Diário de um Animal da Caatinga

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Ciências Naturais
Temática: Animais da Caatinga

Esta atividade visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o bioma Caatinga, com foco em um de seus animais típicos. Os estudantes serão incentivados a selecionar um animal específico da Caatinga para pesquisar sobre seus hábitos, alimentação, desafios diários e interação com o ambiente. Este projeto não só aumenta a consciência ambiental entre os jovens, mas também desenvolve habilidades de escrita criativa e empatia, permitindo-lhes escrever um diário imaginário do ponto de vista do animal escolhido. Essa abordagem imersiva e criativa estimula a pesquisa, a escrita e a compreensão ecológica, incorporando metodologias ativas de aprendizagem por meio de atividades práticas e reflexivas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar uma aprendizagem significativa sobre a fauna da Caatinga, promovendo a compreensão dos desafios enfrentados pelos animais nesse bioma peculiar. Almeja-se estimular a capacidade dos alunos em realizar pesquisas autônomas, melhorar suas habilidades de escrita criativa e fomentar a empatia pelos seres vivos. Adicionalmente, pretende-se desenvolver o pensamento crítico sobre questões ambientais e a importância da conservação dos biomas.

  • Pesquisar e compreender a fauna da Caatinga.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa.
  • Promover a empatia pelos animais e compreensão dos seus desafios diários.
  • Estimular a pesquisa autônoma e o pensamento crítico sobre conservação ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Produzir textos escritos, digitais e multimodais, considerando sua situação comunicativa, o tema/assunto do texto e seu gênero.
  • EF05CI02: Descrever práticas de intervenção no ambiente (recursos naturais, modos de produção, coleta seletiva, reciclagem) que considerem e respeitem a interdependência entre os seres vivos.
  • EF05LP13: Utilizar, ao produzir texto, as marcas de oralidade, imagens e outros recursos gráficos e sonoros de forma a garantir a coerência e a coesão.
  • EF15AR06: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de criação artísticos.
  • EF05CI08: Identificar e valorizar a biodiversidade dos biomas brasileiros, discutindo a importância da preservação deste patrimônio natural.

Conteúdo Programático

Esta atividade interdisciplinar abrangente prevê a integração da linguagem, com foco em escrita criativa e leitura, e das ciências naturais, com ênfase no estudo da biodiversidade, ecologia e conservação da Caatinga. Ao desempenharem o papel de um animal típico deste bioma, os estudantes desenvolverão uma apreciação mais profunda pela vida selvagem local e suas complexidades ecológicas.

  • Características gerais da Caatinga.
  • Espécies animais típicas da Caatinga e suas estratégias de sobrevivência.
  • Impactos ambientais no bioma da Caatinga e práticas de conservação.
  • Técnicas de escrita criativa aplicadas à redação do diário.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, a atividade será conduzida através de pesquisa autônoma, discussões em grupo e sessões de escrita criativa. Os alunos primeiramente serão apresentados ao bioma da Caatinga e a seus desafios. Em seguida, formarão grupos para pesquisar sobre um animal específico, discutir suas descobertas e, finalmente, redigir o diário do ponto de vista do animal, integrando conhecimentos científicos e linguísticos de maneira criativa e reflexiva.

  • Apresentação sobre a Caatinga.
  • Pesquisa em grupo sobre os animais.
  • Discussão em grupo para compartilhar as descobertas.
  • Escrita do diário em primeira pessoa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação do bioma e dos animais, seguida da pesquisa em grupo. A segunda aula será dedicada à escrita e à apresentação dos diários.

  • Aula 1: Introdução ao bioma da Caatinga e pesquisa sobre os animais.
  • Aula 2: Redação do diário do ponto de vista do animal e compartilhamento.

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade do aluno de integrar os conhecimentos adquiridos sobre o animal e o bioma da Caatinga na criação de um diário coeso e criativo. Considerará a pesquisa realizada, originalidade, uso adequado da linguagem e a capacidade de transmissão de empatia e conhecimento sobre as condições de vida do animal. Adicionalmente, será valorizada a participação ativa nas discussões em grupo e o engajamento durante toda a atividade. Exemplos de critérios podem incluir a precisão das informações científicas, a riqueza detalhes imaginativos e a clareza da escrita.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o uso de materiais para pesquisa, como livros, acesso a internet e computadores ou tablets. Além disso, recomenda-se a utilização de mapas da Caatinga, imagens e vídeos sobre o bioma e seus animais, para inspirar os estudantes na redação dos diários. Espaços adequados para pesquisa em grupo e discussão também são essenciais para facilitar o aprendizado colaborativo e a troca de ideias.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Livros e artigos sobre a Caatinga e sua biodiversidade.
  • Mapas, imagens e vídeos do bioma da Caatinga.
  • Espaço para realização de atividades em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo