grupo criará um mural explicativo, demonstrando visualmente seus entendimentos sobre a densidade e suas implicações para diferentes materiais no cotidiano.
O objetivo desta atividade é oferecer aos alunos uma experiência prática e investigativa sobre a densidade dos materiais, promovendo a habilidade de realizar predições, observações e análises científicas. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de aplicar o conceito de densidade para explicar fenômenos naturais e do cotidiano, assim como aprimorar suas habilidades de trabalho em equipe, comunicação e apresentação de ideias de forma criativa através da criação de murais explicativos.
A atividade 'Detetives da Densidade' está alinhada ao currículo de Ciências da Natureza, focando na compreensão das propriedades físicas dos materiais, especificamente a densidade. A metodologia ativa aplicada incentiva os alunos a se envolverem ativamente na construção do conhecimento, fortalecendo a conexão entre teoria e prática e fomentando habilidades de investigação científica, análise crítica e trabalho colaborativo.
Utilizaremos a metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de sua aprendizagem. Ao experimentar, prever e discutir os resultados, eles constroem conhecimento de maneira participativa. O trabalho em grupo para a criação do mural serve como um momento de síntese e expressão criativa, incentivando a troca de ideias e a consolidação de aprendizados.
A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução dos conceitos e a execução dos experimentos. Na segunda aula, os alunos discutirão os resultados e trabalharão na criação do mural.
A avaliação será baseada no envolvimento dos alunos durante a experimentação, sua participação nas discussões e na qualidade e criatividade do mural criado pelo grupo. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de aplicar o conceito de densidade para explicar os resultados observados, além de sua habilidade em trabalhar em equipe e comunicar suas ideias de forma clara e coerente.
Para a realização desta atividade, precisaremos de um conjunto de objetos de diferentes materiais (madeira, plástico, metal, borracha), recipientes com água, papéis ou cartolinas para a criação dos murais, além de materiais de arte (lápis de cor, marcadores, cola, etc.) para a decoração destes. Será importante também ter acesso a espaço adequado para a realização dos experimentos e para a exposição dos murais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula