Guardião das Plantas e do Meio Ambiente

Desenvolvida por: Patríc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Ciclo da Água, Conservação dos Solos e Qualidade do Ar

A atividade 'Guardião das Plantas e do Meio Ambiente' busca sensibilizar os alunos sobre a interdependência entre cobertura vegetal e equilíbrio ambiental. Durante a atividade, os alunos participam de uma Roda de Debate em grupos, abordando a importância das plantas no ciclo da água, na retenção e conservação dos solos e na melhoria da qualidade do ar atmosférico. Através de exemplos práticos e discussões sobre situações reais, os estudantes são incentivados a elaborar argumentos sólidos que destacam o papel essencial das plantas para a sustentabilidade dos recursos naturais. Neste processo, visamos não apenas o desenvolvimento do pensamento crítico e argumentativo, mas também um maior engajamento com a preservação ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são promover uma compreensão profunda sobre os benefícios da cobertura vegetal para o equilíbrio do ciclo hídrico, a saúde do solo e a qualidade do ar. Queremos que os alunos identifiquem as razões pelas quais as plantas são indispensáveis no contexto ambiental e desenvolvam competências para discutir e argumentar sobre a preservação dos ecossistemas naturais.

  • Compreender a função das plantas no ciclo da água.
  • Analisar como a vegetação contribui para a conservação do solo.
  • Identificar o papel das plantas na qualidade do ar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI01: Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
  • EF05CI02: Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
  • EF05CI03: Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focaliza a função das plantas no ciclo da água, na conservação dos solos e na melhoria da qualidade do ar. A intenção é fornecer uma base teórica que auxilia os alunos na argumentação e na defesa de suas ideias acerca da preservação ambiental.

  • Ciclo hidrológico e a importância da vegetação.
  • Processo de conservação e erosão do solo.
  • Inter-relação entre plantas e qualidade do ar.

Metodologia

A Roda de Debate é a metodologia central desta atividade, permitindo aos alunos desenvolver suas habilidades de comunicação e argumentação. Com base em pesquisas e colaborativamente, os alunos construirão seus argumentos, apoiando suas opiniões em dados concretos atingidos através de um aprendizado ativo e reflexivo.

  • Divisão dos alunos em grupos para debate.
  • Construção coletiva de argumentos baseados em pesquisa.
  • Simulação de cenários reais para contextualização prática.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é distribuído ao longo de duas aulas de 1 hora cada. Durante a primeira aula, introduziremos o tema e faremos a divisão dos grupos, promovendo uma pesquisa inicial. Na segunda aula, ocorrerá a Roda de Debate, com apresentação dos argumentos desenvolvidos pelos grupos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e organização dos grupos.
  • Aula 2: Roda de Debate e apresentação dos argumentos.

Avaliação

A avaliação será realizada com base em três critérios principais: participação ativa dos alunos, a relevância e coerência dos argumentos apresentados e a capacidade de usar exemplos práticos para sustentar seus pontos de vista. Cada grupo será observado durante o debate, e feedback será dado para encorajar o progresso contínuo. Exemplificando, um grupo que demonstre compreensão sólida do tema apresentando exemplos convincentes receberá uma avaliação superior àquela de um grupo que tenha argumentos generalistas e sem embasamento.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais audiovisuais para a apresentação inicial, cartolinas para anotações dos grupos e acesso a bibliotecas digitais ou físicas para pesquisa. Tais recursos são fundamentais para proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.

  • Projetor multimídia para exposição teórica.
  • Cartolinas e marcadores para rascunhos de discussão.
  • Acesso a bibliotecas ou internet para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo