O Mistério das Células

Desenvolvida por: Jurema… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Biologia das células animais e vegetais

A atividade proposta, intitulada 'O Mistério das Células', visa proporcionar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental uma compreensão dinâmica e prática sobre o fascinante mundo das células animais e vegetais. Divididos em grupos, os alunos explorarão a diversidade celular, suas funções e a importância crucial que essas pequenas unidades desempenham nos organismos vivos. Cada grupo receberá materiais sobre tipos específicos de células e será desafiado a criar uma apresentação criativa, que pode incluir desenhos e dramatizações, para instruir seus colegas durante uma Roda de Debate. Este formato permitirá uma rica troca de informações e opiniões, além de potencializar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe. O principal objetivo é que, ao final da atividade, todos os alunos consigam expressar de forma clara e fundamentada os conhecimentos adquiridos sobre o tema, respondendo e elaborando perguntas pertinentes durante o debate com pares. A exploração colaborativa, a pesquisa guiada e o debate são metodologias centrais que sustentam esta atividade, proporcionando uma experiência de aprendizagem significativa e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade dos alunos de compreender e explicar as diferentes funções celulares, reconhecer a importância das células nos organismos vivos e descrever a diversidade entre células animais e vegetais. Isso amplificará sua habilidade de realizar pesquisas, sintetizar informações e comunicar conhecimento de maneira eficaz em contextos colaborativos e auditivos.

  • Compreender as funções básicas das células.
  • Identificar diferenças e semelhanças entre células animais e vegetais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI03: Comparar diferentes células em função de suas estruturas e funções e da presença de tipos celulares específicos nos seres vivos.
  • EF05CI04: Utilizar modelos para representar as características básicas da célula e de algumas organelas importantes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos fundamentais da biologia celular, abordando as funções primordiais das células e suas organelas, as diferenças estruturais entre células animais e vegetais, além de explorar a importância das células para a vida. Através de investigações, discussões e apresentações interativas, os alunos desenvolverão uma compreensão ampla e integrada dessas áreas.

  • Funções das células e suas organelas.
  • Diferenças estruturais entre células animais e vegetais.
  • Papel das células nos seres vivos.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade integra aprendizado colaborativo e ativo, por meio de trabalho em grupo e discussões em sala. Cada grupo será responsável por pesquisar sobre um determinado tipo de célula, elaborando apresentações criativas. A roda de debate promoverá a troca de conhecimentos, encorajando a argumentação e o esclarecimento de dúvidas.

  • Trabalho em grupos.
  • Pesquisa guiada e apresentação criativa.
  • Roda de debate e troca de informações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de 'O Mistério das Células' foi planejado para ser executado em quatro aulas de 60 minutos. Cada sessão foi pensada para permitir a construção gradual do conhecimento, iniciando com a introdução ao tema, passando pela pesquisa e preparação das apresentações, culminando na roda de debate e reflexão final.

  • Aula 1: Introdução ao tema das células e divisão de grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e início da preparação das apresentações.
  • Aula 3: Finalização das apresentações e ensaio.
  • Aula 4: Roda de debate e conclusão da atividade.

Avaliação

A avaliação será realizada de maneira contínua, observando a participação individual e em grupo. Serão considerados critérios como a qualidade das informações apresentadas, criatividade na apresentação, clareza na comunicação e capacidade de responder perguntas dos colegas. Exemplos incluem a capacidade dos alunos em explicar as funções celulares utilizando terminologia apropriada e a habilidade em criar modelos ou dramatizações representativas dos conceitos abordados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais didáticos sobre biologia celular, materiais de papelaria para elaboração dos cartazes ou desenhos, além de dispositivos eletrônicos para pesquisas online, se necessário. Esses recursos são essenciais para fomentar a criatividade e facilitar a apresentação das descobertas dos alunos.

  • Material didático sobre células.
  • Papel, lápis de cor e canetas para apresentações.
  • Dispositivos eletrônicos para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo