Missão Detetive: A Busca por Materiais Sustentáveis

Desenvolvida por: Ellen … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sustentabilidade e Meio Ambiente

Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de detetives por um dia, em uma aventura educativa de exploração e aprendizado sobre sustentabilidade. A missão será investigar a escola e seus arredores em busca de materiais que estejam sendo usados de forma insustentável. Através dessa experiência mão-na-massa, os estudantes desenvolverão habilidades de observação, análise crítica e trabalho em equipe, enquanto aprendem sobre impactos ambientais e a importância da sustentabilidade. Após a 'missão de campo', os alunos se agruparão para discutir suas descobertas, pensando coletivamente em formas mais sustentáveis de uso ou descarte desses materiais. Cada grupo, então, elaborará um projeto ou campanha para promover essas práticas sustentáveis entre a comunidade escolar, aplicando o conhecimento adquirido de maneira criativa e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática da sustentabilidade, envolvendo-os diretamente na identificação de práticas insustentáveis e incentivando-os a pensar em soluções criativas e aplicáveis para esses problemas. Pretende-se desenvolver não só a conscientização ambiental, mas também habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, solução de problemas e comunicação eficaz. Além disso, buscamos integrar conhecimentos interdisciplinares que perpassam as áreas de Ciências, Geografia e Artes, estimulando a conexão entre conhecimento teórico e prático.

  • Identificar práticas insustentáveis na escola e arredores
  • Compreender o impacto de tais práticas no meio ambiente
  • Desenvolver soluções criativas e sustentáveis para problemas identificados
  • Promover a conscientização ambiental na comunidade escolar
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, e comunicação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI05: Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Conteúdo Programático

A atividade é profundamente alinhada à matriz curricular do 5º ano do Ensino Fundamental, visando o desenvolvimento de competências relacionadas à sustentabilidade, ciências ambientais e práticas de consumo consciente. Essa experiência de aprendizado abrange conceitos de ecologia, gestão de resíduos, reutilização e reciclagem, além de estimular a percepção do impacto das ações humanas no ambiente. Através da investigação ativa e do desenvolvimento de projetos, os alunos aplicarão teorias à prática, fortalecendo sua compreensão sobre a importância de adotar hábitos sustentáveis.

  • Conceitos de sustentabilidade e impacto ambiental
  • Gestão de resíduos: reutilização, reciclagem e redução
  • Práticas de consumo consciente
  • Impactos das ações humanas no meio ambiente
  • Desenvolvimento de projetos e campanhas de conscientização

Metodologia

Utilizaremos uma abordagem pedagógica inovadora, incorporando metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos, e Aprendizagem Baseada em Jogos. Essa combinação oferece uma experiência de aprendizagem dinâmica e engajadora, onde os alunos são os principais agentes do seu processo educativo. Na prática, eles irão explorar, investigar, discutir em grupo e criar soluções práticas para os desafios encontrados, aplicando o conhecimento adquirido de forma concreta e impactante. O uso dessas metodologias ativas fomenta um ambiente de aprendizado colaborativo e criativo, essencial para o desenvolvimento de habilidades do século XXI.

  • Exploração e investigação do ambiente escolar
  • Discussão em grupos sobre as descobertas
  • Desenvolvimento de projetos e campanhas sustentáveis
  • Apresentação dos projetos à comunidade escolar
  • Reflexão crítica sobre os resultados alcançados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 6 horas, divididas em 6 aulas de 60 minutos cada. Cada sessão será dedicada a uma fase específica do projeto, garantindo um progresso estruturado e coerente desde a investigação inicial até a apresentação dos projetos finais.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de sustentabilidade e briefing da missão
  • Aula 2: Missão de campo para identificação de práticas insustentáveis
  • Aula 3: Discussão em grupo das descobertas e brainstorming de soluções
  • Aula 4: Planejamento dos projetos ou campanhas de conscientização
  • Aula 5: Desenvolvimento dos projetos
  • Aula 6: Apresentação dos projetos e reflexão sobre a atividade

Avaliação

A avaliação será baseada no envolvimento ativo dos alunos em todas as fases da atividade, desde a coleta de informações até o desenvolvimento e apresentação dos projetos. Consideraremos critérios como criatividade, pesquisa, colaboração, solução de problemas, e eficácia da campanha desenvolvida. A apresentação dos projetos servirá como uma avaliação somativa, onde a comunidade escolar terá a oportunidade de dar feedback, valorizando o processo de aprendizagem ativa e a contribuição de cada grupo para a promoção da sustentabilidade na escola.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos variados, incluindo materiais para pesquisa (livros, acesso à internet), materiais recicláveis para a criação dos projetos, ferramentas artísticas para o desenvolvimento das campanhas, e espaços adequados tanto para a investigação quanto para a apresentação dos projetos. Encorajamos o uso de tecnologia, como câmeras e softwares de edição, para documentar e promover os projetos, além de materiais didáticos que auxiliem no entendimento dos conceitos de sustentabilidade.

  • Materiais de pesquisa (livros, acesso à internet)
  • Materiais recicláveis
  • Ferramentas artísticas (papéis, tintas, pincéis)
  • Câmeras e softwares de edição
  • Espaços para pesquisa e apresentação dos projetos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo