Mistério no Corpo Humano: O Caso dos Nutrientes Desaparecidos

Desenvolvida por: Elisa (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sistemas do corpo humano e sua relação com a nutrição

Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental receberão uma introdução sobre os sistemas digestório e respiratório, destacando suas funções essenciais no processo de nutrição. Após essa exposição, os estudantes serão organizados em grupos, e a cada um será atribuído um 'caso misterioso' que envolve a transformação de alimentos em nutrientes, evidenciando a função desses sistemas. O objetivo é que eles utilizem o conhecimento adquirido para resolver o caso, se apoiando em argumentos baseados em ciência. A defesa de suas teorias será feita em uma Roda de Debate, promovendo uma atividade energética e participativa, na qual poderão exercitar o pensamento crítico, a oratória e a capacidade de argumentação científica, tudo isso num cenário prático de descoberta e aprendizado sobre como nosso corpo utiliza os nutrientes de forma integrada entre os sistemas digestório e respiratório.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é fomentar nos alunos a compreensão de como os alimentos são transformados em nutrientes essenciais e como o corpo humano utiliza esses nutrientes, com um foco especial nos sistemas digestório e respiratório. Os alunos aprenderão a relacionar teoria à prática, desenvolvendo habilidades críticas de raciocínio, argumentação baseada em evidências científicas e trabalho em equipe. Além disso, o exercício busca promover uma conscientização sobre a importância da alimentação saudável e do funcionamento do nosso corpo, incentivando hábitos saudáveis e interesse contínuo pelas ciências.

  • Entender as funções dos sistemas digestório e respiratório no processo de nutrição.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e defesa de ideias com base científica.
  • Aprimorar o trabalho em equipe através da resolução de problemas em grupo.
  • Promover uma compreensão prática sobre a importância da alimentação saudável e saúde.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI06: Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se concentra nos sistemas digestório e respiratório, abordando seus componentes, funcionamento e importância para a nutrição e saúde geral do organismo. Os alunos explorarão como os alimentos são convertidos em nutrientes e como o corpo os utiliza, enfatizando o papel desses dois sistemas nesse complexo processo biológico. Através dos casos misteriosos, os conceitos serão abordados de maneira dinâmica, tornando o aprendizado mais significativo e aplicável ao dia a dia.

  • Estrutura e função dos sistemas digestório e respiratório.
  • Processo de digestão e absorção de nutrientes.
  • Respiração celular e o papel do oxigênio.
  • Importância da nutrição para a saúde.

Metodologia

A metodologia inclui uma abordagem ativa e participativa, iniciando com uma exposição dialogada sobre os temas propostos para depois engajar os alunos em uma atividade prática de resolução de casos. Essa dinâmica será enriquecida com a Roda de Debate, onde os alunos terão a oportunidade de defendem suas hipóteses. Este método permite que os alunos se tornem protagonistas do seu processo de aprendizado, estimulando o pensamento crítico, a cooperação e a oratória.

  • Exposição dialogada sobre os sistemas digestório e respiratório.
  • Atividade prática em grupo com a investigação dos casos misteriosos.
  • Roda de Debate para apresentação e defesa das soluções encontradas.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação individual e em grupo durante as atividades, avaliando o entendimento das funcionalidades dos sistemas digestório e respiratório e sua importância na nutrição. A capacidade de argumentação, a coerência nas explicações e o trabalho em equipe também serão critérios avaliados. Exemplos práticos e a qualidade da defesa na Roda de Debate mostrarão o grau de entendimento dos alunos sobre a matéria, permitindo um feedback construtivo sobre as áreas de conhecimento abordadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como: lousa ou quadro digital para a apresentação dos conceitos iniciais, materiais de escrita para os alunos, impressões dos 'casos misteriosos', espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Além disso, recomenda-se a utilização de vídeos e materiais interativos disponíveis na internet para enriquecer a exposição inicial e auxiliar na visualização dos sistemas digestório e respiratório.

  • Lousa ou quadro digital
  • Materiais de escrita (lápis, papel, borracha)
  • Impressões dos 'casos misteriosos'
  • Acesso à internet para recursos adicionais
  • Espaço adequado para a Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo