A atividade 'Guardião das Plantas e do Meio Ambiente' busca sensibilizar os alunos sobre a interdependência entre cobertura vegetal e equilíbrio ambiental. Durante a atividade, os alunos participam de uma Roda de Debate em grupos, abordando a importância das plantas no ciclo da água, na retenção e conservação dos solos e na melhoria da qualidade do ar atmosférico. Através de exemplos práticos e discussões sobre situações reais, os estudantes são incentivados a elaborar argumentos sólidos que destacam o papel essencial das plantas para a sustentabilidade dos recursos naturais. Neste processo, visamos não apenas o desenvolvimento do pensamento crítico e argumentativo, mas também um maior engajamento com a preservação ambiental.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são promover uma compreensão profunda sobre os benefícios da cobertura vegetal para o equilíbrio do ciclo hídrico, a saúde do solo e a qualidade do ar. Queremos que os alunos identifiquem as razões pelas quais as plantas são indispensáveis no contexto ambiental e desenvolvam competências para discutir e argumentar sobre a preservação dos ecossistemas naturais.
O conteúdo programático focaliza a função das plantas no ciclo da água, na conservação dos solos e na melhoria da qualidade do ar. A intenção é fornecer uma base teórica que auxilia os alunos na argumentação e na defesa de suas ideias acerca da preservação ambiental.
A Roda de Debate é a metodologia central desta atividade, permitindo aos alunos desenvolver suas habilidades de comunicação e argumentação. Com base em pesquisas e colaborativamente, os alunos construirão seus argumentos, apoiando suas opiniões em dados concretos atingidos através de um aprendizado ativo e reflexivo.
O cronograma da atividade é distribuído ao longo de duas aulas de 1 hora cada. Durante a primeira aula, introduziremos o tema e faremos a divisão dos grupos, promovendo uma pesquisa inicial. Na segunda aula, ocorrerá a Roda de Debate, com apresentação dos argumentos desenvolvidos pelos grupos.
A avaliação será realizada com base em três critérios principais: participação ativa dos alunos, a relevância e coerência dos argumentos apresentados e a capacidade de usar exemplos práticos para sustentar seus pontos de vista. Cada grupo será observado durante o debate, e feedback será dado para encorajar o progresso contínuo. Exemplificando, um grupo que demonstre compreensão sólida do tema apresentando exemplos convincentes receberá uma avaliação superior àquela de um grupo que tenha argumentos generalistas e sem embasamento.
Os recursos necessários incluem materiais audiovisuais para a apresentação inicial, cartolinas para anotações dos grupos e acesso a bibliotecas digitais ou físicas para pesquisa. Tais recursos são fundamentais para proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.
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