Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental receberão uma introdução sobre os sistemas digestório e respiratório, destacando suas funções essenciais no processo de nutrição. Após essa exposição, os estudantes serão organizados em grupos, e a cada um será atribuído um 'caso misterioso' que envolve a transformação de alimentos em nutrientes, evidenciando a função desses sistemas. O objetivo é que eles utilizem o conhecimento adquirido para resolver o caso, se apoiando em argumentos baseados em ciência. A defesa de suas teorias será feita em uma Roda de Debate, promovendo uma atividade energética e participativa, na qual poderão exercitar o pensamento crítico, a oratória e a capacidade de argumentação científica, tudo isso num cenário prático de descoberta e aprendizado sobre como nosso corpo utiliza os nutrientes de forma integrada entre os sistemas digestório e respiratório.
O objetivo dessa atividade é fomentar nos alunos a compreensão de como os alimentos são transformados em nutrientes essenciais e como o corpo humano utiliza esses nutrientes, com um foco especial nos sistemas digestório e respiratório. Os alunos aprenderão a relacionar teoria à prática, desenvolvendo habilidades críticas de raciocínio, argumentação baseada em evidências científicas e trabalho em equipe. Além disso, o exercício busca promover uma conscientização sobre a importância da alimentação saudável e do funcionamento do nosso corpo, incentivando hábitos saudáveis e interesse contínuo pelas ciências.
O conteúdo programático desta atividade se concentra nos sistemas digestório e respiratório, abordando seus componentes, funcionamento e importância para a nutrição e saúde geral do organismo. Os alunos explorarão como os alimentos são convertidos em nutrientes e como o corpo os utiliza, enfatizando o papel desses dois sistemas nesse complexo processo biológico. Através dos casos misteriosos, os conceitos serão abordados de maneira dinâmica, tornando o aprendizado mais significativo e aplicável ao dia a dia.
A metodologia inclui uma abordagem ativa e participativa, iniciando com uma exposição dialogada sobre os temas propostos para depois engajar os alunos em uma atividade prática de resolução de casos. Essa dinâmica será enriquecida com a Roda de Debate, onde os alunos terão a oportunidade de defendem suas hipóteses. Este método permite que os alunos se tornem protagonistas do seu processo de aprendizado, estimulando o pensamento crítico, a cooperação e a oratória.
A avaliação será realizada com base na participação individual e em grupo durante as atividades, avaliando o entendimento das funcionalidades dos sistemas digestório e respiratório e sua importância na nutrição. A capacidade de argumentação, a coerência nas explicações e o trabalho em equipe também serão critérios avaliados. Exemplos práticos e a qualidade da defesa na Roda de Debate mostrarão o grau de entendimento dos alunos sobre a matéria, permitindo um feedback construtivo sobre as áreas de conhecimento abordadas.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como: lousa ou quadro digital para a apresentação dos conceitos iniciais, materiais de escrita para os alunos, impressões dos 'casos misteriosos', espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Além disso, recomenda-se a utilização de vídeos e materiais interativos disponíveis na internet para enriquecer a exposição inicial e auxiliar na visualização dos sistemas digestório e respiratório.
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