Nesta atividade prática, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se transformarão em cientistas por um dia, mergulhando no fascinante mundo da evolução dos seres vivos. A turma será dividida em pequenos grupos, e cada um receberá fichas informativas sobre diversos seres vivos, que abarcam desde microorganismos, como bactérias, até seres mais complexos, como mamíferos, além de se estender a seres do passado, como os dinossauros. Nestas fichas, constarão informações cruciais como períodos históricos, características físicas e habitats naturais. Mediante uma discussão guiada, que promoverá a interação entre os alunos e estimulará o pensamento crítico, cada grupo deverá elaborar e apresentar sua própria teoria sobre como esses seres evoluíram ao longo do tempo e quais estratégias desenvolveram para sobreviver em seus respectivos habitats. Para consolidar o aprendizado, os alunos terão a tarefa de criar uma linha do tempo evolutiva, utilizando os materiais fornecidos, onde posicionarão os seres vivos de acordo com suas hipóteses de evolução e adaptação.
O objetivo desta atividade é oferecer aos alunos uma oportunidade de explorar os conceitos de evolução e adaptação dos seres vivos em um contexto interativo e prático. Pretende-se, assim, facilitar a compreensão dos complexos processos evolutivos que moldaram e continuam moldando a biodiversidade da Terra. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e comunicação, fundamentais para o pleno desenvolvimento dos estudantes como cidadãos conscientes e participativos.
O conteúdo programático da atividade está diretamente alinhado à proposta de trazer a complexidade do estudo da evolução e das adaptações dos seres vivos de uma maneira que seja acessível e estimulante para alunos do 5º ano. A partir da execução da atividade, espera-se que os estudantes tenham um panorama geral e compreensível sobre como diferentes fatores históricos, ambientais e genéticos contribuem para a diversidade biológica encontrada no planeta.
A metodologia ativa será o pilar desta atividade, onde os alunos atuarão como protagonistas do seu aprendizado, incentivando a pesquisa, discussão e construção do conhecimento de forma colaborativa. Serão utilizadas fichas informativas como recurso didático principal, além de outras ferramentas para a criação da linha do tempo, promovendo um ambiente imersivo e estimulante para a exploração dos temas propostos.
A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos, período no qual os alunos passarão por todas as etapas propostas, desde a recepção das fichas informativas até a apresentação de suas conclusões e linhas do tempo.
A avaliação será realizada considerando o envolvimento e participação efetiva dos alunos durante todas as etapas da atividade. Avaliar-se-á a capacidade de argumentação, criatividade nas conclusões sobre a evolução e adaptação dos seres vivos, além da habilidade de trabalhar em equipe. A qualidade e a coerência das linhas do tempo criadas também serão critérios importantes de avaliação. Exemplos de adaptações inovadoras e corretas posicionadas na linha do tempo receberão destaque especial.
Os principais recursos para a realização desta atividade incluem fichas informativas sobre os seres vivos, materiais para a criação da linha do tempo (como papel kraft, marcadores, cola e tesoura) e acesso a livros ou plataformas digitais para pesquisa adicional. Esses recursos foram escolhidos para facilitar o engajamento e a interatividade durante a atividade, tornando o aprendizado mais dinâmico e visual.
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