Nesta atividade prática intitulada 'Exploradores Hídricos: Uma Aventura na Estação de Tratamento', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade única de visitar uma estação de tratamento de água local, onde poderão observar e aprender sobre os processos envolvidos na preparação da água que chega às nossas torneiras. Antes da visita, os alunos serão incentivados a pesquisar sobre o ciclo da água e diferentes métodos de tratamento de água, preparando-os para uma experiência rica em aprendizado. Durante a visita, eles observarão as diversas fases do tratamento da água, coletarão amostras em variadas etapas do processo e realizarão testes de qualidade. Essa experiência prática não apenas ampliará seu conhecimento científico mas também sensibilizará sobre a importância do tratamento de água para a saúde pública e a preservação ambiental. Após a visita, uma roda de debate permitirá que os alunos compartilhem suas percepções e aprendizados, estimulando a reflexão crítica sobre as responsabilidades individuais e coletivas na gestão da água.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento prático e detalhado sobre o tratamento da água, por meio de uma experiência imersiva que transcende a aprendizagem em sala de aula. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o ciclo da água e seus estados físicos para compreender as complexas etapas do tratamento da água, bem como reconhecer a importância da cobertura vegetal e dos solos na manutenção desse ciclo vital. Além disso, mira-se fomentar uma conversação crítica sobre o uso sustentável da água, engajando os alunos na busca por soluções para desafios contemporâneos ligados à gestão dos recursos hídricos.
Este plano de aula cobre o ciclo hidrológico, o tratamento de água e a importância da conservação ambiental. Através das pesquisas pré-visita, observação direta na estação de tratamento, coleta e análise de amostras, seguidas de uma roda de debate reflexiva, os alunos abordarão temas essenciais como mudanças de estado físico da água, a importância vital da cobertura vegetal, e os desafios e soluções para o uso sustentável da água.
Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade incorpora Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, e Sala de Aula Invertida. Os alunos iniciarão com pesquisas individuais como preparação, seguidas por uma experiência prática de observação e interação durante a visita à estação de tratamento. Finalizando, a roda de debate favorecerá a consolidação do conhecimento adquirido, estimulando a expressão de opiniões e soluções criativas.
Este projeto é estruturado em 4.8 aulas de 50 minutos cada, divididas em fase de preparação (1 aula), visita à estação (2.8 aulas, incluindo deslocamento), e roda de debate pós-visita (1 aula).
A avaliação será baseada na participação ativa durante todas as fases da atividade, desde a preparação até o debate final. A capacidade de aplicar conceitos aprendidos na análise das amostras coletadas, a qualidade das contribuições durante o debate, e um relatório de experiência individual demonstrando compreensão do processo de tratamento de água e a reflexão sobre a importância da conservação de recursos hídricos serão critérios chave. Exemplos de boas práticas serão reconhecidos e incentivados, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para as pesquisas prévias, transporte para a estação de tratamento, kits de teste de qualidade da água para uso durante a visita, além de material para anotações e câmeras ou smartphones para registro fotográfico. Este conjunto de ferramentas e materiais proporcionará aos alunos uma experiência imersiva e completa.
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