Nesta atividade prática denominada 'Detetives de Algoritmos', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos numa aventura de descoberta e aprendizado sobre algoritmos. A atividade tem como premissa a utilização de uma caça ao tesouro para ensinar conceitos básicos de sequências lógicas e pensamento computacional. Divididos em grupos, os alunos receberão conjuntos de instruções, ou algoritmos, que os orientarão a localizar objetos ou locais específicos dentro da escola. Após a conclusão dessa etapa, cada grupo terá o desafio de criar seus próprios algoritmos, de forma a guiar outro grupo até um objeto escondido. Essa dinâmica inspirada na metodologia ativa 'Mão-na-massa' possibilitará não apenas a compreensão da importância de instruções sequenciais e lógicas, mas também promoverá o desenvolvimento do pensamento crítico e colaborativo entre os participantes.
O objetivo principal desta atividade é introduzir os alunos ao conceito básico de algoritmos, proporcionando uma compreensão inicial sobre pensamento computacional. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de raciocínio lógico, capacidade de seguir e criar instruções sequenciais, e fomentar o trabalho em equipe e a comunicação efetiva. Ao desvendar os 'tesouros' através dos algoritmos dados e ao elaborar seus próprios algoritmos para outros grupos, os estudantes irão praticar a solução de problemas de maneira criativa e colaborativa, habilidades estas essenciais para o século XXI.
A atividade se enquadra na interseção entre Matemática e Tecnologia, abordando a introdução a conceitos de pensamento computacional, especificamente algoritmos. O conteúdo programático foi desenhado para que os alunos notem a aplicação prática de sequências lógicas, tanto em contextos computacionais quanto no cotidiano, estimulando assim a identificação e resolução de problemas de forma sistemática e criativa.
A atividade será guiada pela metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos terão a oportunidade de aprender sobre algoritmos de maneira prática e interativa. Trabalhando em grupos, eles vivenciarão o processo de seguir e criar algoritmos, o que facilita a compreensão dos conceitos e estimula a participação ativa. A troca de papéis entre ser o 'executor' do algoritmo e o 'criador' promove uma aprendizagem significativa e oferece uma perspectiva abrangente sobre o tema.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao conceito de algoritmos e explicação da atividade. Na segunda aula, os alunos participarão da caça ao tesouro. E, na terceira aula, os alunos criarão e trocarão seus próprios algoritmos, além de uma discussão final sobre o aprendizado.
A avaliação será baseada na participação ativa, na habilidade de seguir as instruções (algoritmos) propostas, na clareza e funcionalidade dos algoritmos criados pelos alunos e na contribuição para o trabalho em equipe. Será dada ênfase à forma como os estudantes articulam o pensamento lógico e sequencial na resolução de problemas, além da criatividade e inovação na criação de suas próprias sequências. A discussão final oferecerá a oportunidade de reflexão sobre os processos utilizados e as estratégias de resolução aplicadas.
Para a realização desta atividade, serão necessários objetos para serem encontrados durante a caça ao tesouro, papéis para anotação dos algoritmos, marcadores, bem como um espaço adequado, podendo ser a sala de aula ou áreas externas da escola. A escolha dos objetos e locais deve ser feita de maneira que estimule o pensamento crítico e a observação atenta por parte dos alunos.
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