Exploradores do Corpo Humano

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Vida e Evolução em Sistemas Digestório e Respiratório

Nesta atividade, os alunos do 5º ano serão convidados a explorar os sistemas digestório e respiratório. No primeiro momento, em uma roda de debate, discutirão como esses sistemas funcionam e sua importância no processo de nutrição. Em uma segunda fase, usando a sala de aula invertida, os alunos serão responsáveis por pesquisar e apresentar partes específicas dos sistemas, destacando suas funções. Essa abordagem interdisciplinar visa não apenas desenvolver o conhecimento científico, mas também as habilidades de comunicação, colaboração e senso de responsabilidade, cruciais para o crescimento acadêmico e pessoal dos alunos. Além disso, é uma oportunidade para integrar o conhecimento adquirido com outras disciplinas, como a matemática e a linguagem, por meio da leitura, interpretação de textos e apresentação oral estruturada.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade enfatizam a compreensão clara dos sistemas digestório e respiratório, seu papel no corpo humano e como eles trabalham juntos para sustentar a vida. A atividade visa desenvolver nos alunos a capacidade crítica de identificar as funções essenciais de cada sistema e argumentar sobre sua interdependência no processo de nutrição. A exploração desses sistemas permitirá integrar o conhecimento de Ciências com habilidades comunicativas ao propor debates e apresentações, beneficiando a competência oral e escrita dos alunos. Igualmente, a atividade buscará estimular a curiosidade científica e a autonomia na busca por informações, essencial para o progresso acadêmico.

  • Compreender o papel dos sistemas digestório e respiratório no processo de nutrição.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.
  • Fortalecer capacidades de argumentação e pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI06: Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é estruturado para dar suporte a uma compreensão abrangente e interligada dos sistemas digestório e respiratório e seu papel no corpo humano. Iniciaremos com uma discussão sobre a nutrição e a função de cada sistema, seguindo para uma análise aprofundada de suas partes constituintes. Este estudo permitirá que os alunos façam conexões entre os sistemas, promovendo uma visão sistêmica do corpo humano. Além disso, a abordagem prática, por meio de pesquisa e apresentações, integrará o conhecimento teórico aplicado, proporcionando um aprendizado ativo e dinâmico que reforça a compreensão e retenção do conteúdo.

  • Introdução aos sistemas digestório e respiratório.
  • Funções e inter-relações dos sistemas na nutrição.
  • Estudo das partes e componentes dos sistemas.

Metodologia

Para garantir um aprendizado profundo e engajado, a atividade utilizará metodologias ativas como a Roda de Debate e a Sala de Aula Invertida. Ambas promovem a participação ativa e colaborativa dos alunos, incentivando a troca de experiências e a construção coletiva do conhecimento. O debate inicial estimula a escuta ativa, o respeito a diferentes opiniões e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia e resiliência. Já a metodologia da sala de aula invertida coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo autonomia e responsabilidade ao realizar pesquisas e apresentações sobre temas específicos. Essa abordagem contribui para uma aprendizagem significativa e contextualizada.

  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi dividido em duas aulas de 50 minutos cada, permitindo um desenvolvimento progressivo e abrangente do tema. Na primeira aula, será realizada uma Roda de Debate para introduzir o tema e estimular a curiosidade dos alunos sobre os sistemas digestório e respiratório. Na segunda aula, os alunos estarão preparados para entrar em ação com a Sala de Aula Invertida, apresentando suas descobertas e analisando o que foi aprendido com a pesquisa sobre os sistemas, promovendo uma reflexão conjunta e consolidando o conhecimento de forma prática.

  • Aula 1: Roda de Debate sobre a importância dos sistemas digestório e respiratório na nutrição.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando os alunos sobre a importância dos sistemas digestório e respiratório. Explique brevemente como eles contribuem para a nutrição e forneça exemplos do dia a dia, como o processo de respiração ao comer. Permita que os alunos compartilhem suas ideias iniciais sobre os dois sistemas, estimulando a curiosidade e o interesse. É importante que você incentive uma participação livre e aberta, tomando notas das contribuições mais relevantes para utilizar na roda de debate.

    Momento 2: Roda de Debate - Funcionamento dos Sistemas (Estimativa: 20 minutos)
    Acompanhe os alunos durante a organização do círculo de debate. Divida a turma em dois grupos, focando inicialmente no sistema digestório. Permita que um grupo discuta como os alimentos são digeridos e utilizados pelo corpo. Oriente o outro grupo a debater sobre o sistema respiratório, focando em como a respiração contribui para a produção de energia a partir do alimento. Durante o debate, observe se os alunos conseguem conectar informações e incentivem a troca de ideias com base no que estudaram. Utilize técnicas de questionamento para aprofundar a discussão, como Por que você acha que essa função é importante no nosso corpo?.

    Momento 3: Síntese e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Encaminhe os alunos para uma reflexão conjunta sobre os principais pontos discutidos durante a roda de debate. Peça que cada grupo compartilhe o que aprendeu com o outro. É importante que cada aluno apresente, em uma breve fala, um entendimento formado a partir do debate. Avalie a argumentação e o pensamento crítico dos alunos, considerando a clareza e lógica de suas falas. Finalize destacando a inter-relação entre os sistemas digestório e respiratório e convide-os a continuarem explorando o tema em casa.

    Momento 4: Fechamento com Perspectiva (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula conectando o aprendizado do dia com outras áreas do conhecimento, como a importância de uma alimentação saudável e equilibrada em matemática e como a linguagem expressa entendimentos complexos por meio de debate em língua portuguesa. Sugira aos alunos que pesquisem mais sobre temas relacionados, reforçando a utilidade do conhecimento científico para o bem-estar e saúde. Dê um feedback geral sobre a participação dos alunos na roda de debate, comentando positivamente sobre a colaboração e respeito entre eles.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere sempre a inclusão nas atividades, promovendo a participação de todos. Para alunos que possam ter dificuldades auditivas ou de comunicação, é vital garantir que suas vozes sejam ouvidas e compreendidas, utilizando materiais visuais como representações ilustrativas dos sistemas e legendas escritas. Incentive o uso de recursos tecnológicos, se disponíveis, e promova um ambiente em que todos os alunos se sintam confortáveis para compartilhar suas opiniões e ideias. Permita pausas adicionais para os alunos que precisem de mais tempo para processar as informações e participe ativamente na mediação de qualquer desconforto ou desafio de acessibilidade.

  • Aula 2: Apresentações e discussão em sala de aula com a metodologia de Sala de Aula Invertida.
  • Momento 1: Revisão das Pesquisas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando as pesquisas realizadas pelos alunos sobre as partes específicas dos sistemas digestório e respiratório. Permita que cada grupo compartilhe rapidamente os pontos-chave de suas descobertas. É importante que você faça perguntas que ajudem os alunos a conectar as partes específicas com o funcionamento geral dos sistemas.

    Momento 2: Apresentações dos Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma nos grupos que trabalharam nas pesquisas e convide cada grupo a apresentar suas descobertas de forma organizada, com suporte visual, como cartazes ou slides. Observe se os alunos conseguem explicar claramente suas partes e responder às perguntas dos colegas. É importante que o professor monitore o tempo de cada apresentação e forneça feedback imediato sobre a clareza das ideias e a qualidade das exposições.

    Momento 3: Discussão e Integração (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma discussão em classe sobre como as diferentes partes apresentados integram-se no funcionamento geral dos sistemas digestório e respiratório. Permita que os alunos questionem uns aos outros e incentivem a conexão de ideias de diferentes apresentações. Técnica de questionamento Socrático pode ser utilizada para aprofundar a compreensão. Observe se os alunos estão utilizando evidências das pesquisas em suas argumentações.

    Momento 4: Síntese e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula pedindo aos alunos que escrevam rapidamente um parágrafo de síntese sobre o que foi aprendido, destacando como as partes dos sistemas se conectam para contribuir para a nutrição. Recolha estas sínteses para avaliar o entendimento individual dos alunos. Encoraje os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outras disciplinas.

Avaliação

A avaliação será contínua e multifacetada, considerando diferentes estratégias para garantir o alcance dos objetivos de aprendizagem. Será utilizada uma abordagem de avaliação formativa, onde o progresso dos alunos será observado durante as discussões e apresentações, oferecendo feedback imediato e construtivo que incentive o desenvolvimento contínuo. Outra estratégia de avaliação inclui projetos grupais, onde os alunos podem ser avaliados por suas pesquisas e capacidade de colaboração. Os critérios de avaliação englobam a clareza nas apresentações, a capacidade de conexão entre os sistemas, o uso de argumentos bem fundamentados e a habilidade de trabalhar em grupo. Feedbacks serão dados a cada dinâmica de classe, permitindo aos alunos reflexões sobre seu progresso e áreas de melhoria. Adicionalmente, é possível adaptar os critérios de acordo com o ritmo individual dos alunos, promovendo uma avaliação justa e inclusiva.

  • Observação contínua durante debates e apresentações.
  • Feedbacks construtivos e imediatos.
  • Avaliação de projetos colaborativos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais didáticos tradicionais e digitais, como livros, artigos e vídeos, que apoiarão a pesquisa dos alunos sobre os sistemas digestório e respiratório. Ferramentas tecnológicas, como computadores e acesso à internet, são fundamentais para viabilizar a metodologia de Sala de Aula Invertida, garantindo que os alunos possam realizar as pesquisas necessárias. Utilização de cartazes e murais para as apresentações visuais também são encorajadas, além de material de apoio para anotações durante as rodas de debate.

  • Livros e artigos sobre sistemas digestório e respiratório.
  • Computadores e acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para apresentações visuais, como cartazes.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a inclusão é um aspecto importante para garantir a equidade no ambiente de aprendizado. Portanto, é fundamental considerar estratégias que garantam a participação de todos os alunos, independentemente de suas condições ou dificuldades específicas. Embora essa turma não apresente necessidades especiais conhecidas, sempre é necessário preparar-se para possibilitar o total engajamento de cada aluno no processo de aprendizagem. Prever atividades ajustáveis em complexidade, oferecer variados formatos de apresentação de conteúdo e considerar diferentes estilos de aprendizagem são exemplos de como personalizar o ensino, assegurando que todos encontrem maneiras de se envolver e prosperar academicamente. Para aqueles que possam enfrentar dificuldades de acesso à tecnologia, ao analisar a possibilidade de assistir vídeos, recomenda-se emprestar dispositivos, se possível, ou permitir a realização das atividades na própria escola, sob a supervisão de educadores.

  • Adaptação de atividades para atender diferentes ritmos de aprendizado.
  • Uso de múltiplos formatos de conteúdo.
  • Facilitar o acesso a recursos tecnológicos na escola.

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