Missão Nutrição: Investigando o Corpo Humano

Desenvolvida por: Anaild… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sistemas do corpo humano

Nesta atividade interativa, os alunos do 5º ano atuarão como cientistas para explorar a interdependência entre os sistemas digestório e respiratório no processo de nutrição do corpo humano. Por meio de investigação, desenhos, cartazes ou dramatizações, os estudantes se aprofundarão nas funções específicas de cada sistema, descobrindo como eles se combinam para nutrir o organismo. A formação de pequenos grupos permitirá que cada equipe se dedique a um aspecto particular do processo de nutrição, culminando em uma apresentação integrada e colaborativa para a turma. Este plano de aula destina-se a promover a pesquisa ativa, cooperação em equipe e aprimorar as habilidades de comunicação dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda de como os sistemas digestório e respiratório trabalham em conjunto para nutrir o corpo humano. Os estudantes serão encorajados a desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação, ao mesmo tempo em que aplicam conhecimentos teóricos em situações práticas. Espera-se também que eles sejam capazes de identificar e descrever as funções principais de cada sistema e compreender a interrelação entre eles no processo de nutrição.

  • Descrever as funções dos sistemas digestório e respiratório.
  • Explicar como os sistemas digestório e respiratório trabalham juntos para nutrir o corpo.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação.
  • Criar uma apresentação colaborativa sobre o processo de nutrição.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI06: Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, será abordado os sistemas digestório e respiratório, focando no seu papel essencial para a nutrição e manutenção da saúde do corpo humano. Os alunos investigarão cada sistema separadamente, para depois explorar a interação entre eles. Essa abordagem não só reforça o conteúdo programático específico, mas também promove uma compreensão integrada de como o corpo funciona de maneira coesa.

  • Funções do sistema digestório
  • Funções do sistema respiratório
  • Interdependência dos sistemas no processo de nutrição
  • Importância da nutrição para a saúde do corpo

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, com a intenção de envolver os alunos diretamente no processo de aprendizado. Eles serão divididos em pequenos grupos, cada um focando em um aspecto diferente do processo de nutrição. A pesquisa, discussões em grupo, e a criação de representações visuais ou dramatizações permitirão que os alunos explorem os conceitos de maneira prática. Este método promove a participação ativa, permitindo que o conteúdo seja assimilado de forma mais eficaz e significativa.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa guiada
  • Criação de representações visuais
  • Dramatizações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo adequado para pesquisa, discussão, criação e apresentação dos trabalhos pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos sistemas digestório e respiratório; formação dos grupos e início das pesquisas.
  • Aula 2: Continuação das pesquisas; preparação e apresentação dos trabalhos para a turma.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as fases de pesquisa e apresentação, na qualidade e precisão das informações apresentadas, e na capacidade de trabalhar em equipe. Observar-se-á também a criatividade e o esforço na preparação das representações visuais ou dramatizações. Será dada atenção especial à habilidade dos alunos de explicar como os sistemas digestório e respiratório interagem no processo de nutrição. Exemplos práticos e argumentos bem fundamentados serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para confecção de cartazes (papel, canetas, lápis de cor), além de espaços adequados para as dramatizações. Esses recursos são essenciais para permitir que os alunos explorem o tema de maneira criativa e aprofundada.

  • Acesso à internet
  • Materiais para cartazes
  • Espaço para dramatizações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo