Detetives do Aedes: Uma Missão de Campo

Desenvolvida por: Ingrid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Saúde e prevenção de doenças

A atividade 'Detetives do Aedes: Uma Missão de Campo' é uma jornada educativa planejada para envolver os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na identificação e prevenção de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Equipados com lupas e fichas de observação, os alunos sairão em missão de campo pelo ambiente escolar, incluindo pátios, canteiros e áreas propensas ao acúmulo de água, transformando-se em jovens exploradores na busca por potenciais focos do mosquito. Ao longo desta jornada, os estudantes aprenderão a reconhecer características importantes do ambiente que favorecem a proliferação do Aedes aegypti. Após a coleta e análise de dados, em um diálogo interativo que promove a conscientização sobre saúde pública e meio ambiente, os alunos serão incentivados a criar um mapa dos pontos críticos identificados e a discutir medidas de prevenção e controle. A culminância do projeto será a confecção de cartazes informativos, criados pelos próprios alunos, com informações sobre as estratégias de combate ao mosquito, destinados a disseminar o conhecimento adquirido pela comunidade escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar nos alunos a percepção crítica sobre a importância da prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além de desenvolver habilidades de observação, análise e síntese. Os estudantes aprenderão a aplicar conceitos básicos de ciências em situações reais, promovendo a construção do conhecimento de maneira ativa e significativa. Ao assumir o papel de detetives em uma missão de campo, esperamos que os alunos desenvolvam a capacidade de colaborar com seus pares, tomar decisões embasadas e comunicar suas descobertas eficazmente, preparando-os para agir como agentes transformadores em suas comunidades.

  • Desenvolver habilidades de observação e investigação científica.
  • Compreender o ciclo de vida do Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas.
  • Identificar e mapear potenciais criadouros do Aedes aegypti.
  • Propor medidas de prevenção e controle do mosquito.
  • Criar e socializar material informativo sobre prevenção e controle do Aedes aegypti.

Conteúdo Programático

A atividade será ancorada em conceitos-chave das ciências da natureza, tais como ecologia, saúde humana e responsabilidade social. Abordando estes temas de maneira integrada, os alunos são convidados a refletir sobre o impacto de suas ações no ambiente e na saúde da comunidade. A prática de saída de campo, aliada à criação de materiais educativos, reforça a importância de aprender fazendo, um aspecto essencial na construção do conhecimento científico e na formação de cidadãos conscientes e atuantes.

  • Ciclo de vida do Aedes aegypti
  • Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
  • Métodos de prevenção e controle do mosquito
  • Importância da saúde pública e da prevenção de doenças
  • Construção de campanhas informativas em saúde e meio ambiente

Metodologia

Utilizando uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, a atividade será estruturada em torno de uma missão investigativa, promovendo o engajamento ativo dos alunos. A metodologia ativa Saída de Campo permitirá que os estudantes exploram o entorno escolar como verdadeiros cientistas, enquanto a atividade Mão-na-massa facilitará o desenvolvimento prático das soluções identificadas. A Sala de Aula Invertida será aplicada na preparação para a saída de campo, onde os alunos terão o primeiro contato com o tema por meio de recursos digitais, preparando-os para a coleta de dados no mundo real.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro etapas, perfazendo um total de 4 horas ao longo de uma semana. Cada sessão de 50 minutos será destinada a uma fase específica do projeto, desde a preparação teórica até a análise final e comunicação dos resultados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e preparação para a saída de campo.
  • Aula 2: Saída de campo para coleta de dados.
  • Aula 3: Análise dos dados coletados e início da criação do mapa.
  • Aula 4: Desenvolvimento e apresentação dos cartazes informativos.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e contínua, baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade das observações registradas nas fichas de campo, na contribuição para a construção do mapa dos pontos críticos e na criatividade e informatividade dos cartazes produzidos. Será dada especial atenção ao desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e capacidade de comunicação. Exemplos de boas práticas e descobertas significativas serão compartilhados e discutidos em sala, valorizando o processo de aprendizagem individual e coletiva.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da missão de campo, serão necessários recursos como lupas, fichas de observação, câmeras fotográficas ou celulares para registros visuais, além de materiais para a confecção dos cartazes, incluindo papel, canetas coloridas e colas. A utilização de mapas da escola ou arredores servirá como base para o mapeamento dos pontos críticos. Recursos digitais também serão explorados para a pesquisa e preparação prévia dos alunos.

  • Lupas
  • Fichas de observação
  • Câmeras fotográficas ou celulares
  • Materiais para confecção de cartazes
  • Mapas da escola/arredores

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