Exploradores Hídricos: Uma Aventura na Estação de Tratamento

Desenvolvida por: Jéssic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: Tratamento de Água

Nesta atividade prática intitulada 'Exploradores Hídricos: Uma Aventura na Estação de Tratamento', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade única de visitar uma estação de tratamento de água local, onde poderão observar e aprender sobre os processos envolvidos na preparação da água que chega às nossas torneiras. Antes da visita, os alunos serão incentivados a pesquisar sobre o ciclo da água e diferentes métodos de tratamento de água, preparando-os para uma experiência rica em aprendizado. Durante a visita, eles observarão as diversas fases do tratamento da água, coletarão amostras em variadas etapas do processo e realizarão testes de qualidade. Essa experiência prática não apenas ampliará seu conhecimento científico mas também sensibilizará sobre a importância do tratamento de água para a saúde pública e a preservação ambiental. Após a visita, uma roda de debate permitirá que os alunos compartilhem suas percepções e aprendizados, estimulando a reflexão crítica sobre as responsabilidades individuais e coletivas na gestão da água.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento prático e detalhado sobre o tratamento da água, por meio de uma experiência imersiva que transcende a aprendizagem em sala de aula. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o ciclo da água e seus estados físicos para compreender as complexas etapas do tratamento da água, bem como reconhecer a importância da cobertura vegetal e dos solos na manutenção desse ciclo vital. Além disso, mira-se fomentar uma conversação crítica sobre o uso sustentável da água, engajando os alunos na busca por soluções para desafios contemporâneos ligados à gestão dos recursos hídricos.

  • Compreender o processo de tratamento da água e sua importância para a saúde e o meio ambiente.
  • Observar e analisar as mudanças de estado físico da água no ciclo hidrológico.
  • Debater sobre o uso sustentável da água e a conservação do ecossistema.
  • Aplicar conhecimentos práticos em análises de qualidade da água.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI02: Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
  • EF05CI03: Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
  • EF05CI04: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula cobre o ciclo hidrológico, o tratamento de água e a importância da conservação ambiental. Através das pesquisas pré-visita, observação direta na estação de tratamento, coleta e análise de amostras, seguidas de uma roda de debate reflexiva, os alunos abordarão temas essenciais como mudanças de estado físico da água, a importância vital da cobertura vegetal, e os desafios e soluções para o uso sustentável da água.

  • Ciclo da água
  • Processo de tratamento da água
  • Importância da cobertura vegetal
  • Uso sustentável da água e suas implicações

Metodologia

Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade incorpora Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, e Sala de Aula Invertida. Os alunos iniciarão com pesquisas individuais como preparação, seguidas por uma experiência prática de observação e interação durante a visita à estação de tratamento. Finalizando, a roda de debate favorecerá a consolidação do conhecimento adquirido, estimulando a expressão de opiniões e soluções criativas.

  • Pesquisa pré-visita sobre o ciclo da água e tratamento
  • Saída de campo para estação de tratamento de água
  • Coleta e análise de amostras de água
  • Roda de debate sobre a experiência e aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

Este projeto é estruturado em 4.8 aulas de 50 minutos cada, divididas em fase de preparação (1 aula), visita à estação (2.8 aulas, incluindo deslocamento), e roda de debate pós-visita (1 aula).

  • Aula 1: Preparação e pesquisa sobre o ciclo da água e tratamento.
  • Aula 2 e 3: Visita à estação de tratamento de água.
  • Aula 4: Roda de debate e compartilhamento de experiências.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante todas as fases da atividade, desde a preparação até o debate final. A capacidade de aplicar conceitos aprendidos na análise das amostras coletadas, a qualidade das contribuições durante o debate, e um relatório de experiência individual demonstrando compreensão do processo de tratamento de água e a reflexão sobre a importância da conservação de recursos hídricos serão critérios chave. Exemplos de boas práticas serão reconhecidos e incentivados, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para as pesquisas prévias, transporte para a estação de tratamento, kits de teste de qualidade da água para uso durante a visita, além de material para anotações e câmeras ou smartphones para registro fotográfico. Este conjunto de ferramentas e materiais proporcionará aos alunos uma experiência imersiva e completa.

  • Acesso à internet
  • Transporte para a estação de tratamento
  • Kits de teste de qualidade da água
  • Material para anotações
  • Câmeras ou smartphones

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo